FUNÇÕES DE LINGUAGEM Disciplina: Redação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funções da linguagem Para melhor compreensão das funções da linguagem, torna-se necessário rever os elementos da comunicação.
Advertisements

FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Prof. Valdenir Araújo Pessôa
TRABALHO DE PORTUGUÊS ALUNOS: FERNANDO Nº. 15 ALISSON N°. 02
ANÁLISE SÉMICA: Funções da Linguagem Modelo Actancial Semas
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
Funções da linguagem 1º ano Língua Portuguesa
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
Funções intrínsecas do texto
GRAMÁTICA : módulo 02 Professora: Maria Leonor Teixeira Favero Montoro
Professora: Aíla Rodrigues
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
Funções da Linguagem.
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
Redação Profª Ana Carolina Silva Mendonça
Funções da Linguagem.
Funções da linguagem INTERLOCUTORES
A Comunicação Escrita.
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Capítulo 4 Funções da linguagem.
Comunicação.
Revisão para a prova Códigos Visuais.
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
Funções da linguagem Para melhor compreensão das funções da linguagem, torna-se necessário rever os elementos da comunicação.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Funções da Linguagem Professora Raysa.
Funções da Linguagem.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
REDAÇÃO comunicação Professor: Toninho.
Linguagem oral e verbal
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC Professora: Evelise Faraco de Oliveira LÍNGUA PORTUGUESA 2016/2.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM. EMISSOR (emotiva) MENSAGEM (poética) CONTEXTO (referencial) RECEPTOR (conativa) CÓDIGO (metalinguística) CANAL (fática) (linguista.
Função de linguagem Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários,
AS FUNÇÕES DA LINGUAGUEM DOCENTE: DR. ANATOLI GINGA.
Carta Pessoal RITA TRINDADE.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
FUNÇÕES DA LINGUAGEM UNIDADE 1 pp. 28 a 32.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC
Linguagem e Comunicação
CONTO E CRÔNICA.
LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Elementos da Comunicação e Funções da Linguagem.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E FUNÇÕES DE LINGUAGEM
A COMUNICAÇÃO VERBAL.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Ato comunicativo e funções da linguagem/comunicativas
Funções da Linguagem Profª Suzete
Função Conativa (apelativa)
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Gêneros Lírico ou Poético
Funções da Linguagem.
Comunicação e Expressão
Ferramentas: Follow-up, agenda, Telefone
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.ª SÉRIE ENSINO MÉDIO 2017.
Trabalho de Gramática Função referencial (denotativa) Feito por:
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.as SÉRIES A, B, C ENSINO MÉDIO
TÍTULO DO TRABALHO Considerações iniciais:
Comunicação.
2018 / 4.º Bimestre /PRODUÇÃO DE TEXTO 1.as SÉRIES A,B,C,D
Prof.ª Mara.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Disciplina: Comunicação Empresarial
INTRODUÇÃO ÀS PROFISSÕES DE COMUNICAÇÃO
Comunicação e Intencionalidade discursiva / Funções Intrínsecas do Texto Elementos básicos da comunicação;Elementos básicos da comunicação; Texto e discurso/
 Funções da linguagem : São recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação.
Transcrição da apresentação:

FUNÇÕES DE LINGUAGEM Disciplina: Redação

FUNÇÕES DE LINGUAGEM A linguagem desempenha determinada função, de acordo com a ênfase que se queira dar a cada um dos componentes do ato de comunicação. Desse modo, assim como são seis os componentes do ato de comunicação, seis são as funções que a linguagem pode assumir: emotiva, conativa, referencial, metalinguística, fática e poética.

1. FUNÇÃO REFERENCIAL (OU DENOTATIVA) É aquela centralizada no referente, pois o emissor oferece informações da realidade. Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a terceira pessoa do singular. Linguagem usada na ciência, na arte realista, no jornal;

2. FUNÇÃO EMOTIVA (OU EXPRESSIVA) É aquela centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a primeira pessoa do singular, interjeições e exclamações. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor.

3. FUNÇÃO APELATIVA (OU CONATIVA) É aquela que centraliza-se no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além de vocativos e imperativos. Usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. Segunda pessoa do singular, Imperativo.

4. FUNÇÃO FÁTICA É aquela centralizada no canal, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal. Linguagem das falas telefônicas, saudações e similares. Interjeições, Lugar comum, Saudações, Comentários sobre o clima.

5. FUNÇÃO POÉTICA É aquela centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é metafórica. Valorizam-se as palavras, suas combinações. É a linguagem figurada apresentada em obras literárias, letras de música, em algumas propagandas. Subjetividade, Figuras de linguagem, Brincadeiras com o código, Poesia, Letras de música.

6. FUNÇÃO METALINGUÍSTICA É aquela centralizada no código, usando a linguagem para falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. Principalmente os dicionários são repositórios de metalinguagem. Referência ao próprio código, Poesia sobre poesia, Propaganda sobre propaganda, Dicionário.