Universidade Federal de Campina Grande – UFCG AERH Laboratório de Hidráulica II Visitas Técnicas Renato de Melo Filho renatinho.777@gmail.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os fenômenos atmosféricos
Advertisements

Pegada Hídrica: novas maneiras de quantificar a água
Formação , Tipos e Medição
HIDROLOGIA E DRENAGEM ST – 306PLUVIOMETRIA FACULDADE DE TECNOLOGIA FT – UNICAMP – LIMEIRA PROF. HIROSHI PAULO YOSHIZANE.
Estação meteorológica principal de Viçosa-MG (Vista parcial).
CAPÍTULO 03 – EVAPORAÇÃO E TRANSPIRAÇÃO
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
Gerenciamento Municipal de Recursos Hídricos
Décima terceira aula Iniciamos apresentando a solução do exercício proposta na aula anterior.
Introdução Esta apresentação tem como objetivo de demonstrar as atividades desenvolvidas a um certo período de tempo pela bolsista, Ana Paula. As atividades.
Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro
Aluna de mestrado: Myrla de Souza Batista
Aluna de mestrado: Myrla de Souza Batista
CICLO HIDROLÓGICO.
Estimativa do Escoamento Precipitação Efetiva
Processo de Precipitação Por Osvalcélio Fortunato
CARACTERÍSTICAS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro
Rodolfo Luiz Bezerra Nóbrega – Graduando de Engenharia Civil
EVAPORAÇÃO E EVAPOTRANSPIRAÇÃO
Campina Grande, Agosto de 2007
Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Prof. Dr. Cristiano das Neves Almeida
Cap.8 - Medição de velocidade em escoamentos
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA Disciplina: FLG CLIMATOLOGIA I Estação Meteorológica Automática do LCB - USP Professor:
METEOROLOGIA.
Gestão da coleta de dados de quantidade e
Fenômenos de Transporte I Aula teórica 07
Método de Referência par Determinação de Material Particulado
Noções de Previsão do Tempo
Medidas de Níveis Direta e Indireta
Fenômenos de Transporte I Aula teórica 12
Monitoramento Mensal Projeto Cisternas
FATORES E PRINCIPAIS ELEMENTOS DO CLIMA
Nivelamento para a Área de Recursos Hídricos – PEC/ COPPE
Seja muito bem-vindo ao PPGRHS!. Seja muito bem-vindo ao PPGRHS!
Elementos do Clima.
Densidade de um liquido Escola Secundária da Ramada
REVISÃO PROVA Mensal Ciências – 2º Bimestre Profª. Luciana
TEMPO E CLIMA METEOROLOGIA: Parte da ciência que estuda o tempo e suas variações. TEMPO: condições climáticas em um dado momento do dia, de dois dias.
Evapotranspiração (quantidade de água perdida evaporação da superfície do solo ou água e transpiração das plantas em mm)
PREVISÃO DO TEMPO A meteorologia é a ciência que estuda as condições atmosféricas e, com isso, auxilia na previsão do tempo.
Laboratório de Hidráulica
A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS
Temperatura Pressão Ventos Umidade Precipitação
Importância da evapotranspiração para o ambiente agrícola
VERTEDORES INSTRUMENTOS PARA MEDIÇÃO DE VAZÃO EM CURSOS D’ÁGUA NATURAIS E EM CANAIS CONSTRUÍDOS.
Dinâmica da interação entre cápsula porosa água e ar
Revisão Prova Mensal 6º Ano AB – 2º Bimestre PRESSÃO ATMOSFERICA
Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro
INFILTRAÇÃO E ÁGUA NO SOLO
Elementos meteorológicos
Banco de dados do projeto MilênioLBA Análise, tratamento e disponibilização O uso da informática é fundamental para o desenvolvimento dos projetos de pesquisas.
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 2° BIMESTRE – 6°S ANOS
Atmosfera, clima e tempo.
Instrumentos de medição - Temperatura
Gustavo Henrique Talmon Andrade Yuri Marchesini
gestão dos recursos hídricos 2010
DINÂMICA CLIMÁTICA.
Instrumentos Meteorológicos e Métodos de observação (ACA 221)
Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional.
CCA 039 – Irrigação e Drenagem
Estática dos Fluidos Variação da Pressão de um fluido em Repouso
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
Curso Fenômenos de Transporte
Faculdade Pitágoras de Betim
Capítulo 10 - Medições variadas
POSTOS METEOROLÓGICOS 1. Introdução Meteorologia é a ciência que estuda os elementos e os fenômenos que ocorrem na atmosfera, sob o ponto de vista físico.
Evaporação e Evapotranspiração
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Campina Grande – UFCG AERH Laboratório de Hidráulica II Visitas Técnicas Renato de Melo Filho renatinho.777@gmail.com Campina Grande – PB 19 de agosto de 2008

Introdução Ao longo da bolsa de iniciação científica PIBIC-Jr, foram realizadas visitas à diferentes lugares com o intuito de ver o dia-a-dia das pessoas que fazem o projeto Cisternas, o qual estou incluso, além de presenciar o processo que se dá para verificar a qualidade da água, fazer testes, entre outros. Foram visitados três laboratórios da UFCG, os quais são: Bacia-Escola em São João do Cariri; Laboratório de Hidráulica I da UFCG e Laboratório de Saneamento II e Microbiologia da UFCG.

