Colonização – conceitos básicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As treze colônias O primeiros colonos ingleses a desembarcar no continente americano eram os puritanos. Eles fundaram na costa atlântica uma colônia chamada.
Advertisements

O SISTEMA COLONIAL Aristocracia Rural Rei Matéria Prima ; Ouro e Prata Exclusivismo Colonial $ Colônia Metrópole Monopólio $ Produtos Manufaturados ;
A gênese geoeconômica do território brasileiro
Administração Colonial As capitanias hereditárias: a privatização da colonização. As capitanias hereditárias: a privatização da colonização. Os direitos.
Curso “AS GUIANAS NO CONTEXTODA AMAZÔNIA ENTRE OS SÉCULOS XVI E XIX”
Estados Unidos: a conquista do oeste e a Guerra Civil Americana pp Prof. Rodrigo Calsani.
O trabalho dos mercadores medievais. Os primeiros mercadores medievais realizavam suas atividades em viagens por rotas fluviais, marítimas e terrestres,
Somente com a crise do café algumas mudanças ocorreram no país, mas mesmo com essas mudanças a concentração de terras e a violência no campo foram não.
GEOGRFIA. A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO A constituição do território brasileiro no período colonial A economia colonial e o uso do território.
Blocos econômicos.
A Independência dos Estados Unidos da América (1776)
Colonização Espanhola
A HISTÓRIA DO BRASIL Brasil Colônia Ameaças externas.
América Espanhola Independência do Haiti
Preparatório EsPCEx História Geral
Regionalização do Espaço Brasileiro-2º Sem/2016 Profa. Dra
O Antigo Regime em Portugal
BULA INTER COETERA Em 1493, o papa Alexandre VI estabeleceu um acordo que determinava as regiões de exploração de cada uma das nações ibéricas:
ECONOMIA INTERNACIONAL
INVASÕES HOLANDESAS NO NORDESTE BRASILEIRO- SÉCULO XVII
A presença portuguesa em África
Formação do mundo atual
GEOGRAFIA DE MINAS GERAIS
O Império Inglês.
CONCEITOS, FLUXOS E DRAMAS
Ensino Fundamental, 8º Ano
ECONOMIA INTERNACIONAL
A regionalização por critérios socioeconômico
Do ponto de vista político é caraterizado pelo absolutismo monárquico
COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS
PORTUGAL E A GRANDES NAVEGAÇÕES
A gênese geoeconômica do território brasileiro
A AMÉRICA ANTES E DEPOIS DOS ESPANHÓIS
A liberdade guiando o povo
Preparatório EsPCEx História Geral
ECONOMIA COLONIAL.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
EXPANSÃO MARÍTIMA E ENCONTRO CULTURAL
Processos de independência na América Espanhola
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
Colonização espanhola na América
CONSTRUÇÃO DO ESTADO MODERNO E MERCANTILISMO
Quiz – Globalização e blocos econômicos
Cosmopolitismo de lisboa e Sevilha
AMÉRICA PORTUGUESA PRÉ-COLONIAL
GLOBALIZAÇÃO & BLOCOS ECONÔMICOS.
Zonas Industriais do Mundo Subdesenvolvido
FORMAÇÃO TERRITORIAL DOS EUA
Economia Imperial (XIX)
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
PORTUGAL E A GRANDES NAVEGAÇÕES
Expansão Marítima: o processo ibérico
Monarquias Absolutistas e economia mercantilista
ESTUDO COMPARADO: PORTUGAL, ESPANHA E INGLATERRA
FORMAÇÃO TERRITORIAL DOS EUA
Capitalismo Comercial ou Mercantilismo
Preparatório EsPCEx História Geral
Industria.
América Portuguesa Aula 2
A colonização das Américas
A ocupação e o aumento do território
A Independência dos Estados Unidos da América Prof. Alan
América Portuguesa Aula 0
Formação e Independência dos Estados Unidos
COLONIZAÇÃO EUROPEIA NA AMÉRICA PROF. MSC. ISACKSON CAVILHA MENDES UNIFICADO.
A vinda da Corte: Conjunturas e Transformações.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
Primeiros habitantes e chegada dos portugueses
Transcrição da apresentação:

Colonização – conceitos básicos O sistema colonial se desenvolveu na América entre os séculos XVI e XVIII e obedecia os princípios do Mercantilismo. Vimos nos estudos de Mercantilismo que uma das principais práticas mercantilistas era o colonialismo, ou seja, ter colônias com as quais a metrópole poderia exercer a exploração colonial através do PACTO COLONIAL. Existiam duas formas de colônias: as colônias de exploração e as colônias de povoamento.

Colônias de Exploração As Colônias de exploração são típicas de zonas tropicais da América, predominando na América Central e América do Sul. Predomina a agricultura para exportação, monocultura e escravismo. Não há desenvolvimento de núcleo urbano e a colônia fica dependente da metrópole. A principal característica desses núcleos rurais é a PLANTATION – que tem três características: latifúndio, monocultor e escravista.

Pacto Colonial O pacto colonial fazia parte da política mercantilista de Portugal e Espanha. Metrópole — o país dominador da colônia. Centro de decisões políticas e econômicas. Colônia de exploração — a região dominada pela metrópole. Servia-lhe como retaguarda econômica. Regra básica do pacto colonial — à colônia só era permitido produzir o que a metrópole não tinha condições de fazer. A colônia não podia concorrer com a metrópole e importava os produtos manufaturados a altos preços. Colônias - instrumentos geradores de riqueza

Pacto Colonial

Colônia de Povoamento Tipo de colonização característico das zonas temperadas da América do Norte, onde o clima se parecia mais com o Europeu. A organização econômico-social também se parecia com a européia. Nas colônias de povoamento, as características básicas foram: pequena propriedade, policultura, mão-de-obra familiar e trabalho livre, visando ao mercado interno. Valorizava-se o princípio de liberdade (de imprensa, religioso, econômico), e praticava-se o desenvolvimento industrial.

Exemplo – Colonização Inglesa A colonização inglesa nas chamadas treze colônias da América do Norte obedeceu às duas formas de colonização: as colônias do norte e do centro foram de povoamento e as colônias do sul de exploração. As colônias do norte, de povoamento tiveram sua origem nas lutas religiosas na Inglaterra. A maior parte dos primeiros colonizadores da América do Norte eram puritanos fugindo da perseguição religiosa na Inglaterra.

O Tratado de Tordesilhas permitiu a Portugal o domínio do comércio com o oriente asiático e a possessão do Brasil.  

América Espanhola Segundo o Tratado de Tordesilhas de 1494 – que em seguida não foi respeitado – a Espanha ficaria com a maior parte do continente americano. Os espanhóis foram o primeiro povo europeu a chegar nas novas terras, o primeiro a achar grandes riquezas e a iniciar a colonização no início do XVI. Logo, foi descoberto ouro no México asteca e prata em grande quantidade no Império Inca, regiões do atual Peru e Bolívia. Fez-se uma grande empreitada mineradora, usando-se mão-de-obra compulsória (obrigatória) indígena, seguindo formas de trabalho que existiam na região antes da chegada dos europeus.

Principais colonizações