Entre 1100 a.C. – 146 a.C. ARTE NA GRÉCIA ANTIGA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NATHAN 6 ANO D PROF:MARINA
Advertisements

GRÉCIA ANTIGA ARTE “Apolo, Deus do oráculo, da música e da luz supervisionava sempre tudo: desde os rebanhos à fertilidade. Os gregos sempre consultavam.
ARTE NA GRECIA.
Escultura Mármore e bronze, marfim e madeira.
LINHA DO TEMPO NA PRÉ HISTÓRIA E NA ANTIGUIDADE
ARTE GREGA Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência.
A ARTE GREGA.
Escultura da Grécia Antiga
Arte Antiga TÓPICO 2 Figuras do Texto 1 - A Arte Clássica na Historiografia da Arte.
Reviver os ideais da cultura greco-romana
CAPÍTULO 3 A ARTE NA GRÉCIA.
Grécia principais características
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
HISTÓRIA DA ARTE.
Antiguidade Clássica Grécia e Roma Disciplina História da Arte
Grécia – séculos VII-V a.C. Escultura
História da Cultura e das Artes
Grécia                                     
Arte Grega “O grande despertar”.
Arte da antiguidade clássica
Da GRÉCIA ANTIGA B1.
ARTE GREGA A ESCULTURA A ARQUITECTURA A PINTURA.
EGITO.
Grécia Antiga: O Despertar
A Grécia Antiga.
Entre 1100 a.C. – 146 a.C. ARTE NA GRÉCIA ANTIGA.
É formada quer por estátuas, quer por relevos.
A ARTE GREGA.
Arte grega A arte como patrimônio da humanidade
UMA CULTURA ABERTA À CIDADE : A ARTE GREGA
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES.
A Arte Grega. A arte grega volta- se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir.
Cidade de Atenas – Capital da Grécia Vista da Acrópole e do teatro de Herodes Ático.
Historia Clássica. Grécia Antiga (2000 a.c – 338 a.c)
O MUNDO GREGO. A DEMOCRACIA  O que é a democracia?  Participação popular na ética da Polis  Participação Direta do cidadão nas Ágoras Homens Maiores.
Grupo: Vitória; Jeycikelly; Luma; Karina; Lara; André e Wágner. Professor: Cláudio. Série: 1º ano.
1. COMO PODEMOS DEFINIR O TERMO PRÉ- HISTÓRIA E COMO SÃO DENOMINADOS OS PERÍODOS AS QUAIS SE DIVIDE? Pré-história: Período anterior ao advento da escrita;
ARQUITETURA GREGA EDIFICAÇÕES - MÓDULO I - TARDE Adriana Gama Caroline Liske Deivid Cunha Laulius Santos Victoria Olimpio.
“Berço da Cultura ocidental” Professora Beatriz Argondizo Correia.
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;
Metodologia do Ensino de Atletismo PROF. JOÃO VAGNER CAVALARI.
Renascimento Principalmente o teocentrismo (Deus no centro de tudo)
Antiguidade Clássica - Grécia
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Os etruscos deixaram aos romanos o uso do arco e da abóbada nas construções.
Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias– História da Arte
A Cultura na Grécia Antiga
A Cultura na Grécia Antiga
As Ordens Arquitetônicas
A Formação das Cidades-Estado Polis = Cidade-Estado
“O medo se deve somente àquelas coisas que podem causar algum tipo de dano; As outras não, pois não fazem nenhum mal.” A divina comédia Dante Alighieri.
AULA 1- ARTE CLÁSSICA E ACADÊMICA
A ARTE GREGA.
Infância hoje Profª. Drª. Cristiana Carneiro (FE/UFRJ)
A arte do Renascimento.
ARTE GREGA.
Forma e Conteúdo na História da Arte
ARTE ROMANA A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística,
Arte Grega – Primeira Parte
Neoclassicismo.
Religião e desenvolvimento da Arte
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
HISTÓRIA DA ARTE.
As bases do Renascimento
ARTE GREGA Profª Kryshia Freitas.
ARTE GREGA CLÁSSICA [1.100 A.C– 146 A.C]
Professor: Geraldo M. Modesto
Arte na Antiguidade Grécia
A época dos Grandes Mestres
Transcrição da apresentação:

Entre 1100 a.C. – 146 a.C. ARTE NA GRÉCIA ANTIGA

A história da Grécia é dividida em períodos: Homérico: entre 1100 a 800 a.C. – os poemas Ilíadas e Odisséia, de Homero, teriam aparecido. Arcaico: sec. VII a.C. até sec. V a.C. – formação das pólis Clássico: sec. V a.C. até sec. IV a.C. – consolidação das pólis e apogeu da cultura grega. Helênico: sec.IV a.C. até a conquista da Grécia pelos romanos, por volta de 146 a.C.