Visita à Bacia-Escola Foi feita uma visita à Bacia-Escola, a qual está localizada no município de São João do Cariri – PB Foram vistos os equipamentos de medição de umidade relativa do ar, pluviometria, radiação global, e outros instalados em tal localidade.

Também foi vista a realidade hídrica e climática da região. Além disso, se viu a prática do nosso projeto por meio dos modelos utilizados para testes de vazão ou qualidade da água captada. A seguir, algumas anotações sobre os equipamentos da estação pluviométrica.

Equipamento Função e Observações Anemômetro Pluviógrafo Pluviômetro É um instrumento que mede a intensidade e direção dos ventos. Foi observada a presença de vários deles, um de solo, um de 2m, um de 10m, entre outros. Pluviógrafo É responsável pela medição da intensidade e duração das chuvas. Pode-se observar que havia vários deles na estação. Pluviômetro Mede a quantidade de chuva precipitada; a leitura da medição deste equipamento é feita várias vezes ao dia. Heliógrafo Este mede a duração e intensidade da radiação solar, na estação observou-se dois tipos do mesmo. Psicrômetro É um instrumento que mede a umidade relativa do ar. Ele é composto de dois tubos, um com um “copinho de água” na ponta e o outro ao ar livre; para obter esta medição, faz-se a média entre os dois tubos. Geotermômetro Equipamento utilizado na medição da temperatura do solo em vários níveis de profundidade. Termômetro de máxima e mínima Instrumento que afere a temperatura ambiente. Semelhante ao psicrômetro, esse é composto de dois tubinhos, um paralelo ao chão, e o outro concorrente (mas não toca o chão); por questões físicas, eles medem a temperatura máxima e média ao mesmo tempo. Para o resultado, é feita uma média entre os dois. Evaporímetro Este fica na superfície de um tanque Classe A com água, à exposição solar, onde é medida a quantidade de água antes e na hora da coleta, a diferença dessas é a quantidade de água que evaporou.

Visita ao laboratório de Hidráulica I Foi visitado o laboratório de hidráulica I no dia 11/06/2008 com Marília e Dennyele. Foram apresentados por Zacarias, o monitor da disciplina Fenômenos de Transportes, e Ismael José Pereira, técnico do mesmo, os equipamentos que lá estão instalados. A listagem dos mesmos, segue.

Equipamentos que estão no laboratório de Hidráulica I Tubo de Pitot; Orifícios e Bocais; Cronômetros; Termógrafo; Medidor de Profundidade de Poços; Micromolinete; Pluviômetro; Pluviógrafo; Linígrafo; Vertedores; Manômetro; Bourdon; Diferencial em U; Piezômetros; Provetas; Flutuadores; Termômetros; Barômetros; Vacuômetro; Micrômetro; Régua Linimétrica; Heliógrafo; Instrumentos para determinação da tensão superficial e estudo do golpe de aríete; Sifões; Túnel de Fumaça. Molinete;

Viu-se como se fazem cálculos precisos sobre determinados assuntos como pressão, vazão, qualidade de líquidos, e outros por meio de teoremas, cálculos, e com a ajuda dos equipamentos citados. O laboratório desenvolve atividades didáticas através de experimentos relacionados à água e outros fluídos, além de atividades de pesquisa na área de recursos hídricos.

Visita ao laboratório de Saneamento II e Microbiologia Foi visitado o laboratório de Saneamento II e Microbiologia da UFCG, o qual está localizado no bloco CV do campus de Campina Grande . A visita foi supervisionada pela professora Adriana Tavares, estudante de Mestrado do laboratório visitado.

Foi vista a importância de uma base de experiências para se fazer análises da água que está sendo armazenada pelo sistema de armazenamento de água de chuvas por cisternas. O objetivo foi de conhecer o laboratório, entender como se analisa a qualidade da água armazenada pelo sistema de captação de água de chuvas por cisternas, além de presenciar um exemplo do dia-a-dia das pessoas que fazem parte do projeto até então desconhecida.

Considerações Finais Pôde-se, com todas estas visitas, aprender muito sobre a parte prática do projeto Cisternas, o qual faço parte no laboratório de hidráulica II. Muitas curiosidades também puderam ser vistas com o desenrolar das mesmas, como o aprendizado do processo de coleta dos dados climáticos e pluviométricos, que puderam ser aprendidos na estação pluviométrica de São João do Cariri.

Fotos