Professor Uelinton Jorge Dias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
07 passos para receber o Espírito Santo
Advertisements

O Cristão Contemporâneo Ouça o Espírito, Ouça o Mundo
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
“E [Deus] nos revelou o mistério de Sua vontade, de acordo com Seu bom propósito que Ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todos.
Pr. Jolivê Chaves MIPES - USB.
ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS!.
Tiago / Pedro / João Judas Os benefícios da vida cristã
Sinais da presença e do amor do Deus-Trindade em nossa vida
A Revelação e sua transmisão
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
PIBBG - Ministério de Educação Cristã
07: Introdução ao Credo Apostólico
11: O Credo Apostólico, a regeneração e a conversão
SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO
PEDRO PAULO e OS DOIS MAIORES APÓSTOLOS.
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
SENIB DOUTRINAS 1.
CREMOS EM DEUS?.
Por Moisés Sampaio de Paula
Edições Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem.
A igreja Adventista do Sétimo é somente uma igreja evangélica ou é também um movimento profético?
Igreja Bíblica das Nações Academia de Sabedoria – 26/07/2013
Comemoramos também o dia do Papa
Hebreus 7 A Aliança Superior
Confissão de Fé de Westminster
MOVIMENTO PENTECOSTAL
A Pessoa e Obra de Cristo
CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA LUMEN GENTIUM SOBRE A IGREJA
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
Paróquia São Pedro e São Paulo – Telêmaco Borba
Jörg Garbers, Ms. de Teologia
Existe erro na Bíblia ?.
O CREIO À LUZ DA BIBLIA. O CREIO À LUZ DA BIBLIA.
Se você não cuidar em fazer boas obras, não poderá se salvar! Sem caridade não há salvação! A doutrina mais satânica que eu já ouvi, é esta de que.
SENIB DOUTRINAS 1.
O SER HUMANO 1. GÊN. 1:27 – CRIADO NA IMAGEM DE DEUS, COM AS QUALIDADES DE DEUS – SAL. 82:6.
INICIANDO A COMUNIDADE DOS SALVOS A COMUNIDADE DOS PERDOADOS
14: O Credo Apostólico e a certeza de salvação
SENIB CORAÇÃO DE DISCÍPULO. Significa: Aluno; Ser Instruído; Criar hábito de ser.
Este é um texto teste para este slide.
O estudo das Doutrinas Bíblicas
O Espírito capacita a Igreja
31 de outubro de 1517: convoca a comunidade acadêmica para um debate sobre as indulgências
11 O passado de Israel com Deus. 11 O passado de Israel com Deus.
Sermão Textual.
Saudações, admoestações
ISRAEL e o Plano de Salvação
Como Serão Salvos Se Nunca Ouviram Falar de Cristo?
Princípios Fundamentais da Interpretação Bíblica
MATÉRIA:DOUTRINAS E DISTINTIVAS DA NOVA IGREJA BATISTA AULA: 1;2;3
Pe. Audinei Carreira da Silva
Artigo 22 Cremos que, para obtermos verdadeiro conhecimento desse grande mistério, o Espírito Santo acende em nosso coração a verdadeira fé. Essa fé abraça.
UNIÃO UNIVERSAL DOS CRENTES PERSEVERANÇA DOS SANTOS
CAPÍTULO XIV – DA FÉ SALVADORA I. A graça da fé, por meio da qual os eleitos são habilitados a crer para a salvação da sua alma, é obra que o Espírito.
MATÉRIA:DOUTRINAS E DISTINTIVAS DA NOVA IGREJA BATISTA AULA: 1;2;3
PIBBG - Ministério de Educação Cristã -
Mauricio Abreu de Carvalho
LIÇÕES TAREFAS: 9hs -10hs: Lição 4 10hs -11hs: Tarefas 11hs -12hs:
1. A igreja é um organismo invisível DOUTRINAS DA GRAÇA
Autor: Célio Augusto Machado
3T15 – As doutrinas bíblicas Estudo 08 O Ministério da Palavra
Uma mulher cheia de Graça!
A - Principais Conceitos 1 - A desesperadora necessidade das pessoas.  Cristo tinha compaixão pelas multidões (Mt 9:36).  Necessidades espirituais,
Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica
Arminianismo x Calvinismo
A Doutrina da Santificação (6.1 a 8.39). O capítulo 6, tratou da libertação do PECADO.
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
ETERNIDADE ELEIÇÃO ACASO PREDESTINAÇÃO ARBÍTRIO PODER BÍBLIA FÉ BÍBLIA
Transcrição da apresentação:

Professor Uelinton Jorge Dias DEUS NOS SISTEMAS Professor Uelinton Jorge Dias

TEOLOGIA CATÓLICA ROMANA (CONSERVADORA) Ela afirma que Deus é o criador de todas as coisas percebidas. A igreja católica declara que recebeu da parte do Divino a autoridade e hierarquia, assim como, a ministração dos sacramentos (batismo, confirmação, eucaristia, penitencia, unção, matrimonia, vocação). Maria é considerada a mãe de Deus e de Jesus. Deus tem um “vigário” na terra, o papa, que é infalível.

