Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

LÍNGUA PORTUGUESA 1ª série do Ensino Médio
Regulares e irregulares, abundantes, defectivos e anômalos
ESTUDO DO VERBO.
Verbos – Prova Bimestral
O Verbo.
Tempos compostos Diferença entre locução verbal e tempo composto Locuções verbais: vai querer saber; quero saber.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Modo Indicativo e Subjuntivo
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
É em torno dele que se organizam frases, orações e períodos.
VERBOS Subclasses do Verbo Modos e Tempos verbais Formas nominais
VERBO: ESTRUTURA E FLEXÃO
FLEXÕES VERBAIS.
VERBOS.
ESTUDO DO VERBO PROF. RADAMÉS.
Verbos – 1ª Parte.
Disciplina: Língua Portuguesa (LCP) Nível B1
Verbos – 1ª Parte EE Orlando Alves Pereira –Taparuba MG
O VERBO.
Infinitivo Gerúndio Particípio
VERBOS.
ADVÉRBIO É a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Ex: Paulo jogou Paulo jogou bem Paulo.
Verbo Complexo verbal Porto Editora.
O verbo O verbo.
VERBO É a palavra que pode variar em número pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos.
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: CAROLINE Língua Portuguesa
Prof. Júnior Oliveira.
Soltando o verbo!.
Revisão 7º ano Prof.ª Irlane Araújo.
Verbo É a palavra que pode variar em número pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos.
Revisando as 5 flexões verbais!
ESTUDO DO VERBO.
Disciplina: Língua Portuguesa (LCP) Nível B1
VERBOS.
O ESTUDO DOS VERBOS por Márcia Regina (chuchu)
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
Usos dos tempos verbais
Verbo Língua Portuguesa.
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
ESTUDO DOS VERBOS.
A estrutura dos verbos por Márcia Regina (chuchu)
Regulares e irregulares, abundantes, defectivos e anômalos
FLEXÕES VERBAIS.
Estrutura e formação das palavras
Estrutura das formas verbais
O estudo do... VERBO.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
CLASSIFICAÇÃO DOS VERBOS
Escola Estadual Maria José
Os verbos.
LINGUA E CULTURA LATINA
Formação dos Tempos Verbais
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
RESUMO PARA A PD3_LG 7º ANO
Verbos Classificação.
Verbo.
V ERBO. É a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: Ação: A criança jogou a bola.
Pré- vestibular Quilombo Ilha Professora VILMA PAIXÃO VILMA PAIXÃO Disciplina: Língua Portuguesa.
Verbo e conjugação verbal Professora Marlise Fraga
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães.  É uma palavra variável em número, pessoa, modo, tempo e voz que indica um processo no tempo – alguma coisa que.
Os verbos As palavras que indicam as ações praticadas pelo sujeito chamam-se verbos.
VERBO É a palavra que pode variar em número, pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos.
Língua Portuguesa Professora Raysa Ferreira
Transcrição da apresentação:

Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva COLÉGIO ADVENTISTA DE TABOÃO DA SERRA

Pare & Pense CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

Verbo CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

Verbo é a palavra que exprime um fato (geralmente uma ação, estado ou fenômeno da natureza) e localiza-o no tempo, usados também para ligar o sujeito ao predicado. Mas o verbo é identificado principalmente por ser a classe de palavras que mais admitem flexões (em número, pessoa, modo, tempo e voz) Verbo CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

1ª Conjugação: Pertencem a esta conjugação os verbos cuja vogal temática é a (cantar, falar, pensar, brincar, parolar, etc.) 2ª Conjugação: Pertencem a esta conjugação os verbos cuja vogal temática é e (vender, ler, correr, etc.). 3ª Conjugação: Pertencem a esta conjugação os verbos cuja vogal temática é i (partir, dormir, pedir, conseguir, etc.). 1- Conjugações CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

Regulares: quando flexionam-se de acordo com o paradigma da conjugação Regulares: quando flexionam-se de acordo com o paradigma da conjugação. ESTUDAR – eu estudo, tu estudas, ele estuda, nós estudamos... Irregulares: quando não seguem o paradigma da conjugação. CABER – eu caibo... MEDIR – eu meço... Anômalos: quando sofrem modificação também no radical. IR – eu vou... SER – eu sou... 2- Morfologia CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

