O MUNDO DURANTE A GUERRA FRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Advertisements

Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
Guerra fria.
“DO PÓS 2ª GUERRA MUNDIAL ATÉ O FIM DA URSS”
Infográfico - Muro de Berlim
Guerra Fria ( ) Características.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
MUNDO BIPOLAR Estados Unidos - USA (CAPITALISMO) X União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS – 15 Repúblicas) (SOCIALISMO)
GUERRA FRIA Prof° ROCHA.
Capitalismo versus Comunismo
GUERRA FRIA.
ORDEM BIPOLAR
Professor: Israel Frois Turma: 1° ANO
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA
A GEOPOLÍTICA DA GUERRA FRIA Professor: Jeferson 2016.
Ordem da Guerra Fria Aula 5 Geografia Geral 1. II Guerra Mundial: EIXO ALIADOS -Alemanha - Reino Unido -Itália - França -Japão - EUA (ajuda à URSS) *
Segunda Guerra Mundial ( ). 1. Contexto histórico e motivações Ascensão da Alemanha Nazista na década de 1930: A maior prejudicada da Primeira.
GUERRA FRIA “Guerra improvável, paz impossível.".
ANOS 40/50: GUERRA FRIA “CLÁSSICA” BLOQUEIO DE BERLIM(1948/1949)
Ordem da Guerra Fria Aula 6 Geografia Geral 1. Guerra Fria Socialização da Europa: Bulgária e Romênia Polônia e Hungria Tchecoslováquia.
GUERRA FRIA. Definição – Ordem bipolar – EUA X URSS. – Capitalismo X Socialismo. – “Paz improvável, guerra impossível”.
Guerra Fria Capítulo 18 – Livro 5. Guerra Fria Pós 2ª Guerra Mundial. Mundo dividido em dois pólos: Influência capitalista – EUA X Influência socialista.
A 2ª Guerra Mundial (p.120 até p.125). A invasão da Polônia: o início da guerra... Grã-Bretanha e a França prometeram proteção à Polônia; Aproximação.
9.O ANO – LICEU ALBERT SABIN A Guerra Fria e o mundo bipolar.
Da Rússia a CEI.  Foi o país de maior extensão territorial ( mais de 22 milhões de quilômetros quadrados);  Primeiro país a colocar um equipamento.
A GUERRA FRIA 1.Conceito Conflito político, econômico, ideológico, cultural, militar entre os EUA e a URSS sem que tenha havido confronto direto entre.
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair GUERRA FRIA (1945 – 1989) Definição: Conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências.
GUERRA FRIA Prof° Davi Ruschel. FINAL DA SEGUNDA GUERRA: - enfraquecimento das grandes potências européias - emergência de duas grandes potências (Bipolaridade):
GUERRAS NA GUERRA FRIA Jonatas Carvalho. GUERRA DA COREIA – 1950 – Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo)
GUERRA FRIA ( ) “Guerra improvável, paz impossível”
O que é uma ordem internacional (mundial)?
CAPÍTULO 2 – O MUNDO DIVIDIDO PELO CRITÉRIO IDEOLÓGICO
Guerra Fria.
GUERRA FRIA CONTEXTO GEOPOLÍTICO.
"Esta guerra, de fato, é uma confirmação da anterior”.
GUERRA FRIA, NOVA ORDEM MUNDIAL E GLOBALIZAÇÃO
A Guerra Fria: o equilíbrio pelo terror
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Guerra Fria.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
GUERRA FRIA.
A Revolução Russa Prof. – Márcio Gurgel.
O Antagonismo dos Blocos
A GEOPOLÍTICA DA GUERRA FRIA
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
Conflito político-ideologico entre as duas potências hegêmonicas.
A Segunda Guerra Mundial
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
Prof: Rafael Dall’Agnol
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
GUERRA FRIA INTEGRANTES DO GRUPO: CARLOS, CLÉBER, DENER, EVA, GLÓRIA, NÁTALI E TAINARA. TURMA: 303.
MUNDO DO PÓS GUERRA AULA 7.
Percurso 1: Do mundo multipolar para o bipolar
Guerra Fria Prof.ª Amanda Cunha.
Guerra Fria.
O MUNDO DIVIDIDO.
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
A Segunda Guerra Mundial Antecedentes: Após a 1ª Guerra Mundial, as potências vencedoras, na Europa, promoveram uma série de tratados com.
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO
QUIZ GUERRA FRIA.
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
EPISÓDIOS SIGNIFICATIVOS
Mundo Bipolar Mundo Bipolarizado- Disputa de poder entre os EUA e a URSS Disputa geopolítica e ideológica; Corrida Armamentista - Paridade Bélica; Premissa.
GUERRA FRIA X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO
Guerra Fria ( ) “Guerra improvável, paz impossível”
Da Guerra Fria à Coexistência Pacífica
Reconstrução e política de blocos
Geografia Homem & Espaço Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. A Guerra Fria e o fim da URSS ( ) 9º ano Unidade I.
Transcrição da apresentação:

O MUNDO DURANTE A GUERRA FRIA

Nos fins da Segunda Guerra Mundial, os países aliados se reuniram na Conferência de Yalta para discutirem a organização do cenário político e econômico do pós- guerra. Já nesse encontro, Estados Unidos e União Soviética se sobressaíram como as duas maiores potências do período. Contudo, as profundas distinções ideológicas, políticas e econômicas dessas nações criaram um clima de visível antagonismo. Preocupada com o avanço da influência do socialismo soviético, os norte-americanos buscaram se aliar politicamente a algumas nações. Em contrapartida, os soviéticos criaram um “cordão de isolamento” político que impediria o avanço da ideologia capitalista pelo restante da Europa Oriental. Essa seria apenas as primeiras manobras que marcariam as tensões ligadas ao desenvolvimento da chamada “Guerra Fria”.

conceito Período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os EUA e a URSS compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Ou seja, Foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações (potências) com o objetivo de expandir suas zonas de influência.

