SEMINÁRIO “e-proinfo Educação sem distância”

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Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO “e-proinfo Educação sem distância” Secretaria de Educação da Distância Ministério da Educação SEMINÁRIO “e-proinfo Educação sem distância” EAD NA CAPACITAÇÃO DO PROINFO Maria Elisabette Brisola Brito Prado Docente da PUCSP Pesquisadora-Colaboradora do NIED-UNICAMP Maio de 2004

de ensinar e de aprender EAD desenvolvida por meio das mídias digitais Rompe com as restrições de espaço geográfico, podendo atingir um maior número de pessoas Propicia novas formas de ensinar e de aprender Concepção de EAD que privilegia as interações e o trabalho colaborativo

EAD requer um ambiente virtual de suporte para aprendizagem Como por exemplo: e-Proinfo Por que? Ambiente virtual é constituído por diversas ferramentas que permitem a organização e administração do curso, bem como a comunicação entre os participantes.

Tais como: Organização: informações, conteúdos, atividades, referências Bibliográficas Administração: Cadastro, abrir curso, alocar turmas, definir perfil, criar temas, Acompanhamento estatístico Comunicação: debater idéias, compartilhar experiências, reflexões, questionamentos... (de forma assíncrona e síncrona)

Ambiente virtual Design Educacional Viabiliza a criação - a identidade de um curso Design Educacional que atende as especificidades de propósitos, características da população e dos conteúdos envolvidos

Na formação de profissionais que atuam com a tecnologia na escola Design Educacional baseado por princípios que articulam: Teoria e Prática Ensino e Aprendizagem Ação e Reflexão Individual e Coletivo Razão e Emoção Aprendizado contextualizado Contemplando o cotidiano destes profissionais

EAD propicia o aprendizado contextualizado por meio da mediação pedagógica feita no ambiente virtual Contextualização Ambiente virtual Mediação Pedagógica Materiais Interação Atividades Concepção articuladora Ensino e Aprendizagem

O aluno explicita seu processo de aprender Nesta perspectiva o ambiente virtual favorece: ao professor conhecer o aluno e acompanhar o seu processo de aprendizagem A trajetória do aluno fica registrada nos vários espaços do ambiente virtual. O aluno explicita seu processo de aprender via escrita. desenvolver o “ensino” por meio das recriações das situação de aprendizagem e de estratégias de mediação pedagógica

Dois exemplos de cursos de capacitação desenvolvidos por meio do ambiente virtual e-Proinfo Formação de gestores escolares e coordenadores para a gestão de tecnologias de informação e comunicação UFPA-SEDUC-PROINFO-SEED-MEC-PUCSP Projeto de Formação de Educadores para Integração de Tecnologias na Escola Curso - Aprendizagem: Formas Alternativas de Atendimento Secretaria de Estado da Educação de Goiás Superintendência de Educação a Distância e continuada Gerência de Novas Tecnologia Parceria com a PUCSP

Formação de gestores escolares e coordenadores Exemplo - 1: Formação de gestores escolares e coordenadores para a gestão de tecnologias de informação e comunicação Coordenadores: Profas. Maria Elizabeth B. de Almeida e Myrtes Alonso 340 cursistas da região norte (diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógico e coordenadores) 14 turmas (10 professores–doutores: 9 PUCSP e 1 UFPA) 14 Monitores (mestrandos e doutorandos da PUCSP) Maio a Outubro de 2002 - total 94 horas

Objetivos Superação da dicotomia entre o pedagógico e o técnico administrativo Domínio das TICs voltado à função dos gestores - auxílio na gestão escolar Propiciar o reconhecimento das contribuições das TICs no processo de ensino e aprendizagem Criar um ambiente de formação continuada e de uma nova cultura na escola incorporando as TICs

O curso foi realizado em 4 fases: 1ª fase: 20h - nas capitais da Região Norte Introdução ao Windows, Word e Internet, sob a responsabilidade de multiplicadores dos NTE´s. 2ª fase: presencial em 20h - com docentes especialistas da UFPA e da PUCSP Análise dos problemas do cotidiano dos Gestores; Introdução ao ambiente virtual e-Proinfo; . Elaboração de atividades práticas a serem realizadas nas escolas.

3ª fase: à distância em 30h – acompanhamento dos docentes especialistas e monitores pedagógicos Atividades realizadas nas escolas com orientações dos formadores via e-Proinfo. 4ª fase: presencial em 24h - com docentes especialistas da UFPA e PUCSP Elaboração de uma proposta de uso articulado e integrado das diferentes tecnologias disponíveis na escola, para a gestão pedagógica e administrativa.

