Tecido Muscular.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Muscular Os ossos e as articulações fornecem a estrutura e o suporte do corpo humano mas, por si só, não conseguem mover o corpo. O movimento depende.
Advertisements

Ciências Cap. 12 Os músculos Prof.: Samuel Bitu.
SISTEMA MUSCULAR Prof. Dr. Marcelo R. Guerino.
SISTEMA MUSCULAR No corpo humano existe uma enorme variedade de músculos, dos mais variados tamanhos e formatos, onde cada um tem a sua disposição conforme.
TECIDO MUSCULAR. Tipos de tecido muscular Tecido muscular Nomes especiais para estruturas convencionais: Sarcolema = membrana plasmática; Sarcoplasma.
CAPACIDADES COORDENATIVAS
TECIDO MUSCULAR TECIDO MUSCULAR ALUNOS Cristian Cardozo Dos Santos Eduardo F. Sovrani Gian Carlos Mencatto Gustavo Mauricio Rodrigues Da Silva Henrique.
M3 Funcionamento do sistema hormonal CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano.
L2 O neurónio e a transmissão nervosa CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano.
CÉLULAS  TECIDOS  ÓRGÃOS  SISTEMAS  ORGANISMOS
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
Sistema circulatório Carlos Fonseca Nº5 C.E.F. A circulação fechada Nos homens, assim como nos outros vertebrados, a circulação é do tipo fechada, isto.
Os ossos do Corpo Humano E.E.Ernesto Solon Borges Prof. Afonso Prof. Ste: José Alberto Ciências 8ºEF Aluno: Cláudio.
Sistema Circulatório Centro Educacional Prof. Samuel Prof. Christopher A. S. Souza
Tipos de Energia Nome: Gabriel e Julio Turma:501 Professora: Andrea Loureiro.
Sistema Cardiovascular !. O sistema circulatório ou cardiovascular é responsável pelo transporte de substâncias como, por exemplo, gases, nutrientes,
A célula, unidade na constituição dos seres vivos
Sistema Muscular.
Sistema circulatório.
Método do Trabalho Virtual
Sistema Neuro - Hormonal
Sistema Esquelético.
Sistema Muscular.
O que é a Educação Física?
Tecido Epitelial. Tecido Epitelial Microvilosidades Aumentam a superfície de contato com as substâncias Tecido Epitelial Microvilosidades Aumentam.
TECIDO MUSCULAR Formado pelas células denominada miócitos ou fibras musculares. Capacidade de contração, geram movimentos do corpo. São classificado em.
Conteúdo Pág. 94 à 103. Conteúdo Pág. 94 à 103.
Tecido nervoso.
Ciências Naturais – 9.o ano
- Coração -Vasos Sanguíneos - Circulação do Sangue
Sistema Excretor Marcus Ferrassoli.
HISTOLOGIA Página 111.
TECIDO MUSCULAR.
Fisiopatologia dos Sistemas
Sistema esquelético.
Sistema Muscular.
ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
O sistema circulatório Profa. Conceição Leal Fonte: Slide Share
Tecidos Muscular e Nervoso
TECIDO MUSCULAR SIMULADO DE HISTOLOGIA
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
Potencial de Ação Junção neuro Contração Muscular
SISTEMA NERVOSO REVISÃO DA ANATOMIA E FISIOLOGIA
Tecidos epitelial, muscular e nervoso - Exemplos e características
Músculos Características do Tecido Muscular:
Músculos Características do Tecido Muscular:
Organização da postura e do movimento
SISTEMA MUSCULAR E MOVIMENTO
TECIDOS Histologia é a ciência que estuda os tecidos do corpo humano.
ANATOMIA HUMANA ADRIANA LOURENÇÃO
QUIZ DE CIÊNCIAS.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Características gerais dos seres vivos
Sistema Nervoso.
LESÃO DOS NERVOS PERIFÉRICOS
Neurônios e células da glia
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
SISTEMA LOCOMOTOR OSSO-MÚSCULO-NEURÔNIO
Ciências Níveis de organização
SISTEMA NERVOSO.
TECIDO CONJUNTIVO Classificação Denso Frouxo Modelado Não-modelado
Prof.ª: Esp. Leidiane Campos Barcelos
CADEIA RESPIRATÓRIA.
Estudo dos tecidos.
1. É função do tecido epitelial:
Revisão para o teste de Ciências
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Orientações de estudo SISTEMA NERVOSO
Processos de eletrização
Transcrição da apresentação:

Tecido Muscular

SISTEMA MUSCULAR Os ossos e as articulações fornecem a estrutura e o suporte do corpo hu-mano, mas, por si só, não conseguem mover o corpo. O movimento depende do sistema muscular e é conseguido pela contração e relaxamento dos músculos. https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/92/Muscles_anterior.png O Corpo Humano tem muitos músculos distribuídos por todo o corpo. Cerca de 40% do peso do corpo é formado por músculos.

