ARTISTAS DO RENASCIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Advertisements

Características Gerais
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
RENASCIMENTO Nas artes Na literatura Na arquitetura No pensamento
Trabalho de História Professor: Joaquim Aluno: Bruno Cautiman
RENASCIMENTO O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV. Esse movimento de renovação.
Valorização do Homem (Humanismo) e Natureza
Humanismo e individualismo
RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Valorização do Homem (Humanismo) e Natureza
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
A Arte do Renascimento.
Aspectos do Renascimento cultural
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
ARTE RENASCENTISTA III Trimestre e 172
Prof. Everton da Silva Correa
A Arte Renascentista A PINTURA 2005/2006.
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
Prof. Everton da Silva Correa
Colégio Notre Dame Disciplina: Arte Professora : Débora
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
Mudanças na mentalidade da Europa no século XVI
Prof. Esp. Ribamar II Corrêa
David, Galeria da academia de Florença
Reviver os ideais da cultura greco-romana
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
RENASCIMENTO.
Renascimento Cultural
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
O Renascimento XIV - XVI
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Escola Estadual Professora Maria Audenir de Carvalho. Arte
Renascimento Cultural (séculos XIII ao XVI)
RENASCIMENTO CULTURAL – XIV e XVI
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
Renascimento Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as cidades da Europa Ocidental entre os séculos XIV.
A Arte Renascentista A PINTURA.
RENASCIMENTO ARTÍSTICO
RENASCIMENTO Profª Patricia.
Renascimento Séculos XIII / XIV
RENASCIMENTO CULTURAL
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
RENASCIMENTO CULTURAL:
Sandro Botticelli ( ), considerado o último dos pré-renascentistas, inspirou-se na mitologia da Antigüidade e associou a estética greco-romana.
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Renascimento nas artes: Desenvolvimento cultural na Idade Moderna
Cultura Renascentista
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães.  Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa.
História da arte: breves considerações
Períodos Musicais na Idade Moderna Quais os seus principais compositores? Qual a relação da música e das artes plásticas neste período?
RENASCIMENTO CULTURAL
SÉC. XV RENASCIMENTO. CARACTERÍSTICAS  A redescoberta da arte grega e romana, o estudo científico do corpo humano e a intenção em reproduzir com realismo.
Transcrição da apresentação:

ARTISTAS DO RENASCIMENTO 8ª SÉRIE Prof. Juliana Sena

Leonardo da Vinci Rafael Sanzio Michelangelo Botticelli

A Europa no século XI passou pelo chamado renascimento comercial e urbano, fato que levou a grandes transformações sociais e urbanas. No século XIII ocorreu uma alteração na intuição e sensibilidade artística, fruto de uma revalorização cultural da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). Nesse período, valorizou-se o racionalismo (capacidade de reflexão do ser humano), o espírito crítico e o naturalismo (valorização da natureza). O renascimento cultural e artístico, ocorrido no século XVI, aconteceu primeiramente nas cidades italianas; posteriormente, o movimento alcançou várias partes do continente europeu.

O Renascimento modificou as formas de produção das artes O Renascimento modificou as formas de produção das artes. Na Idade Média valorizavam-se obras religiosas, geralmente abordadas em um plano (reto). Nas artes (pinturas e esculturas), os artistas do Renascimento basearam-se na observação do mundo e nos princípios matemáticos e racionais como harmonia, equilíbrio e perspectiva (fundo). Leonardo da Vinci não foi somente representante das artes plásticas (pintor e escultor), mas também estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo. Suas obras de arte baseavam-se nas pinturas científicas a partir de minuciosas observações da natureza – essa abordagem científica está presente nas seguintes obras: “Última Ceia” (Santa Ceia) e “A Gioconda” (ou Monalisa).

Considerado o maior escultor renascentista italiano, Michelangelo praticou também a pintura e a arquitetura. Suas pinturas divergiram da grande maioria dos pintores renascentistas (temas da natureza), pois se pautou em temas religiosos, tanto que sua maior obra de arte foi a pintura na abóboda (forma arqueada de arquitetura) da Capela Sistina – Vaticano - Roma. Nela, o artista retratou a história bíblica do Gênesis e o Juízo Final.

Outro artista renascentista que ficou bastante conhecido na história foi Rafael Sanzio. Suas obras se destacaram pela pintura de diversas madonas (pinturas que representaram a mãe de Jesus) e quase todas as suas obras decoram atualmente salas do Vaticano (estado pontifício católico).

Na arquitetura, destacou-se Fillipo Brunelleschi (1377-1446) Na arquitetura, destacou-se Fillipo Brunelleschi (1377-1446). Suas principais obras foram o projeto da cúpula da Catedral de Santa Maria del Friore e o Palácio de Pitti, ambos em Florença.

Botticelli foi um dos mais importantes artistas do Renascimento Cultural. Italiano, nasceu no ano de 1445 e morreu em 1510. Em suas obras seguiu temáticas religiosas e mitológicas. Este importante artista resgatou, de forma brilhante, vários aspectos culturais e artísticos das civilizações grega e romana. Chegou também a fazer retratos de pessoas famosas (príncipes, integrantes da burguesia e nobres) da época. As pinturas de Botticelli são marcadas por um forte realismo, movimentos suaves e cores vivas. Uma de suas obras mais conhecidas, até os dias de hoje é “O Nascimento de Vênus”, que o pintor fez no ano de 1485. Nesta linda obra, observamos a valorização das forças da natureza, o realismo e o resgate da mitologia romana.