O núcleo celular.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O núcleo O núcleo é a estrutura celular que coordena todas as atividades químicas da célula.
Advertisements

Núcleo e Divisão Celular
Biologia Professor Thomaz Nagel Capítulo 38 : Cromossomos e genes.
Biologia Professor Thomaz Nagel
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
O número de cromossomos é constante em indivíduos da mesma espécie e variável em indivíduos de espécies diferentes. Espécie 2n de cromossomos Drosófila.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
Núcleo Vera Vargas, 2012.
Mitose e Meiose Prof. W. Ernani
Citologia - Núcleo celular
Genética.
Núcleo e Divisão Celular
TRABALHO DE BIOLOGIA.
Aula VIII Núcleo - Introdução.
Núcleo Interfásico Cromossomos
Prof. Thiago Moraes Lima
Cromossomos Professora Ana Luiza Milhazes
CROMOSSOMOS E DIVISÃO CELULAR
Aula 11 O Núcleo.
Aula 12 Os cromossomos.
Mitose e Meiose.
DNA e RNA.
Mitose e Meiose.
NÚCLEO CELULAR INTERFASE
NÚCLEO INTERFÁSICO A intérfase é um período de intenso metabolismo, a célula se prepara para iniciar a divisão. Nesta fase ocorre a multiplicação das organelas.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
A DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos o material interno.
Célula procarionte Célula eucarionte. Aula 11 – Núcleo interfásico: membrana nuclear nucleoplasma, cromatina e nucléolo.
DIVISÃO CELULAR.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
Núcleo e divisão celular
Núcleo, Cromossomos e Clonagem
Núcleo celular.
As células e seu ciclo de vida - Interfase
CROMOSSOMOS.
Cap. 07 – Núcleo e cromossomos
CARIÓTIPO.
Professora: Alexsandra Ribeiro
Prof. Regis Romero.
Núcleo Celular.
Prof. Gabriel Cestari Vilardi
Vocabulário Genético Primeira Fase.
Célula Eucarionte.
Capítulo 2 - Metabolismo Celular (Cromossomos)
Capítulo 2 - Metabolismo Celular (Núcleo)
Divisão celular Mitose e Meiose
O núcleo.
GENÉTICA CROMOSSOMOS.
Vera Regina Medeiros Andrade
Os cromossomos.
Núcleo e divisão celular
NÚCLEO e DIVISÃO CELULAR CÉLULA EUCARIONTE
NÚCLEO CELULAR.
CÉLULA Grupo 02 – Ser humano e sociedade Teoria pag. 159 – 173
Os cromossomos.
Núcleo Interfásico.
O Núcleo.
Núcleo Celular: DNA, Cromossomo e Cromatina
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
Genética.
NÚCLEO CELULAR.
Núcleo e divisão celular
NÚCLEO E DIVISÕES CELULARES
NÚCLEO DA CÉLULA.
NÚCLEO DA CÉLULA.
DIVISÃO CELULAR.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Desenvolvimento dos seres vivos
Núcleo Celular → Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas.
Organização da cromatina, arquitetura da membrana nuclear e nucléolo
Transcrição da apresentação:

O núcleo celular

CARIOTECA – Também chamada de membrana nuclear CARIOTECA – Também chamada de membrana nuclear. Tem constituição lipoprotéica, é dupla e apresenta poros, por onde podem passar grandes moléculas em direção ao citoplasma e em sentido contrario. CARIOLINFA – Também conhecida como nucleoplasma, carioplasma ou suco nuclear.

NUCLÉOLO – O nucléolo não possui nenhuma membrana envoltória e é tão-somente um agregado de RNA e proteínas. O que da origem ao nucléolo é um tipo especial de cromossomo chamado cromossomo organizador do núcleo em uma pequena parte, chamada zona SAT, zona satélite ou zona organizadora do núcleo.

CROMOSSOMOS – O cromossomo é uma estrutura que contém as informações genéticas da célula. Ele é constituído de uma molécula de DNA associada a proteínas chamadas histonas. Como são formados por DNA, os cromossomos são capazes de autoduplicar-se. O conjunto de cromossomos é chamado cromatina. As regiões mais condensadas da cromatina são chamadas heterocromatina e as menos condensadas, eucromatina.