FUNÇÕES MOVIMENTO DO CORPO O movimento depende do funcionamento integrado de ossos, articulações e músculos (esqueléticos). MOVIMENTO DE SUBSTÂNCIAS DENTRO DO ORGANISMO A contração do músculo cardíaco gera o movimento do sangue através do coração e dos vasos sanguíneos.

FUNÇÕES ESTABILIDADE DAS POSIÇÕES DO CORPO E REGULAÇÃO DO VOLUME DOS ÓRGÃOS As contrações dos músculos mantêm o corpo em posições estáveis, como ficar de pé ou sentado. Do mesmo modo, as contrações dos músculos (lisos) podem impedir o refluxo do conteúdo de um órgão oco. O armazenamento temporário de urina na bexiga é possível porque existem músculos que fecham a via de saída.

PROPRIEDADES DOS MÚSCULOS CONTRATILIDADE Capacidade dos músculos de se contraírem. Quando um músculo se contrai, ele gera movimento nas estruturas a que está ligado ou pode causar um aumento da pressão dentro de órgãos ou de vasos. ELASTICIDADE Capacidade dos músculos retomarem a sua forma original após terem sido esticados.

PROPRIEDADES DOS MÚSCULOS EXTENSIBILIDADE Capacidade dos músculos de serem esticados para além forma normal. EXCITABILIDADE Capacidade dos músculos de responderem a estímulos.

PROPRIEDADES DOS MÚSCULOS Os músculos são geralmente divididos em dois grupos: Voluntários - Músculos que nós controlamos conscientemente; https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/de/Gray410.png

PROPRIEDADES DOS MÚSCULOS Involuntários - Músculos que trabalham inde-pendentemente da nossa vontade. Em determinadas circuns-tâncias alguns músculos involuntários podem ser voluntariamente controlados. https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/57/Heart_frontally_PDA.jpg

TIPOS DE TECIDO MUSCULAR Tecido muscular é também classificado do seguinte modo: Tecido muscular esquelético – Encontra-se fixo aos ossos e movimenta o esqueleto, é estriado, apresentando alternadamente fai-xas claras e escuras ao microscópio e é voluntário, contrai-se e relaxa-se por controle consciente. https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1b/Illu_muscle_tissues.jpg

Tecido muscular liso – Encontra-se nas paredes das estruturas internas ocas, como os vasos sanguíneos, o estômago e os intestinos. É liso, não apresentando estrias, e é involuntário, os seus movimentos são independentes do nosso comando consciente. Tecido muscular cardíaco – Forma a maior parte da parede do coração; é estriado, mas com estrias muito mais afastadas entre si do que no tecido muscular esquelético; é involuntário, o coração bate segundo determinado ritmo, independente da nossa vontade. https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3b/Glatte_Muskelzellen.jpg https://pt.wikipedia.org/wiki/Tecido_muscular#/media/File:Glanzstreifen.jpg

CONTRAÇÃO MUSCULAR A contração de um músculo é iniciada por um sinal proveniente do cérebro, o qual dá instruções a determinada quantidade de fibras para se reduzirem numa pequena porção resultando na contração de todo o músculo. A instrução viaja através do nervo para terminações especializadas do próprio músculo.

Estas terminações parecem estar cravadas no músculo, mas, na verdade, não estão em contato com ele: existe uma fenda minúscula entre o nervo e o músculo – fenda sináptica - que o sinal tem de atravessar. Para que haja contração o sinal atravessa a fenda transportado em moléculas de acetilcolina (ACh). Ao chegar ao músculo, mais precisamente à placa motora terminal, a ACh combina-se com os seus receptores, ajustando-se tal como uma chave numa fechadura, e produz um potencial de ação muscular (um impulso elétrico) que corre todo o músculo e que resulta na sua contração.

OS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS E O MOVIMENTO O Movimento do nosso corpo é produzido por milhares de fibras musculares e milhões de moléculas, trabalhando em conjunto sob as instruções recebidas através das fibras nervosas. A contração dos músculos esqueléticos puxa os tem-dões que, por consequência, puxam os ossos. Os ossos funcionam como alavancas. https://pixabay.com/pt/homem-masculino-menino-pessoa-461195/