A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Comunicação Empresarial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Comunicação Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Comunicação Empresarial
Profa. Ms. Angeles Treitero

2 Elementos constitutivos da comunicação e as funções da linguagem, aplicadas à comunicação empresarial. O que são elementos constitutivos da comunicação?

3 Elementos constitutivos da comunicação
São os elementos que fazem parte do ato da comunicação. Sem eles não há comunicação.

4 O que é comunicação? Podemos dizer que toda comunicação é comunicação social e também fenômeno sociológico e estudado no campo empresarial.

5 É comunicação social, pois envolve a existência de duas ou mais pessoas.
É sociológico, pois implica em um processo de interação social, que permite ação não só compreensível, mas também coerente dos efeitos da codificação e decodificação das mensagens. Sem a comunicação seria impossível imaginar a existência da sociedade.

6 É sociológico: pois implica em um processo de interação social, que permite ação não só compreensível, mas também coerente dos efeitos da codificação e decodificação das mensagens.

7 Sem a comunicação seria impossível imaginar a existência da sociedade.
Quando se fala em sociedades associa-se a conjunto de seres humanos que vivem em contínua inter-relação, para a qual se encontram estruturas funcionalmente organizadas.

8 O mecanismo da comunicação abrange todos os instrumentos de transmissão
seja verbal, escrita ou mecânica (telégrafo, telefone, impressa, rádio, tv, internet, etc).

9 A comunicação manifesta-se de inúmeras formas:
um gesto, um olhar, uma palavra, um símbolo, através das artes de uma forma geral,

10 A comunicação manifesta-se de inúmeras formas:
ou sinais sonoros, pela escrita, por contatos físicos: como um aperto de mão ou um abraço, um beijo, etc.

11 A comunicação desempenha determinadas funções enquanto seres sociais
seja expressando desejos, e opiniões, trocando informações, aprimorando nossos conhecimentos, retratando sentimentos, enfim, participando efetivamente de uma coletividade.

12 Qualquer tipo de comunicação
sempre há uma mensagem a ser transmitida e, sobretudo, uma finalidade específica que se deseja obter diante do ato comunicativo. Sempre estamos dialogando.

13 Para que esse diálogo se efetive de maneira positiva, existem alguns elementos que constituem a comunicação, os quais são muito importantes, tais como:

14 Elementos de comunicação:
O emissor (ou locutor) – É a pessoa que emite a mensagem. Receptor (ou interlocutor) – É a pessoa para quem a mensagem é emitida.  A mensagem – Constitui a essência do que se propõe dizer ou receptor, ou seja, é o conteúdo da informação.

15 Elementos da Comunicação
O código – Representa o conjunto de signos linguísticos combinados entre si, de acordo com o conhecimento do falante em relação à língua materna. É o idioma.

16 Elementos de Comunicação
O canal – Trata-se do meio pelo qual a mensagem é transmitida, seja por livros, meios de comunicação de massa, ou outro meio. O contexto ou referente – É o objeto, assunto ou lugar a que a mensagem faz referência.

17 Funções da linguagem As funções da linguagem são recursos necessários para se estabelecer uma comunicação eficiente.

18 Função apelativa (ou conativa)
É centralizada no receptor (destinatário). O emissor quer influenciar o seu comportamento do receptor, com a intenção de convencê-lo ou lhe dar ordens.

19 Exemplos: Você viu como ficou a roupa da Júlia?
Lúcia, corre e veja isso! Você deveria ler o artigo que a Folha trouxe sobre os senadores.

20 Função emotiva (ou expressiva)
É centralizada no emissor: expressa suas emoções, seus sentimentos, sua opinião.

21 Exemplos: Júlia, eu te amo muito - não faça isso!
Muito obrigada, não esperava surpresa tão boa assim! Não,... não estou triste, mas também não quero comentar o assunto. Não faça isso, senão será mandado embora....

22 Função referencial ou denotativa
É centrada no referente. O texto oferece informações sobre a realidade.

23 Por exemplo: um texto descritivo informativo sobre todos os objetos e detalhes que há sobre uma mesa de aniversário.  Um texto publicitário. Descreve o produto.

24 Função fática Função centrada no canal. Objetiva-se prolongar ou interromper o contato com o receptor, isto é, manter ou não a comunicação. 

25 Exemplos: Elevar o polegar para dizer que 'tudo continua bem' ;
A foto do primeiro contato entre celebridades, geralmente flagradas no aperto de mãos, marcando o início da comunicação entre eles; - Olá, como vai, tudo bem? - Alô, quem está falando?

26 Função Poética É centrada na mensagem. Preocupa-se com o plano de expressão da mensagem, com sua construção. Uso da linguagem figurada, poética, afetiva, sugestiva, denotativa e metafórica, com fuga das formas comuns. Procura atrair pela estética, pela beleza. Valoriza-se a combinação das palavras.

27 Exemplo: “Lá em cima daquela serra,  passa boi, passa boiada, passa gente ruim e boa,  passa a minha namorada.”  Guimarães Rosa

28 Função metalinguística
É centrada no código. Uso da linguagem para explicar a linguagem, ou seja, usa o código para explicar o próprio código. Poesia para explicar a poesia. Um texto que comenta outro texto. 

29 Bibliografia CAHEN, Roger.Comunicação Empresarial. São Paulo: Best Seller: 2007. PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação Empresarial. 4ª Ed. São Paulo: Alínea, 2004.

30 Fim Obrigada

31 Exemplo: - Não entendi o que é metalinguagem, você poderia explicar novamente, por favor?  - Metalinguagem é usar os recursos da língua para explicar alguma teoria, um conceito, um filme, um relato, etc.


Carregar ppt "Disciplina: Comunicação Empresarial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google