Estado da arte das revistas científicas da área de Odontologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lilian Calò BIREME/OPS/OMS
Advertisements

Acta Cirúrgica Brasileira no Medline
Encontro de Editores – L&L
Remando para a corrente principal os periódicos [de saúde (pública)] dos paises em desenvolvimento Abel L. Packer BIREME/OPAS/OMS, Director uma empresa.
Estadísticas de uso e impacto de las revistas de la colección SciELO Adalberto Tardelli Administración de Fuentes de Información, Gerente BIREME/OPS/OMS.
Fabiana Montanari BIREME/OPAS/OMS Unidade SciELO
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
Comunicação científica em saúde na BVS
Telma de Carvalho Lúcia Maria S. V. Costa Ramos
II ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Novos Desafios na Pós-Graduação em Medicina José Roberto Lapa e Silva Faculdade de Medicina da UFRJ Coordenador.
Comunicação científica em Saúde Hooman Momen Instituto Oswaldo Cruz Fiocruz.
Treinamento Pró-Multiplicar UFBA
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Profa. Dra. Mônica de Campos Pinheiro
O novo Qualis periódicos e a produção científica em Saúde Coletiva
Ensaios clínicos e a comunicação científica latino-americana
Panorama das Publicações na Limnologia Brasileira Pinto-Coelho, R.M. & Morais Jr., C. A Departamento de Biologia Geral Instituto de Ciências Biológicas.
Indicadores de avaliação das revistas científicas nacionais
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
II Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia Estratégias para indexação de periódicos Helenice Jane Cote Gil Coury.
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
XII Reunião Anual de Registros de Câncer 14 de maio de 2001.
Projeto SciELO: metodologia e critérios de seleção
I ENCONTRO SUL-AMERICANO DE EDITORES CIENTÍFICOS DA ÁREA DA SAÚDE
Procedimentos de seleção de trabalhos científicos Lewis Joel Greene E ditor, Brazilian Journal of Medical and Biological Research Professor Titular, Depto.
Regina C. Figueiredo Castro BIREME/OPS/OMS
Critérios de seleção de bases de dados bibliográficas da área da saúde
Instruções aos autores: conteúdo e importância para a
I ENCONTRO SUL-AMERICANO DE EDITORES CIENTÍFICOS DA ÁREA DA SAÚDE.
Perspectivas para as revistas científicas latino-americanas em saúde
AULA 6: Citações e Referências
Indicadores de produção científica
16 a 18 de Outubro de 2002, Umuarama/PR
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Biblioteca Virtual em Saúde:
Visibilidade das revistas científicas: fontes de indexação, critérios e fatores que devem ser considerados pelas revistas Regina C. Figueiredo Castro BIREME/OPAS/OMS.
PORTAL.PERIODICOS CAPES Iniciado no ano 2000 o Portal oferece acesso ao texto completo de revistas científicas e tecnológicas, acesso a bases de dados.
Uma metodologia para publicação eletrônica
Disciplina: Fontes de Informação I
Regina C. Figueiredo Castro
Copyright 2006 Thomson Corporation 1 Web of Knowledge Web of Science (WoS) Deborah Dias Thomson Scientific.
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Indicadores de qualidade de produção científica
Metodologia e operacionalização da avaliação de periódicos científicos
Um segmento dedicado à comunicação científica
Portal das Revistas Científicas em Ciências da Saúde
SciELO Scientific Electronic Library Online Rosely de Fátima Pellizzon Universidade Federal de São Paulo Biblioteca Central
SciELO – FAPESP 27 de Setembro de Carlos Augusto Monteiro Editor Científico Professor Titular, Departamento de Nutrição Faculdade de Saúde Pública.
Métrica do Qualis: Exemplo da Química. Jornal da Ciência, Julho 2009.
O desempenho dos periódicos brasileiros no JCR e SciELO Abel L. Packer Coordenador do Programa SciELO / FAPESP Assessor de Informação e Comunicação em.
Evidências.com 1/31 Projeto de Pesquisa: contexto.
Programas de Pós- graduação em Farmácia Total = 46 Mestrado= 27 Doutorado= 16 Profissional = 3 Norte = 1 Nordeste = 5 (UFC, Sergipe, UFRN, UFPE, UFJP)
Metodologia para textos completos
O QUE É A REVISTA CIENTÍFICA?
Periódicos : classificação na área de educação Equipe de avaliação: Clarilza Prado de Sousa (coordenadora); Marlúcia Menezes de Paiva (adjunta); Elizabeth.
DADOS HISTÓRICOS  Criação: 12/12/1907  Característiticas dos artigos: institucionais - Perfil dos Artigos: português/outro idioma -Somente artigos institucionais.
DISCIPLINA – RI.I QUALIS : PERIÓDICOS
ACS Publications Visão geral do programa de publicação de periódicos da ACS.
Qualis Periódico Brasília, Novembro Conjunto de procedimentos para estratificação da qualidade da produção intelectual Baseado nas informações fornecidas.
American Chemical Society Fundada em 1876, a American Chemical Society (ACS) é a maior sociedade científica do mundo; conta com mais de membros.
Apresentação REVISTAS Alexandre Lucas 2º. Trimestre
Out-15 1 Métodos Quantitativos de Gestão da Informação - C.I.A.B.
Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” Campus de Botucatu Fator de Impacto Luciana Pizzani.
Pesquisa Em Saúde Profª Andreia
MED B12 FORMAÇÃO EM PESQUISA I Busca em bases de dados Prof. Daniel Athanazio Universidade Federal da Bahia Fundação Oswaldo Cruz.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
1 factor de impacto de revistas científicas 23 de Abril 2008 Biblioteca da UA.
Produção Científica Nacional: Indicadores estatísticos e bibliométricos Equipa: Cristiana Agapito Rita Lopes Susana Silva – Fórum Estatístico – Lisboa,
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
Transcrição da apresentação:

Estado da arte das revistas científicas da área de Odontologia Regina C. Figueiredo Castro BIREME/OPAS/OMS regina@bireme.br Reunião de Editores de Revistas da Área de Odontologia 20ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisas em Odontologia Águas de Lindóia, 30 de agosto de 2003

Por que publicar uma revista científica? Disseminação periódica e contínua de conhecimentos científicos para a comunidade nacional e/ou internacional Visibilidade da produção científica de um país Preservação da memória da ciência

Por que uma revista científica deve ser indexada? Disseminação periódica e contínua de conhecimentos científicos para a comunidade nacional e/ou internacional Visibilidade da produção científica Controle bibliográfico da produção científica registro acesso preservação da memória Indicadores de produção científica

Revistas científicas: internacionais, nacionais, locais Revistas internacionais: publicam resultados de pesquisas de interesse da comunidade científica internacional Revistas nacionais: publicam resultados de pesquisas de interesse nacional ou regional Revistas locais: publicam resultados de pesquisa de uma determinada instituição ou comunidade de pesquisa, normalmente com objetivo de memória institucional

Onde são indexadas as revistas da área da saúde? Bases de dados bibliográficas: MEDLINE Index Medicus EMBASE LILACS SciELO Bases de dados especializadas Bases de dados de citações: ISI (JCR, Web of Science, Science Citation Indexes)

Onde são indexadas as revistas da área de odontologia? Bases de dados bibliográficas: MEDLINE Index Medicus Index to Dental Literature EMBASE LILACS SciELO BBO: bibliografia brasileira de odontologia Bases de dados de citações: ISI (JCR, Web of Science, Science Citation Indexes)

Critérios de seleção das bases de dados Cada base de dados tem seus próprios objetivos público-alvo áreas temáticas de interesse critérios de seleção ... assim como cada revista tem seus próprios

