Eng. RICARDO K.S. FERMAM; D.Sc.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução Conmetro nº. 11, de 20/12/2006
Advertisements

Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I
CONMETRO Órgão Normativo do Sinmetro
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações
Conceitos Básicos de Medição
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Atividades da Diretoria da Qualidade - Dqual
CGCRE/INMETRO “Acreditação de Laboratórios”
RACIONALIZAÇÃO DAS AÇÕES
CGCRE/INMETRO Acreditação de Laboratórios
Ricardo de Oliveira Coordenador de Planejamento CONTRATO DE GESTÃO DO INMETRO.
Diretoria da Qualidade do Inmetro
INFRAESTRUTURA DO SENAI: Equipe de 150 profissionais capacitados (especialistas, mestres e doutores); Competência comprovada por serviços prestados.
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
Encontro de Organismos de Avaliação da Conformidade ENOAC
Acreditação de organismos de avaliação de conformidade
Marcelo Castilho de Freitas
Encontro Nacional de Organismos de Avaliação da Conformidade 10 de junho de 2009.
Workshop sobre Certificação de Equipamentos Eletromédicos
Componentes Automotivos Fabio Real e Marcelo Monteiro
© EJRos Brasil Todos os direitos reservados Workshop EJRos - ABNT NBR ISO 9001: Edição com Alterações Comentadas “Tornando Sua Empresa Mais.
Reunião Regional Nordeste – 2014 RBMLQ-I Alexandre Dias de Carvalho Chefe da Divisão de Supervisão em Metrologia Legal Supervisão em Metrologia Legal Dimel/Disme.
Necessidades Relativas a Metrologia
Programa Oficina de Trabalho: Plano de Ação Quadrienal - 04/12/2006 Comissão Permanente dos Consumidores - CPCon Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro.
Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 Regulamentos Técnicos e Avaliação da Conformidade.
Rede SENAI de Construção Civil
CB 32 – LUVAS CIRÚRGICAS E LUVAS PARA PROCEDIMENTOS NÃO CIRÚRGICOS Riscos Biológicos.
São Paulo, 09 de junho de 2014 JOÃO CARLOS ANTUNES DE SOUZA Divisão de Acreditação de Laboratórios Divisão de Acreditação de Laboratórios – DICLA/Cgcre.
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
SESSÃO III: Política industrial, Certificação e Competitividade Empresarial IV Oficina de Educação Corporativa - 28 e 29 de novembro de 2006 Ministério.
Ana Luisa Guéron y Ricardo Fermam Inmetro / Brasil Montevideo, de marzo de 2006 TALLER REGIONAL DE LA ALADI SOBRE LA APLICACIÓN DEL ACUERDO OTC Punto.
SURRS Diretoria de Fiscalização Utilização da rede de ensino estadual como um elemento estratégico para a disseminação da cultura da avaliação da conformidade.
ESCOPO FLEXIVEL ABNT NBR ISO/IEC 17025
Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade Audiência Pública em Comemoração ao Dia Internacional do Consumidor Discussão sobre os Maiores.
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Oficina da Dicla 25 a 28 de maio de 2009 II WORKSHOP DE INSPETORES BPL Rio de Janeiro 10 e ELISA ROSA DOS SANTOS Gestor de Acreditação.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Política Industrial e Competitividade Armando Mariante Presidente do Inmetro.
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Indústria Automobilística Brasileira Autoveículos e Máquinas Agrícolas Marcus Vinicius Aguiar São Paulo, 9 de junho de 2009.
COORDENAÇÃO-GERAL DE ACREDITAÇÃO - Cgcre
Workshop com os Organismos de Certificação
PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade 7º Congresso Simepetro A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROFª Drª Cláudia Rech – junho O QUE É ? ABNT NBR ISO 14001:2004 “Parte do sistema.
REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 1º CICLO 2011 NATAL/ RN Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação O papel da Acreditação na Metrologia.
Desafios e Benefícios de um
Marcos Borges Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade Brasília, 9 de Abril de 2013 Programa Brasileiro de Etiquetagem.
Sistema de Gestão da Qualidade
Evidência de auditoria:
Qualidade Ambiental ABNT Guy Ladvocat – Setembro 2015.
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
MERCADO VERDE ONGS no mundo – 50 milhões de associados. Rotulagem industrial crescente – mecanismos de Avaliação do ciclo de Vida (ACV). Credibilidade.
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
10 a 12/11/15 Treinamento sobre o Novo Papel do Avaliador Líder Patricia Weigert de Camargo Chefe da Nuale MUDANÇAS NA NIT-DICLA-029 DECORRENTES DA AVALIAÇÃO.
Nit-Dicla-057: Critérios para Acreditação da Amostragem de Águas e Matrizes Ambientais Victor Pavlov Miranda Gestor de Acreditação.
OFICINA ISO – Diretrizes de Responsabilidade Social Realização : Fórum Governamental de Responsabilidade Social Brasília, 17 e 18 maio de 2012 (Interlegis)
CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE.
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
III Conferência Nacional de CT&I Brasília, de novembro de 2005 João Alziro Herz da Jornada Presidente do Inmetro A perspectiva do Inmetro A perspectiva.
- INT 3 as Tecnológicas - INT Alfredo Lobo Diretor da Qualidade RJ, 28/06/2011 Cachaça do Rio de Janeiro Qualidade e Perspectivas para Certificação Certificação.
Transcrição da apresentação:

Programa de Acreditação de Organismos de Verificação de Inventários de Emissões de GEE Eng. RICARDO K.S. FERMAM; D.Sc. Coordenação Geral Acreditação do Inmetro Brasília/DF, 02/10/2013

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia Metrologia Científica e Industrial Metrologia Legal Avaliação da Conformidade e Regulamentação Técnica Acreditação de Organismos e Laboratórios Ponto Focal do Acordo sobre Barreiras Técnicas da OMC Tecnologia e Inovação Educação e Informação

CONCEITOS IMPORTANTES

ACREDITAR NÃO É DELEGAR COMPETÊNCIA - Quando o Inmetro acredita, não Inmetro é o Organismo de Acreditação reconhecido pelo Governo Brasileiro No Inmetro a função acreditação é da Coordenação Geral de Acreditação - Cgcre. ACREDITAR NÃO É DELEGAR COMPETÊNCIA - Quando o Inmetro acredita, não significa que alguém está realizando essa atividade em nome do Inmetro.

“Acreditação é o processo pelo qual o Inmetro (Cgcre) avalia se um organismo de avaliação da conformidade (OAC) possui competência técnica para desempenhar suas atividades”. “Organismo de avaliação da conformidade (OAC) é a empresa que verifica se um produto, processo, sistema, pessoa, inventário, projeto, empresa, etc. atende requisitos estabelecidos em normas técnicas e/ou regulamentos.” COMPETÊNCIA CONFORMIDADE

ACREDITAÇÃO - RECONHECIMENTOS INTERNACIONAIS

PROGRAMA DE ACREDITAÇÃO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE ACREDITAÇÃO

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO 2009 – Prevendo as mudanças que estavam por vir, a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) iniciou o processo para implementar o Programa de Acreditação de OVVs. 2011 – Realização de 1º Workshop sobre Acreditação de OVVs 2012/2013 Desenvolvimento e implantação do Programa de Acreditação de Organismos Validadores e Verificadores de Inventários de GEE; Participação na Tradução das Normas ABNT NBR ISO 14065 e ABNT NBR ISO 14066; Desenvolvimento das normas internas; Realização de cursos na ABNT NBR ISO 14065 e no Programa Brasileiro GHG-Protocol.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO Pesquisa com outros OAs e consultas com experts

ESTRUTURA DO ESCOPO DE ACREDITAÇÃO

ESTRUTURA DO ESCOPO DE ACREDITAÇÃO – Projeto Piloto ABNT NBR ISO 14065 + ABNT NBR ISO 14066 + ABNT NBR ISO 14064-3 + IAF MD 6:2007 e Normas Internas Programa Brasileiro GHG Protocol Setores de Verificação Normas de Acreditação Programas Atividades e Setores

ESTRUTURA DO ESCOPO DE ACREDITAÇÃO Setores Verificação de Inventários Extração, Produção e Refino de Óleo e Gás, incluindo Produtos Petroquímicos Geração de Energia Manufatura Produção de metal Mineração e Produção mineral Transações de Energia Elétrica Produção Química Manuseio e Eliminação de Resíduos Agricultura, Florestas e outros Usos da Terra Geral

PROJETO PILOTO

MARCOShere SET/2015 OVVs ACREDITADOS INÍCIO DO PILOTO FINAL DO PILOTO 12/06/2013 CANDIDATOS 14 POTENCIAIS OVVs OVVs ACREDITADOS 14/06/2014 FINAL DO PILOTO SET/2015 MARCOShere

Processo de Acreditação Solicitação Análise da Documentação Avaliação no Local Avaliação de Desempenho Decisão

ORGANISMO DE VERIFICAÇÃO DISPONÍVEL EM: 14/06/2014 ORGANISMO DE VERIFICAÇÃO ACREDITADO

Muito Obrigado!