Defectivos: quando não são conjugados em todas formas Defectivos: quando não são conjugados em todas formas. FALIR – não possui 1ª, 2ª e 3ª pessoa do pres. do indicativo e pres. do subjuntivo. Abundantes: quando possuem mais de uma forma de conjugação. ACENDER- Eu tinha acendido /aceso ELEGER – Eu tinha elegido/eleito ENTREGAR – Eu tinha entregado/ entregue 2- Morfologia CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

3- Flexão Flexionam-se em número para concordar com o sujeito/substantivo que acompanham; em pessoa; em tempo; em modo e voz. CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

3- Flexão NÚMERO Quanto ao número podem ser: Singular Plural CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

3- Flexão PESSOA 1ª pessoa – a que fala Eu estudo espanhol. Nós estudamos espanhol. 2ª pessoa – com quem se fala Tu estudas espanhol. Vós estudais espanhol. 3ª pessoa – de quem se fala Ele estuda espanhol. Elas estudam espanhol. 3- Flexão CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

3- Flexão TEMPO Presente O presente é usado para fatos que ocorrem no momento em que se fala, para fatos que ocorrem no dia-a-dia, para fatos que costumam ocorrer com certa frequência. Ele escreve para um jornal local. Eu estudo português quase todos os dias. 3- Flexão CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

3- Flexão TEMPO Pretérito perfeito Usa-se o pretérito perfeito para indicar fatos passados, observados depois de concluídos. Ele escreveu para um jornal local sobre Aquecimento Global. Eu estudei francês o ano passado. 3- Flexão CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

3- Flexão Pretérito imperfeito Usa-se o pretérito imperfeito para indicar fatos não concluídos no momento em que se fala como também para falar de fatos que ocorriam com frequência no passado. Ele estudava todos os dias e ainda escrevia para um jornal local. . 3- Flexão CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

3- Flexão Pretérito mais-que-perfeito (está em desuso) Usa-se o pretérito mais-que-perfeito para indicar fatos passados ocorridos anteriormente a outros fatos passados. Obs.: O passado do passado Já escrevera muitos artigos polêmicos, quando ingressou no jornal local. 3- Flexão CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

3- Flexão Futuro do presente Usa-se o futuro do presente para falar de fatos ainda não ocorridos, mas que ocorrerão depois que se fala. Ela estudará muito e será bem sucedida na profissão. 3- Flexão CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

3- Flexão Futuro do pretérito Usa-se o futuro do pretérito para indicar fatos futuros que dependem de outros fatos. Ela trabalharia menos, se tivesse estudado mais. Eu estudaria francês, se tivesse mais tempo. 3- Flexão CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

MODO Modo Indicativo para fato certo: Eu estudo, Nós escreveremos. Modo Subjuntivo para possibilidades, para fato hipotético, desejo, dúvida: Se eles trabalhassem... Que, se e quando. Modo Imperativo para ordem, pedido: Trabalhem com afinco...Sejam estudiosos...   3- Flexão CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

As vozes verbais indicam se o sujeito pratica ou recebe a ação. 3- Flexão CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

3- Flexão VOZ Voz ativa, quando o sujeito pratica a ação: O professor elogiou o aluno. Os professores aplicaram as provas. Voz passiva, quando o sujeito recebe a ação: O aluno foi elogiado pelo professor... As provas foram aplicadas pelos professores.  3- Flexão CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

3- Flexão VOZ Voz reflexiva, quando o sujeito pratica e recebe a ação: A menina penteou-se. O garoto feriu-se com o instrumento Voz reflexiva recíproca – representa uma ação mútua entre os elementos expressos pelo sujeito. Os formandos cumprimentaram-se respeitosamente 3- Flexão CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

Infinitivos são terminados em r (ex.: amar, comer, latir). O infinitivo indica a ação que é propriamente dita, sem situá-la no tempo. Exemplo: Viver aqui é muito bom. 4- Formas nominais CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

Particípios são terminados em ado, ada, ido ou ida (ex Particípios são terminados em ado, ada, ido ou ida (ex.: amado, amada, comido, comida, latido, latida). O particípio indica uma ação já acabada, finalizada. Exemplo: Ele foi preso ontem. 4- Formas nominais CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva

Gerúndios são terminados em ndo (ex.: amando, comendo, latindo). O gerúndio indica uma ação em andamento, um processo verbal ainda não finalizado.  Exemplo: Estou finalizando os exemplos deste verbete. *Gerundismo 4- Formas nominais CATS - Língua Portuguesa | Profª Monize Diniz Silva