Algumas considerações: Uso de material impresso e fitas da TV- Escola Comunicação: via telefone, fax, correio postal Dificuldades de acesso a Internet Estado de Roraima e Amapá – maior dificuldade Outros superaram as dificuldades. Exemplos: - Gestores de Redenção – utilizaram Internet da Prefeitura - Alguns tiveram acesso em locais particulares Apoio dos multiplicadores dos NTEs Evasão ocorreu em torno de 10% a 12%

Alguns resultados Empenho maior dos gestores para prover o uso dos laboratórios das escolas e de melhoria dos equipamentos, acesso a internet Início de um trabalho colaborativo envolvendo comunidade interna e externa Parceria entre as escolas ( canal de comunicação e troca de experiências) Envolvimento dos multiplicadores

Aprendizagem: Formas Alternativas de Atendimento Exemplo - 2 Curso de formação Aprendizagem: Formas Alternativas de Atendimento Coordenadores: Profs. Maria Elizabeth B. de Almeida e José A. Valente 136 cursistas do estado de Goiás Proformação – 43 Multiplicadores - TV Escola – 68 Equipe pedagógica da Gerência de NT – 12 Representantes das Superintendências – 05 (E.Médio, Fundamental, Profissional, Especial e Gestão) 5 turmas ( 5 professores–doutores da PUCSP) 5 Monitores (mestrandos e doutorandos da PUC-SP) Dezembro/2003 a junho/2004 – total 180 horas

Criação de grupos colaborativos formados por Objetivos Criação de grupos colaborativos formados por profissionais do Proinfo, Proformação e TV Escola para integrarem tecnologias de EAD às ações de formação que realizam. Integração das tecnologias Integração das equipes Preparação destes profissionais para atuarem com EAD na capacitação, atualização e no acompanhamento do trabalho prático nas unidades escolares.

Etapa do curso: 1a. etapa presencial – 40h -Criação de vínculos e formação dos grupos para trabalho integrado -Familiarização com o e-Proinfo 2a. Etapa distância - 65h -Fundamentos de EAD -Atividades reflexivas sobre aprendizagem -Elaboração em grupo do Design Educacional de curso-piloto -Implementação do Curso-piloto no e-Proinfo (22 cursos-piloto – 1 para cada grupo de cursista)

3a.etapa presencial – 40h -Apresentação e análise dos cursos-piloto -Sistematização sobre questões de EAD -Esboço do Projeto de Formação realizado pelos Grupos 4a.etapa distância – 35h Elaboração do Projeto de Formação em grupo Produção individual – reflexão sobre o próprio percurso de aprendizagem

e-Proinfo Turma A e-Proinfo Turma B e-Proinfo Turma C Piloto 1 e-Proinfo Piloto 4 e-Proinfo Turma A e-Proinfo Piloto 5 e-Proinfo Piloto 2 e-Proinfo Turma B e-Proinfo Piloto 6 e-Proinfo Piloto 3 e-Proinfo Piloto 7 e-Proinfo Piloto 9 e-Proinfo Piloto 8 e-Proinfo Piloto 10 e-Proinfo Turma C e-Proinfo Piloto11 e-Proinfo Piloto 18 e-Proinfo Piloto 12 e-Proinfo Piloto 19 e-Proinfo Piloto 13 e-Proinfo Turma E e-Proinfo Piloto14 e-Proinfo Turma D e-Proinfo Piloto 20 e-Proinfo Piloto 15 e-Proinfo Piloto 21 e-Proinfo Piloto 22 e-Proinfo Piloto16 e-Proinfo Piloto17

Os 22 Cursos-Pilotos desenvolvidos no e-Proinfo Envolveram a participação de cursistas: Gestores Professores do EJA e de Alfabetização Dinamizadores Professores de escolas (projetos) Programas: Rádio Escola TVDigital

Algumas Considerações Consolidação das Equipes de Profissionais dos diferentes Programas Trabalho em grupo complementaridade dos diferentes talentos No ambiente de EAD – vivenciando uma forma colaborativa de aprender tem contribuído para o desenvolvimento de uma nova postura: aprendente e ensinante Como formadores em EAD vivenciamos uma nova gestão pedagógica – recriando estratégias e fazendo as regulações do processo de aprendizagem individual, em grupo e coletivo nas turmas e entre as turmas

Sistematizar uma forma de organização do trabalho em EAD Nossa experiência Os ambientes virtuais Sistematizar uma forma de organização do trabalho em EAD Registro do processo construído na ação e nas interações Ampliar nosso escopo de análise e de compreensão sobre a aprendizagem e as estratégias desenvolvidas na mediação pedagógica

Maria Elisabette B.B. Prado eamil: beprado@terra.com.br