A Deficiência Mental na Visão Espírita

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Immanuel Kant O que é o Iluminismo.
Advertisements

DA MORTE PARA A VIDA.
Meu Reino não é deste mundo
MORTE OU - RETORNO DA VIDA CORPORAL PARA A VIDA ESPIRITUAL
Dou-vos a Minha Paz «Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz. Não é como a dá o mundo, que Eu vo-la dou. Não se perturbe, nem se feche o vosso coração». (Jo.
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
O CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA
Texto do Site: Música: Aurio Corrá - Azul
Arte, cultura e literatura
Aos 33 anos, Jesus foi condenado à morte.
FORMAÇÃO DOS MÉDIUNS PERDA E SUSPENSÃO DA MEDIUNIDADE
Existem espíritos errantes de animais no mundo espiritual?
Terra - escola dos Espíritos
Aparições dos espíritos dos vivos; Homens duplos;
Lei de Justiça, Amor e Caridade Caridade e Amor ao Próximo Capítulo XI
da REENCARNAÇÃO das existências Livro dos Espíritos Pluralidade
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Texto do Site: Música: Aurio Corrá - Azul
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
O existencialismo de Sartre
“Um Gênio se Despede” Gabriel García Márquez se retirou da vida pública por razões de saúde: câncer linfático. Agora, parece, que é cada vez mais grave.
DEUS TRINDADE.
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
DA MORTE PARA A VIDA.
«… cada ser humano tem, dentro de si, algo muito mais importante
Reino de Deus se não nascer de novo
Chiara Lubich - Março de 2011
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
O LIVRO DOS ESPÍRITOS LIVRO QUARTO CAPÍTULO II
Cedo ou tarde, toda pessoa que raciocina ficará curiosa em saber para onde irá depois da morte e onde passará a eternidade.
DEUS.
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
“... Mas , você pode fazer tudo acontecer !
A VERDADE ATUA DE DOIS MODOS
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI
Chiara Lubich – Novembro de 2009
Restaurados por Cristo - Nicodemos
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
Quem ama os animais no fundo do seus corações
Invisíveis, mas não Ausentes
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
Marta/2007.    (Emmanuel: Emmanuel,cap. 15) Allan Kardec:A Gênese, I/1.
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
ORGULHO E HUMILDADE CAPÍTULO VII EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Clique Enter para passar os Slides / Ligue o Som.
Reencarnação: Lei da Natureza janemaiolo.
O processo de DESENCARNAÇÃO
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
“Ninguém tira um remendo de roupa nova e o costura em roupa velha; se o fizer, estragará a roupa nova, além do remendo novo não se ajustar à velha.”
“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça,
1- É verdade! Como Deus é bom para Israel, para as pessoas que têm corações puros. 2- Mas eu quase tropecei e caí. Por pouco abandonei o caminho certo.
Escatologia Prof. Márcio Ruben. A imortalidade da alma  Duas teorias:  Materialista: reconhece o corpo e desconhece a alma.  Espiritualista: reconhece.
LEI DO TRABALHO Quando eu mudo o mundo muda
Livro dos Espíritos, parte terceira, Capítulo ix
INOBJETIVIDADE DA EXISTÊNCIA
Quando morreu, no século XIX, Victor Hugo arrastou nada menos que dois milhões de acompanhantes em seu cortejo fúnebre, em plena Paris. Lutador das.
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Santidade “O coração do problema humano é o problema do coração humano” John Stott “A regeneração é a fonte; a santificação é o rio.” J. Sidlow Baxter.
L.E- 55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS? - “Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência,
"Não o que eu quero, porém o que tu queres." (Mc 14, 36) P Jesus nos ensina que o Pai tem um plano de amor para cada um de nós, que Ele nos ama com um.
CAPÍTULO IV DA PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS
ESCOLA DE CRESCIMENTO Quadrangular Vila Industrial - Todos os Dias, no Templo e nas Casas (At 5.42)
ESE, Capítulo III – 13 a 15. “(..) o nosso globo, como tudo o que existe, está submetido à lei do progresso. Ele progride, fisicamente, pela transformação.
Transcrição da apresentação:

A Deficiência Mental na Visão Espírita O Passado A Visão Científica A Visão Espírita Debate: Modo de agir e inclusão

O Passado Na antiguidade (grega e romana), constatamos o desprezo e mesmo a eliminação das crianças que nasciam com algum tipo de defeito, seja ele físico ou mental: a maioria dos povos primitivos permitiam a morte dos recém-nascidos que eram deformados, doentes, bastardos ou cujas mães tinham morrido ao dar a luz. (Our Oriental Heritage, Will Durant).

