Geografia Humana e econômica Novembro 2008. Trabalho decente Organização Internacional do Trabalho - ONU TRABALHO DECENTE Trabalho Decente é um trabalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jornada Mundial pelo Trabalho Digno
Advertisements

Gabrielle Selani Cicarelli
CAMPANHA “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical” REALIZAÇÃO Central Única dos Trabalhadores Secretaria Nacional Sobre.
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
Realidade dos Centros Urbanos
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Um olhar sobre alguns indicadores José Marcelino de Rezende Pinto FFCLRP-USP Maio/2008.
I ENCONTRO REGIONAL DO NORDESTE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS JOÁO PESSOA – 25 A 27 DE NOVEMBRO Educação de Jovens e Adultos e o Mundo do Trabalho:
Gênero e Normas da OIT As duas fases no tratamento de Gênero pela OIT:
MPS – Ministério da Previdência Social SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social A Mulher e a Previdência Social BRASÍLIA, MARÇO DE 2006.
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Inclusão Digital x Educação Digital
Uma estratégia democrática e criativa para a reforma trabalhista
Arnaldo Niskier da Academia Brasileira de Letras e presidente do CIEE/Rio UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Rio de Janeiro, 7 de agosto de 2009.
PROGRAMA DE ESTABILIDADE SOCIAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Fluxo de Trabalho – mercado
Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG
Cenário da Construção Civil
AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO GOVERNO RELATÓRIO DA OCDE
Até 2014, o país deve receber aproximadamente 5.9 milhoes de turistas, com a entrada de billhoes de reais (US$ 5.9 billion) [Fonte: Fundacao Getulio.
Declaração da OIT sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho
A primeira infância,cidadania já.
As organizações do trabalho
ISO A NORMA INTERNACIONAL DE RESPONSABILIDADE E O MOVIMENTO SINDICAL
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
A prioridade absoluta como resgate das minorias sociais
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT.
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Portugal nos dias de hoje
PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Uma iniciativa pela globalização dos direitos. O QUE É O OBSERVATÓRIO SOCIAL É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO.
Criança não é risco, é oportunidade
Website: ANFALPET - Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação Av.: Paulista, nº 1313 – 10º Andar –
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Uma iniciativa pela globalização dos direitos. O QUE É O OBSERVATÓRIO SOCIAL É uma iniciativa da CUT BRASIL em parceria com: DIEESE, CEDEC e UNITRABALHO.
O SETOR DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
DESENVOVIMENTO INCLUSIVO e os
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
Foz do Iguaçu – 28/08/2008 Pacto Global. O que é o Pacto Global Iniciativa das Nações Unidas, propondo à comunidade empresarial, às agências da ONU e.
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
O Pacto Mundial para o Emprego: Uma resposta à crise Escritório da OIT no Brasil Seminário sobre a Elaboração do PNTD e a Participação dos Trabalhadores.
Projeção da população por sexo e idade: Brasil
“Podem as empresas sustentáveis
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Escritório Internacional do Trabalho Departamento de Empresas Multinacionais DECLARAÇÃO TRIPARTITE DE PRINCÍPIOS RELATIVOS ÀS EMPRESAS MULTINACIONAIS E.
A PREVIDÊNCIA SOCIAL E O IDOSO
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
1 AULA : Unidade I Direito Coletivo do trabalho Introdução Definição Aspectos Gerais Conflitos Coletivos de trabalho e sua resolução.
Envelhecimento no Brasil
Trabalho Digno: Um objetivo comum para Jovens e Sindicatos na África DIA Insa (Ben Said) Equipe de Trabalho Digno Pretória Especialista em Educação de.
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
OIT – 90 ANOS A visão da indústria brasileira Câmara dos Deputados Comissão 28 - abril
SECRETARIAFORMAÇÃOSINDICALSECRETARIAFORMAÇÃOSINDICAL FORMACIÓN FACILITADORES - TUTORES EN TRABAJO DECENTE AL CUBO Buenos Aires 25/06 al 06/07/2012 O CURSO.
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CCHS – CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DISCIPLINA: DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO PROFESSORA: TATIANA CALANDRINO ALUNAS:
Trabalho Decente na América Latina. A REDE A Rede Latino-Americana de Pesquisa sobre Empresas Multinacionais (RedLat) é uma iniciativa criada em outubro.
Transcrição da apresentação:

Geografia Humana e econômica Novembro 2008

Trabalho decente Organização Internacional do Trabalho - ONU TRABALHO DECENTE Trabalho Decente é um trabalho produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, eqüidade, e segurança, sem quaisquer formas de discriminação, e capaz de garantir uma vida digna a todas as pessoas que vivem de seu trabalho. Os quatro eixos centrais da Agenda do Trabalho Decente são a criação de emprego de qualidade para homens e mulheres, a extensão da proteção social, a promoção e fortalecimento do diálogo social e o respeito aos princípios e direitos fundamentais no trabalho, expressos na Declaração dos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho da OIT, adotada em 1998: Liberdade de associação e de organização sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva (Convenções 87 e 98) Liberdade de associação Eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou obrigatório (Convenções 29 e 105) trabalho forçado ou obrigatório Abolição efetiva do trabalho infantil (Convenções 138 e 182) trabalho infantil Eliminação da discriminação em matéria de emprego e ocupação (Convenções 100 e 111)discriminação

Agenda OIT

Investimentos em Conhecimentos Teóricos e Práticos e Empregabilidade Na maior parte dos países, os investimentos dos setores público e privado no desenvolvimento dos recursos humanos continuam sendo insuficientes. O programa InFocus sobre investimentos em conhecimentos teóricos e práticos e empregabilidade visa relacionar um maior investimento em desenvolvimento de recursos humanos como forma de contribuir para o crescimento do emprego. Uma atenção especial é dispensada às necessidades de formação dos grupos mais vulneráveis de trabalhadores, incluindo os que estão no setor estruturado.

Emprego para jovens Emprego e formação de jovens A OIT E O EMPREGO DE JOVENS No âmbito do emprego de jovens, a rápida globalização do mundo e os avanços tecnológicos oferecem novas oportunidades de trabalho produtivo. Porém, para muitos jovens, essas tendências apenas aumentam sua vulnerabilidade inerente. Estima-se que, mundialmente, uma em cada cinco pessoas com idade entre 15 e 24 anos está desempregada, ou seja, 88 milhões de jovens, que representam mais de 40% do total de desempregados. Destes, 85% encontram-se em países em desenvolvimento. E as perspectivas de melhoria não são animadoras, já que é esperada a entrada de 660 milhões de jovens no mercado de trabalho nos próximos dez anos. No Brasil, o desemprego de 3,5 milhões de jovens com idades entre 16 e 24 anos, cerca de 45% da força de trabalho nacional, reforça a preocupação da OIT com o emprego de jovens. A grande dúvida é se, mesmo na melhor das hipóteses, haverá oportunidades de emprego suficientes para acomodar toda essa força de trabalho e se os empregos seriam produtivos e decentes, já que 93% dos empregos até agora disponíveis para esse grupo estão na economia informal, de baixa remuneração, com pouca ou nenhuma segurança e benefícios e perspectivas de crescimento. É importante lembrar que, muitas vezes, os jovens hoje desempregados são os trabalhadores infantis de anos atrás. Dessa forma, o aumento das oportunidades de trabalho decente para jovens não pode ser dissociado dos esforços de erradicação do trabalho infantil e da melhoria de perspectivas de emprego para adultos. Além do mais, o problema do desemprego de jovens reflete e perpetua déficits de trabalho decente nas famílias, comunidades e grupos.

População Jovem Dimensionando o grupo etário – 15 a 24 anos. Estudo mais detalhado: período até 1996.( IBGE). Atualização de dados: Censo 2000 – PNAD 2005 – Contagem 2007 – ( recenseado) SEADE para RMC– previsão 2008 – –