Barroco Rococó Iluminismo Romantismo Animação e Intervenção Sociocultural Métodos e Metodologias de Animação I 2º Semestre 2010/2011 A Idade Moderna Discentes: Cátia Praxedes Joana Gorjão João Bernardo João Infante Neuza Fonseca Márcio Duarte Susana Pires Susana Santos Barroco Rococó Iluminismo Romantismo Docentes: João Correia e Luísa Carvalho 13 de Abril de 2011
Em Portugal Corte mais rica da Europa Encontrava-se num período de grande prosperidade Tribunal da Inquisição Jesuítas foram expulsos Formas de entretenimento: Sessões de poesia Música Representações teatrais Ópera Tourada
Estratificação da Sociedade Clero Nobreza Estratos Funções Alto Clero (arcebispos e abades) Religiosas e políticas Nobreza de Espada Cargos na corte, Exercito e na administração ultramarina Baixo Clero (monges, frades e párocos) Religiosas e ensino Nobreza da província Administração dos domínios senhoriais Nobreza de toga Altos funcionários e magistrados Privilégios Isenção de impostos e de serviço militar. Tribunal próprio. Isenção de impostos. Posse de propriedades e jurisdição sobre os moradores. Altos cargos administrativos.
Barroco Final do séc. XVI até meados séc. XVIII Dinamismo Contrastes Fortes Exuberância e realismo Abundância da decoração Materialismo opulento Demandas da vida espiritual TENSÃO
Barroco Gian Lorenzo Bernini Antoine Coysevox Mercúrio cavalgando Pégaso (cópia), Jardim das Tulherias, Paris Gian Lorenzo Bernini Praça de São Pedro, Vaticano Obelisco do Elefante de Minerva, Santa Maria de Minerva, Roma O Êxtase Santa Teresa, Igreja de Santa Maria da Vitoria, Roma Miguel de Cervantes Saavedra Don Quixote
Barroco Portugal - D. João V Johann Friedrich Ludwig Palácio Nacional de Mafra Padre António Vieira Sermão de Santo António aos Peixes Nicolau Nasoni Torre dos Clérigos Sé do Porto Igreja da Misericórdia do Porto Palácio de São João Novo Palácio do Freixo Josefa de Óbidos Cordeiro – pascal,
Rococó Europa Séc. XVIII Linhas curvas Cores e texturas suaves Delicadas e fluidas Cores e texturas suaves Pasteis e dourados Johann Christian Bach Jean Honoré Fragonard Palácio Real de Queluz
Actividades realizadas no Barroco e Rococó O ócio era censurado e podia apenas ser praticado por membros das classes altas (nobreza e clero); Apenas o domingo era permitido ás classes baixas para assistir a missa; Actividades na Corte e Igreja Procissões Autos.-inquisitoriais Gigantes e cabeçudos Protestantes Arquitecturas efémures Fogo de artifício Celebrações diversas O que o povo apreciava Novidades Prodígios Extravagâncias Morbidez
Actividades realizadas no Barroco e Rococó Teatro e música Dá origem à Trama e Cenografia barrocas População desloca-se para zonas rurais à procura de tranquilidade Paris Rococó Séc. XVIII, na nobreza, usadas formas estranhas de entretenimento como anões, monstros, e atitudes com falta de escrúpulos Este tipo de ócio leva a uma discriminação pela diferença sendo motivo de gozo
Iluminismo Início séc. XVIII Denominado também como Época da Ilustração Conhecido como Século das Luzes Autores da época: Immanuel Kant: Isaac Newton John Locke Jean-Jacques Rousseau Benjamin Franklin Marquês de Pombal Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
Romantismo Finais séc. XVIII – início séc. XIX Europa Movimento artístico, político e filosófico Visão do mundo centrado no individuo Retrata drama humano, amores trágicos, ideais utópicos, desejos de escapismo Séc. XVIII Objectividade Iluminismo Razão Séc. XIX Subjectividade Lirismo Emoção
Actividades realizadas no Iluminismo e Romantismo Ex.: de ociosidade permitida Regulamentação da lotaria nacional em Espanha a 1763 Viagens dos Românticos pela Europa Meridional Realizando actividades de incentivo ao seu espírito aventureiro e individualista Iluminismo Expedições a um nível mais científico do que lúdico Fundasse na Europa academias, escolas, museus, sociedades filantrópicas
Actividades realizadas no Iluminismo e Romantismo Revolução Industrial horários de trabalho mais controlados Ócio deixa de ter lugar de novo Lutas comuns Redução das horas de trabalho Aumento da quantidade de tempo livre
No final, gostaríamos de realizar um pequeno debate. Idade Moderna Peddy Paper pela ESE Na segunda metade da aula iremos realizar um Peddy Paper, utilizando os espaços da ESE, constituído apenas por 5 grupos com 3 perguntas para cada grupo. No final, gostaríamos de realizar um pequeno debate.