Na Idade Média, surgiram as dúvidas: e se o deficiente fosse um aplacador da cólera divina, a receber uma vingança celeste? Ou teria uma alma, mas não teria virtudes? Como poderia ser salvo do inferno? O desconhecimento quase que completo, levou à busca de tratamentos antiquados e dolorosos aos doentes. A trepanação consistiam na abertura de buracos nos crânios dos doentes de 2,5 a 5 cm de diâmetro. Os “doutores” buscavam remover a “pedra da loucura” que acreditavam existir nos cérebros dos doentes. O que acontecia de fato é que eram feitas verdadeiras mutilações que acabavam por deixar os pacientes privados de certos movimentos.

Visão Médica Do ponto de vista médico, identificam-se disposições gerais como agentes causadores da deficiência mental e também fatores biológicos, psicológicos e sociais. Face a esta realidade, existem várias alternativas terapêuticas e formas de reabilitação, conforme o grau de comprometimento orgânico.

“A medicina procura descrever seus efeitos e, por vezes, alcança causas imediatas, mas ainda permanece a grande incógnita da causalidade primeira do problema”. “A causa, sendo sempre anterior ao efeito e desde que não se encontre na vida atual, é que pertence a uma existência precedente”.

Visão Espírita "Em verdade, em verdade vos digo: Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo“ (Jesus) LE 371 - A opinião de que os cretinos e os idiotas teriam uma alma de natureza inferior tem fundamento? – Não. Ele têm uma alma humana, freqüentemente mais inteligente do que pensais, e que sofre com a insuficiência dos meios de que dispõe para se comunicar, como o mudo sofre por não poder falar.

“São espíritos em punição que vivem em corpos de idiotas: é uma expiação, imposta ao abuso que tenham feito de certas faculdades; é um tempo de suspensão.” “Os entraves que o espírito prova em suas manifestações são para ele como as cadeias que constrangem os movimentos de um homem vigoroso.” (LE 372~373)

O Céu e o Inferno 2ª Parte, Cap. VIII 3. (Evocação de Carlos) R. Sou um pobre Espírito preso à Terra por um pé como se passarinho fosse. 4. Presentemente, isto é, como um Espírito, tendes consciência de vossa nulidade neste mundo? R. Decerto que sinto o cativeiro

6. Experimentais no estado espiritual qualquer sensação dolorosa oriunda do vosso estado corpóreo? R. Sim, por isso que é uma punição. 7. Lembrai-vos da precedente encarnação? R. Oh! Sim, e ela é causa de meu exílio de hoje. 8. Que existência era essa? R. A de um jovem libertino no reinado de Henrique III. 9. Dizeis ser uma punição a vossa condição atual... acaso não a escolhestes? R. Não.

13. Tendes, quando acordado, a consciência do que se passa, apesar da imperfeição dos vossos órgãos? R. Vejo e ouço, mas meu corpo nada vê nem percebe. 14. Poderemos fazer alguma coisa de proveito por vós? R. Nada.

“Esse mutismo moral e físico constitui uma das mais cruéis punições terrenas. A provação nem por isso é improfícua, porque o Espírito não fica estacionário na prisão carnal; esses olhos estúpidos vêem, esses cérebros deprimidos concebem, conquanto nada possam traduzir pela palavra e pelo olhar.” “A loucura também é punição ao abuso das mais elevadas faculdades; o louco tem duas personalidades — a que delira e a que tem consciência dos seus atos sem poder guiá-los.”

“A loucura não é das leis divinas, pois resultando materialmente da ignorância, da sordidez e da miséria, pode o homem debelá-la. Os modernos recursos da higiene, que a Ciência hoje executa e a todos faculta, tende a destruí-la.”