O conjunto de cromossomos é chamado cromatina O conjunto de cromossomos é chamado cromatina. As regiões mais condensadas da cromatina são chamadas heterocromatina e as menos condensadas, eucromatina.

CROMOSSOMOS SEGUNDO E CENTRÔMERO – de acordo com a localização do centrômero, os cromossomos classificam-se em: cromossomo metacêntrico, submetacêntrico, acrocêntrico e telocêntrico.

CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS – Cada espécie de ser vivo possui um número fixo de cromossomos, que se encontram aos pares. Nós, humanos, temos 46 cromossomos (ou 23 pares). Cada cromossomo de um par é chamado cromossomo homólogo. Portanto temos 46 cromossomos ou 23 pares de cromossomos homólogos.

GENES – As porções do DNA que formam um cromossomo são sequencias de Nucleotídeos. Essa sequencia é o gene ou gen. LOCO GÊNICO – O loco gênico é o local no cromossomo onde reside um determinado gene. É também chamado de locus gênico. GENES ALENOS – São genes que ocupam o mesmo loco em cromossomos homólogos. Normalmente, são responsáveis pela produção da mesma proteína ou de proteínas muito semelhantes

CÉLULAS DIPLÓIDES – As células de diploides ou somáticas são aquelas em que os cromossomos apareceram aos pares. O conjunto de cromossomos é representado pela letra n. Como nas células diplóides eles encontram-se aos pares, dizemos que essas células possuem 2n cromossomos. As células que contém 2n cromossomos nos animais são as células da pele, dos ossos, dos músculos e todas as outras que não tem a função de reprodução.

AUTOSSOMOS E CROMOSSOMOS SEXUAIS No cariótipo humano, os 22 pares de cromossomos homólogos são chamados autossomos (A). O ultimo par determina o sexo, é chamado par sexual e é XX, na mulher, e XY, no homem. Representa-se o cariótipo humano da seguinte maneira: Mulher: 44A + XX Homem: 44A + XY CROMATINA SEXUAL: Na mulher, um de seus cromossomos sexuais permanece sempre espiralizado, portanto, mais corável e visível. Esse cromossomo X . Permanece condensado, recebe o nome de cromatina sexual.

CÉLULAS HAPLÓIDES As células Haplóides, também chamadas germinativas, são as células em que os cromossomos apresentam um único conjunto e não estão presentes aos pares. GENOMA O genoma é o conjunto de cromossomos de uma célula haplóide. Exemplo: os humanos tem n = 23

1) (UFRN-90) A carioteca é formada por: Exercicios 1) (UFRN-90) A carioteca é formada por:   a) duas membranas proteicas com poros. b) uma membrana proteica sem poros. c) uma membrana lipoproteica com poros. d) duas membranas lipoproteicas com poros. e) duas membranas lipoproteicas sem poros. 2) (CESGRANRIO-RJ) Dos constituintes celulares abaixo relacionados, qual está presente somente nos eucariontes e representa um dos critérios utilizados para distingui-los dos procariontes? a) DNA. d) Envoltório nuclear. b) Membrana celular. e) RNA. c) Ribossomo.

3) (UFRO) Qual das seguintes estruturas celulares é responsável pela formação dos ribossomos?   a) Retículo endoplasmático b) Complexo de Golgi c) Centríolo d) Nucléolo e) Lisossomo 4) (CESCEM-SP) Os nucléolos originam-se: a) de invaginações da membrana celular b) da divisão de outros nucléolos c) da solidificação do suco nuclear d) da concentração de ribossomos e) de cromossomos especiais

5) (FCC-SP) Observe o esquema abaixo: I e II indicam:   a) cromátides-irmãs b) cromátides homólogas c) cromossomos homólogos d) cromossomos-não-homólogos e) cromossomos-filhos

6) (FUC-MT) Dados os esquemas de cromossomos, podemos classificá-los, conforme a posição do centrômero: a) Os cromossomos I e II são metacêntricos e o III é submetacêntrico. b) Os cromossomos I e III são metacêntricos e o II é acrocêntrico. c) Os cromossomos I, II e III são metacêntricos. d) Apenas o cromossomo III é metacêntrico. e) Os cromossomos I, II e III são, respectivamente, metacêntrico, submetacêntrico e acrocêntrico.