Filo Chordata (Cordados)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Répteis.
Advertisements

EMBRIOLOGIA ANIMAL Profª. Glaucia.
BIOLOGIA 2º Ano - CTA PROFª MARCIA.
VERTEBRADOS Prof. W. Ernani.
Répteis Primeiros vertebrados que são adaptados ao meio terrestre. Apresentam uma série de características que lhes permitiram explorar o ambiente terrestre.
Embriologia   Embriologia é a parte da Biologia que estuda as transformações que se processa no embrião, desde a formação da célula-ovo até o nascimento.
Cordados.
RÉPTEIS.
BIOLOGIA RECUPERAÇÃO FINAL.
Anexos Embrionários Conceito: São estruturas que surgem a partir dos folhetos embrionários e dão suporte vital ao embrião até que este possa fazê-lo.
SUPERCLASSE REPTILIA(Répteis)
Embriologia.
Reptilia.
ANFÍBIOS.
Classe dos Répteis.
FILO CHORDATA.
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Super-classe Tetrápodes
Classe Reptilia.
Professora: Rosana Moraes
Répteis Reptare= rastejar
Cordados O filo Chordata divide-se em:
RÉPTEIS.
Filo Chordata Caracterização.
Filo Animais Réptes – Aves - Animais
Diversidade animal IV.
Embriologia.
7º AB - Revisão - Avaliação Bimestral (4º Bimestre)
Revisão para a Prova Mensal do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
O nome réptil vem do latim reptare, que significa "rastejar"
Leonardo ,Lorena,Milena,Odécio
Anexos Embrionários.
Significado do nome A classe Reptilia (do latim reptum = rastejar)
Professora: Rosana Moraes
Filo Chordata (Cordados)
PROF. Maristela fischer lucena
CLASSE DOS RÉPTEIS.
Peixes Anfíbios Répteis
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
AULA 26 Répteis.
RÉPTEIS Profº André Maia.
RÉPTEIS PROF. MARCELO MIRANDA.
Reino Metazoa – Filo Chordata
OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TETRÁPODOS BEM-SUCEDIDOS NO MEIO TERRESTRE.
Mais adaptados ao meio terrestre
ANFÍBIOS PROF. MARCELO MIRANDA.
Revisão para a Prova Bimestral do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
Biologia Cap 15. Répteis Prof.:Samuel Bitu.
OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TETRÁPODOS BEM-SUCEDIDOS NO MEIO TERRESTRE.
Pré-Vestibular Frei Seráfico Aula - Répteis
Classe Reptilia Marcos Magalhães.
EMBRIOLOGIA HUMANA.
Plano de aula Aluno: Sebastião Afonso Serie: 2° ano
RÉPTEIS.
Características Gerais dos Filos Cordados
Evolução da classe Reptilia
Anfíbios: O início da Conquista do Meio Terrestre.
Répteis.
Filo: Cordados Classe : Répteis
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
Ciências 2015 Capítulo 21 Materiais: Livro e PPT
RÉPTEIS.
OS REPTÉIS 3º ano do Ensino Médio Biologia Profª Ayesa Aseff.
Répteis BALA 2012.
Prof: Luís Eduardo de Souza Gazal.  Continuação sobre anfíbios  Fisiologia - Pele: fina e permeável necessitando sempre estar úmida (glândulas mucosas.
RÉPTEIS Prof. Willian Lopes.
Aves BALA 2012.
RÉPTEIS Página 74.
Transcrição da apresentação:

Filo Chordata (Cordados) Padrões evolutivos Surgimento dos amniotas Âmnio: membrana que envolve completamente o embrião e delimita uma cavidade cheia de líquido que protege contra choques mecânicos e evita o ressecamento do embrião. Alantóide: vesícula que se origina na região posterior do intestino do embrião. Realiza troca de gases e armazenamento de excretas. Em répteis e aves o alantoide realiza a absorção de minerais presentes na casca dos ovos e incorporação no esqueleto, facilitando a saída do animal ao nascer Córion: membrana fina que envolve os outros anexos embrionários. Em répteis e aves junta-se com o alantóide para formar o alantocórion, com função respiratória. Saco vitelino: bolsa cheia de vitelo, substância nutritiva que alimenta o embrião em desenvolvimento.