Segundo a Teologia Católica. Declaramos e definimos, como dogma de fé divinamente revelado, que o Pontifece Romano (Papa), quando fala no desempenho do seu múnus de pastor e doutor de todos os cristão, define, com a sua suprema autoridade Apostólica, doutrina respeitante à fé e à moral, que deva ser crida pela igreja universal, pois possui, em virtude da assistência divina, que lhe foi prometida na pessoa do Bem aventurado Pedro, a infalibilidade de que o Divino Redentor revestiu a sua Igreja, ao definir doutrina atinente à fé e à moral; e que, portanto, as definições do Romano Pontífice são irrefutáveis por si mesmas, e não em virtude do consenso do Igreja (De Ecclesia Chisti)

TEOLOGIA ARMINIANA (JACOB ARMÍNIO) Esta corrente declara que temos um Deus soberano e criador de todas as coisas. Um Deus que sendo tão poderoso resolveu conceder livre escolha ou arbítrio ao ser humano. A teologia arminiana ou arminianismo entende que Deus quer que todos sejam salvos (1Tm 2.4; 2Pe 3.9), no entanto, Deus elege e predestina, através de sua presciência (conhecimento prévio que Deus tem de tudo o que acontecerá)

TEOLOGIA CALVINISTA (JOÃO CALVINO) Segundo os calvinistas, Deus é soberano, criador, perfeito, tudo esta sob seu domínio. A centralidade desta corrente é a soberania de Deus. A soberania tem o aporte da sabedoria divina; todas as coisas são sustentadas pela graça e decretos divinos. O calvinismo sustenta a autonomia de Deus em escolher, de forma incondicional (que não depende da escolha humana), pessoas para a salvação eterna

Arminio x Calvino Livre Arbítrio a vontade do homem é “livre” para escolher ou não a Palavra de Deus. A salvação, portanto, depende da escolha humana. (Ap 3.20) Depravação Total Todo ser humano, exceto Cristo, em seu estado natural é completamente corrupto e depravado, ele é incapaz de salvar a si. (Rm 3.9-18). Cinco pontos clássicos (Arminio) Cinco pontos Clássicos (Calvino)

Armínio x Calvino Eleição Condicional Deus elegeu somente aqueles que ele sabia que iriam crer no evangelho. (Rm 8.29). Eleição Incondicional Deus escolheu pessoas, para a salvação, antes da fundação do mundo baseando-se unicamente em seu conselho soberano e não condicional à vontade humana. (Ef 1.11). Cinco pontos clássicos (Armínio) Cinco pontos Clássicos (Calvino)

A obra redentora de Cristo oferece a Deus base para salvar a todas as pessoas que exercem livre arbítrio para aceitar a mensagem da salvação. (Jô 3.16). A obra redentora de Jesus visou apenas os eleitos. (Hb 9.28). Expiação Universal Expiação Limitada

Armínio x Calvino A pessoa pode resistir à vontade de Deus em relação a sua própria vida. (Mt 19.16-22) O Espírito Santo atrai o pecador ao arrependimento. Deus encaminha o individuo a Jesus. (Jô 6.4). Graça Resistível Graça Irresistível

Armínio x Calvino Caso a pessoa não guarde sua fé ela pode perder a salvação. (Hb 6.4-8). Os salvos são mantidos pelo poder de Deus, através da graça, em perseverança diária. (Jo 6.37-40) Perda da Salvação Perseverança dos Santos

Deus nos sistemas Observe que os sistemas ou correntes teológicas, aqui apresentados, versam uma idéia singular sobre as atitudes de Deus para com a humanidade. Tais reflexões foram construídas ao longo da história sempre com releituras bíblicas dos conceitos por parte de inúmeros teólogos da igreja.

Deus no sistemas Em cada parte que haja um seminário de cunho protestante, há reflexões sobre o ser de Deus e sua vontade soberana Estas reflexões chamamos de confessionalidade doutrinaria, teologia confessional ou dogma