Critérios de seleção de revistas em bases de dados: elementos comuns Qualidade científica procedimentos de peer review Corpo editorial: representatividade Tipo de conteúdo Regularidade de publicação Frequência de publicação Normalização Idioma ISI: número de citações em revistas selecionadas

O que deve fazer uma revista para ser indexada em bases de dados internacionais? Publicar preferencialmente contribuições originais, que constituam avanços do conhecimento científico e que evidenciem a importância e originalidade da revista para a área temática respectiva Selecionar os membros do Comitê Editorial entre profissionais reconhecidos na área e de importância para o tema, de várias instituições do país e, se possível, de outros países

O que deve fazer uma revista...? Deixar claro o processo de revisão por pares: procedimentos, datas de chegada, revisão e aprovação Incluir alta porcentagem de trabalhos de autores reconhecidos na área, tanto nacional como internacionalmente Publicar número significativo* de artigos científicos originais por fascículo e de fascículos por ano várias revistas científicas de uma mesma área = produção científica dispersa * Na SciELO, o mínimo exigido de artigos por ano é 32 e o desejado 60, com periodicidade trimestral

O que deve fazer uma revista...? Realizar um bom trabalho editorial: estilo conciso, linguagem científica, uso correto do idioma, resumo (de preferência, estruturado), descritores, figuras e tabelas claras e precisas, normalização das referências, etc. Respeitar os prazos estabelecidos para publicação: uma revista trimestral publicada em dia é melhor que uma mensal com atraso de publicação Conseguir ampla divulgação e buscar reconhecimento por instituições da área, de modo a garantir um alto índice de citações

Bases de dados de citações ISI – Institute for Scientific Information Science Citation Index – Sciences Edition Science Citation Index – Social Sciences Edition Journal Citation Reports Web of Science  Fator de impacto SciELO – Scientific Library Online  Índices de uso e de citações

Fator de impacto: o que é Medida da influência de uma revista, a partir das citações de artigos que essa revista recebe ao longo de um espaço de tempo, em um universo dado de revistas Medida do valor relativo na curva de citações de revistas de uma determinada área As citações de artigos de uma revista publicados em um determinado ano tendem a atingir seu pico entre 2 a 6 anos após sua publicação. A partir daí, diminuem exponencialmente

Fator de impacto: como é calculado Número de citações que uma revista recebe para artigos publicados nos 2, 3 ou 5 anos anteriores ao ano do cálculo dividido pelo número de artigos publicados nos mesmos anos Ex: Journal of Dental Research Citações em 2001 para artigos publicados em: 1999 = 497 2000 = 364 99+00 = 861 Número de artigos publicados em: 1999 = 111 2000 = 146 99+00 = 257 Cálculo: Citações a artigos recentes = 861 = 3350,000 Número de artigos recentes 257 FI = 3,35

Fator de impacto: limitações O fator de impacto é calculado sobre as citações que apareceram dentro de um determinado universo de revistas e de um determinado espaço de tempo É calculado sobre o universo de trabalhos citados, o que não significa que são os únicos que foram lidos e que tiveram importância no avanço do conhecimento De tudo o que se publica, 15% não será nunca citado e 25% do que é citado será citado mais de 10 vezes As distintas disciplinas tem tempos diferentes para citação, assim como diferentes regiões do mundo tem tempos editoriais e de comunicação diferentes

Brasil AL&C Outros países Situação das revistas da área da saúde segundo indexação em bases de dados Brasil AL&C Outros países Internacionais MEDLINE 19 34 4.579 Index Medicus 16 29 3.907 EMBASE 45 47 4.400 JCR Science Edition 11 16 ~ 5.000 Regionais / nacionais LILACS 255 388 3 SciELO 48 60 10

Situação das revistas da área de odontologia segundo indexação em bases de dados Brasil AL&C Outros países Internacionais MEDLINE 2 1 149 Index Medicus 1 - 62 EMBASE - - 10 JCR Science Edition - - 49 Regionais / nacionais LILACS 24 26 - SciELO 3* - 1 BBO 60 - - * 1 encerrado