ESCULTURA A escultura grega apresenta características distintas nos três períodos: arcaico, clássico e helênico. Nunca antes a escultura atingira um grau de naturalismo como começa a acontecer no período clássico.

Fig. 1: escultura egípcia Fig. 2 e 3: esculturas gregas 1 Fig.1: escultura egípcia Fig.2 e 3: esculturas gregas 1.Compare as duas figuras e argumente sobre suas semelhanças ou diferenças.

Período Arcaico: Influência da arte do Oriente Antigo, principalmente do Egito. -A representação da figura humana é feita de três maneiras: Homem nu, de pé Mulher vestida, de pé Homem e mulher vestidos, sentados Movimento rígido e mecânico Sorriso arcaico: expressão facial demonstra a falta de habilidade em representar a musculatura da face e da boca. Kouros: (homem jovem): atletas nus em posição rígida, com a perna esquerda levemente avançada, braços junto ao corpo e mãos fechadas (influência egípcia)

2. Observa as figuras e tente escrever sobre o tipo de escultura: quem é representado, de que maneira é representado, que sentimentos a figura inspira Vênus de Milo Museu do Louvre Apolo de Belvedere Museu do Vaticano

Peroído Clássico -Efebo de Crítias (480 a.C.): inaugura o período clássico na escultura. É a primeira estátua de pé Apresentando Contraposto (contrapeso, que é uma assimetria calculada), ou seja o peso do corpo está sobre uma das pernas. (figura ao lado / Museu da Acrópole de Atenas) - Naturalismo Passou-se a procurar movimento mais natural nas esculturas. Para isto, se começou a usar o bronze que era mais resistente do que o mármore. - Ideal de beleza ancorado na proporção, simetria e equilibrio. Surge o nu feminino. A representação anatômica chega a um estágio de grande verossimilhança, com maior estudo da musculatura do tronco e membros em detrimento da face. Mantos e vestes sã frequentes. Grandes artistas deste período foram: Miron (Discóbolo); Fídias (Zeus e Palas Atena) e Policleto (Doríforo)

Doríforo, de Policleto Cópia de um original grego. 1,98m Museu Nacionalde Nápoles

Discóbolo, de Miron Cópia de um original grego Museu delle Terme, Roma

Hermes e Dionísio, de Praxíteles Museu Arqueológico de Olímpia

Fauno Barberini Gliptoteca de Munique

Vênus de Cnido, de Praxíteles Museu do Vaticano

Esculturas em bronze Zeus, Museu Arqueológico Nacional de Atenas

Zeus, de Fídias Museu Nacional da Magna Grécia

3. Compare as duas figuras e escreva sobre suas principais diferenças.

Período Helênico Realismo idealista e expressivo Os seres humanos não eram representados apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas também segundo as emoções e o estado de espírito de um momento. Grupos escultóricos tomam o lugar de estátuas individuais. O grande desafio e a grande conquista da escultura do período helenístico foram a representação não de uma figura apenas, mas de grupos de figuras que mantivessem a sugestão de mobilidade e fossem bonitos de todos os ângulos que pudessem ser observados. Gosto pelo retrato e pelas cenas do cotidiano Representações da infância e da velhice (que até agora não tinham sido representadas

Vitória de Samotrácia Museu do Louvre

Pan e Daphnis Nápoles

Pan e Syrinx Teseu e o Minotauro

A Velha Bêbada Museu Capitolinos Menino com gansa

Grupo de Laocoonte Museu do Vaticano

Epígonos Museu Nacional Romano

4. Isto é arte (fig. 2). Você acha que a fig 4.Isto é arte (fig.2)? Você acha que a fig.1 tem alguma relação com a fig.2?

5. De qual figura você gosta mais? E por quê?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2009. www.educacao.oul.com.br www.historiadaarte.com.br www.broklynmuseu.org