A Guerra Fria se manifestou em todos os setores da vida e da cultura, representando a oposição entre dois ideais de felicidade: o ideal socialista e o ideal capitalista. Os socialistas idealizavam uma sociedade igualitária. O Estado era o dono dos bancos, das fábricas, do sistema de crédito e das terras, e era ele, o Estado, que deveria distribuir riquezas e garantir uma vida decente a todos os cidadãos. Para os capitalistas, o raciocínio era inverso. A felicidade individual era o principal. O Estado justo era aquele que garantia a cada indivíduo as condições de procurar livremente o seu lucro e construir uma vida feliz. A solução dos problemas sociais vinha depois, estava em segundo plano. É por isso que a implantação de um dos dois sistemas, em termos mundiais, só seria viável mediante o desaparecimento do outro. Nenhum país poderia ser, ao mesmo tempo, capitalista e comunista.

Mundo dividido (bipolar) EUA X URSS Capitalismo Socialismo

Paz armada Expressão que explica bem este período. As duas potências se envolveram numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo.

O início Não há um consenso entre os estudiosos sobre a data exata do início da Guerra Fria. Para alguns,o marco simbólico foi a explosão nuclear sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaki, em agosto de 1945. outros acreditam que seu início data de fevereiro de 1947, quando o presidente americano, Harry Truman, lançou no Congresso americano a Doutrina Truman. E há também os que lembram a divisão da Alemanha em dois Estados, em outubro de 1949.

O muro de Berlim (1961-1989): símbolo da guerra fria

Políticas americanas anticomunistas 1947: Doutrina Truman Conjunto de práticas do governo americano que buscava conter a expansão do socialismo. Assumia o compromisso de “defender o mundo capitalista da ameaça socialista”. 1947: Plano Marshall Aprofundamento da Doutrina Truman Programa de recuperação européia (ajuda financeira para a reconstrução dos países europeus devastados pela guerra)

Comecon: a resposta soviética 1949: Conselho para Assistência Econômica Mútua Visava a integração econômica dos países do leste europeu (URSS, Alemanha Oriental, Tchecoslováquia, Polônia, Bulgária, Hungria e Romênia – inicialmente) através de ajuda mútua para o desenvolvimento dos países membros.

Criado em 1995 em resposta à OTAN. Pacto de Varsóvia (URSS) As alianças militares Criado em 1949. Tratava-se de uma organização militar que uniu as nações capitalistas da Europa Ocidental e os EUA para a prevenção e defesa dos países membros contra eventuais ataques vindos do leste Europeu. Criado em 1995 em resposta à OTAN. Tratou-se de um plano que tinha como objetivo dar apoio militar a todos os países (socialistas) membros. OTAN (EUA) Pacto de Varsóvia (URSS)

Elementos da guerra fria Corrida armamentista Disputa pela capacidade de produzir armas cada vez mais destrutivas. 1949: URSS testa a sua primeira bomba atômica 1952: EUA testa a bomba de hidrogênio Pesadelo nuclear Mísseis intercontinentais Possibilidade de guerra nuclear: construção de abrigos Espionagem (CIA, EUA X KGB, URSS) Corrida espacial

Rocky X drago

A caça às bruxas A Guerra Fria repercute na própria política interna dos EUA. Em 1947, o governo norte-americano reativou o Comitê de Atividades Antiamericanas do Congresso para investigar supostas infiltrações de agentes comunistas em suas instituições. O macarthismo criou um ambiente de medo e intolerância na sociedade americana.

“Sou poderoso, respeitem-me e sigam minha ideologia” Enviar um homem ao espaço, ou até mesmo à lua, significava dizer ao mundo: “Sou poderoso, respeitem-me e sigam minha ideologia” Etapas: 1957: URSS coloca seu primeiro satélite na órbita da Terra, o Sputnik I. 1958: EUA cria a NASA. 1961: primeiro homem enviado ao espaço (Yuri Gagarin, russo) 1969: a astronave Apolo 11 chega à Lua. Neil Armstrong é o primeiro homem a pisar em solo lunar.

Laika Cadela russa lançada ao espaço no Sputnik II (1957)

A saber... Laika morreu entre cinco e sete horas depois do lançamento, bem antes do planejado. A causa de sua morte, que só foi revelada décadas depois do vôo, foi, provavelmente, uma combinação de estresse sofrido e o superaquecimento, talvez ocasionado por uma falha no sistema de controle térmico da nave. Apesar do acidente, essa experiência demonstrou ser possível para um animal suportar as condições de microgravidade, abrindo caminho assim para participação humana em voos espaciais.

Yuri Gagárin (URSS) Neil Armstrong (EUA)