Distribuição das revistas de odontologia indexadas na LILACS por país Argentina 14 Brasil 24 Chile 4 Colômbia 3 Cuba 1 México Peru 2 Total: 50

Distribuição das revistas brasileiras de odontologia indexadas na LILACS por Estados Total Goiás 1 Minas Gerais 2 Paraná 4 Rio Grande do Sul Rio de Janeiro São Paulo 12 Total: 24

Revistas de odontologia indexadas na SciELO Brasil Brazilian Dental Journal (2002-2003: 3 números) Pesquisa Odontológica Brasileira (2000-2003: 14 números continuação de: Revista de Odontologia da USP (1997-1999: 12 números) Fonte: SciELO 1997-2002

Padrão de citações das revistas de odontologia indexadas na SciELO 3 revistas  29 números  400 artigos 8.099 citações  1.048 revistas citadas média de artigos por número: 13 média de referências por artigo: 20 Fonte: SciELO 1997-2002

Revistas de odontologia indexadas pelo ISI: as dez revistas com maior fator de impacto Título Fator de impacto Journal of Dental Research 2,956 Critical Reviews in Oral Biology & Medicine 2,649 Periodontology 2000 2,493 Dental Materials 1,912 Oral Oncology 1,873 Journal of Periodontology 1,854 Journal of Periodontal Research 1,776 Journal of Clinical Periodontology 1,736 Clinical Oral Implants Research 1,503 Journal of Oral Pathology & Medicine 1,468 Fonte: JCR 2002

Títulos mais citados pelas revistas de odontologia indexadas na SciELO* Total de citações na SciELO Fator de impacto ISI Journal of Dental Research 509 (6,3%) 2,956 Journal of Prostethic Dentistry 364 (4,5%) 0,568 Journal of the American Dental Association 284 (3,5%) 1,157 Journal of Endodontics 236 (2,9%) 0,748 Quintessence International 186 (2,3%) 0,736 Journal of Periodontology 177 (2,2%) 1,854 Oral Surgery, Oral Medicine, Oral Pathology 155 (1,9%) 0,983 Caries Research 149 (1,8%) 1,310 British Dental Journal 145 (1,8%) 0,766 Operative Dentistry 144 (1,8%) 1,168 *em ordem decrescente de citações na SciELO Fontes: SciELO 1997-2002 e JCR 2002

Títulos ISI que citam as revistas de odontologia da SciELO* Journal of Oral Rehabilitation American Journal of Dentistry International Endodontic Journal Journal of Endodontics * Total de citações recebidas: 6 Fonte: ISI / JCR 1997-2001

Títulos nacionais mais citados pelas revistas de odontologia da SciELO* Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo Revista da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas RGO: Revista Gaúcha de Odontologia Brazilian Dental Journal Revista da Faculdade de Odontologia da USP Ortodontia Revista ABO Nacional Pesquisa Odontológica Brasileira Revista de Saúde Pública Revista da Faculdade de Odontologia de Bauru RPG: Revista da Pós-Graduação Revista de Odontologia da UNICID * Dentre os 100 títulos mais citados Fonte: SciELO 1997-2003

Títulos SciELO que citam as revistas de odontologia* Pesquisa Odontológica Brasileira Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo Brazilian Dental Journal Cadernos de Saúde Pública Acta Cirúrgica Brasileira Brazilian Journal of Microbiology Materials Research Radiologia Brasileira Revista Brasileira de Otorrinolaringologia Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical * Total de citações recebidas: 96 Fonte: SciELO 1997-2003

Conclusões A produção científica brasileira em odontologia está praticamente ausente das bases de dados internacionais Os resultados de pesquisa original brasileira de interesse internacional deveriam estar concentrados em um menor número de revistas nacionais da área, para alcançar massa crítica de artigos significativos e impacto na comunidade científica nacional e internacional Para conseguir maior número de citações das revistas nacionais é preciso citá-las