Filo Chordata (Cordados) Classe Reptilia (Répteis) Primeiros vertebrados que conquistaram definitivamente o ambiente terrestre. Dominaram esse ambiente na Era Mesozoica (de 225 a 65 milhões de anos atrás), diversificando-se em centenas de espécies, incluindo os dinossauros. Pele queratinizada (constituída por queratina ), resistente à desidratação (queratina é impermeável) e ao atrito provocado na locomoção em ambiente terrestre. Pele com estruturas córneas: placas, escamas, garras, etc.

Filo Chordata (Cordados) Classe Reptilia (Répteis) Existem 3 ordens importantes: - Crocodilia: jacarés, crocodilos, aligatores

Filo Chordata (Cordados) Classe Reptilia (Répteis) Existem 3 ordens importantes: - Chelonia (quelônios): jabutis, cágados, tartarugas.

Filo Chordata (Cordados) Classe Reptilia (Répteis) Existem 3 ordens importantes: Squamata: 2 subordens: - Lacertilia: lagartos terús, lagartixas, camaleões, dragão de Komodo, etc.

Filo Chordata (Cordados) Classe Reptilia (Répteis) Existem 3 ordens importantes: Squamata: 2 subordens: - Lacertilia: lagartos terús, lagartixas, camaleões, dragão de Komodo, etc. - Ophidia: cobras, serpentes e víboras

Filo Chordata (Cordados) Classe Reptilia (Répteis) Fisiologia geral dos répteis: Sistema Tegumentar: pele quase sem glândulas, seca e impermeável devido à queratina, evitando a desidratação. Alguns répteis vivem na água em função dos hábitos alimentares. Contudo, retornam à terra para respirar e para a postura dos ovos. Sistema respiratório: respiração exclusivamente pulmonar. O pulmão tem maior área de trocas gasosas do que o pulmão de um anfíbio. Isso compensando a inexistência de respiração cutânea , visto que a pele é impermeável.

Filo Chordata (Cordados) Classe Reptilia (Répteis) Fisiologia geral dos répteis: Sistema Circulatório: coração com 4 cavidades (2A e 2V). Porém, as cavidades se comunicam, havendo mistura de sangue arterial e venoso (circulação incompleta). Nos crocodilianos os ventrículos não se comunicam, mas há mistura de sangue arterial devido à presença do forâme de Panizza.  pulmonary artery (PA) RAt, right atrium; LAt, left atrium, RV, right ventricle; LV, left ventricle; RA, right aorta; LA, left aorta

Filo Chordata (Cordados) Classe Reptilia (Répteis) Fisiologia geral dos répteis: Sistema Circulatório: coração com 4 cavidades (2A e 2V). Porém, as cavidades se comunicam, havendo mistura de sangue arterial e venoso (circulação incompleta). Nos crocodilianos os ventrículos não se comunicam, mas há mistura de sangue arterial devido à presença do forâmen de Panizza. Sistema Excretor: excretam ácido úrico, um tipo de excreta nitrogenada menos tóxica que amônia e ureia. O ácido úrico é eliminado sob a forma de uma pasta semissólida. Sistema Reprodutor: dioicos, com fecundação interna e desenvolvimento direto. Os ovos têm casca calcária que protege o embrião contra choques mecânicos e, internamente ao ovo, estão os anexos embrionários, estruturas formadas a partir de tecidos embrionários e maternos que assistem ao desenvolvimento embrionário fora do ambiente aquático.

Filo Chordata (Cordados) Classe Reptilia (Répteis) Fisiologia geral dos répteis: Sistema Circulatório: coração com 4 cavidades (2A e 2V). Porém, as cavidades se comunicam, havendo mistura de sangue arterial e venoso (circulação incompleta). Nos crocodilianos os ventrículos não se comunicam, mas há mistura de sangue arterial devido à presença do forâmen de Panizza. Sistema Excretor: excretam ácido úrico, um tipo de excreta nitrogenada menos tóxica que amônia e ureia. O ácido úrico é eliminado sob a forma de uma pasta semissólida. Assim como em anfíbios, as características dos sistemas respiratório e circulatório em répteis não permitem que o metabolismo do animal seja eficiente o bastante para manter a temperatura corporal de forma independente da temperatura ambiental. Portanto, são animais caracterizados com “sangue frio”, tecnicamente referidos como pecilotermos ou heterotermos.

Modelos de corações de vertebrados: Répteis Anfíbios Peixes mamíferos