PLANEJAMENTO 2009 CGDNCT Brasília 3 e 4 de março de 2009 Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento Nacional de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano “VISA na Atenção Básica”
Advertisements

Programa Sala Virtual de Apoio à Negociação do Trabalho no SUS
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
A Gestão Social pode ser vista como...
Saúde e Segurança no Trabalho
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Saúde e Prevenção nas Escolas
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
Autor (apresentador): Júlio Strubing Müller Neto
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
Ministério da Cultura.
 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO MTE
Secretaria de Gestão Estratégica Participativa
Secretaria de Gestão Estratégica Participativa
A INTERFACE ENTRE DENASUS E FNS ENCONTRO FNS/DICON 2º SEMESTRE DE 2008.
Projeto de Informatização do SNA
Auditoria no Sistema Único de Saúde Brasil
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
PROPOSTA PLANEJAMENTO PARA O EXERCÍCIO DE 2009 Região Sul e Sudeste Coordenador : Ney – Paraná Relator - João Batista – Minas Gerais.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
A Incorporação da Regulação e Auditoria da Atenção em Saúde
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
Contextualização da Promoção da Saúde no Brasil e o Papel da Formação Adriana Castro Departamento de Análise de Situação de Saúde Setembro/2007.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS - DENASUS
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
Encontro Estadual do PMAQ
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
Heloisa Pincela Vasconcelos 09 de Dezembro de 2015
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO SECRETARIA EXECUTIVA DE REGULAÇÃO EM SAÚDE OFICINAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Abril, 2010.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Mudança na Direção Superior Direcionamento Estratégico Agenda.
Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE 2º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO 2009 CGDNCT Brasília 3 e 4 de março de 2009 Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento Nacional de Auditoria do SUS Coordenação Geral de Desenvolvimento, Normatização e Cooperação Técnica

Coordenação de Sistema de Informação

Núcleo de Normatização e Cooperação Técnica Núcleo de Educação Permanente Coordenação Geral de Desenvolvimento Normatização e Cooperação Técnica Coordenação Geral de Desenvolvimento, Normatização e Cooperação Técnica Núcleo de Informação Análise e Pesquisa

Atribuições da CGDNCT A CGDNCT, no contexto da ressignificação, visa contribuir para a estruturação e consolidação do Sistema Nacional de Auditoria - SNA do SUS, atuando: Na promoção e no incentivo à formação de auditores do SNA com foco em resultados na saúde coletiva Na descentralização, apoio e fortalecimento das gestões locais Na disponibilização de informações relevantes para o desenvolvimento as atividades de auditoria Coordenação Geral de Desenvolvimento Normatização e Cooperação Técnica

Cont. Atribuições Na cooperação técnica, no desenvolvimento de métodos e instrumentos que melhor subsidiem o SNA No desenvolvimento e incentivo a pesquisas No incentivo e fortalecimento do controle social Na integração com as demais áreas do MS e outras áreas afins Coordenação Geral de Desenvolvimento Normatização e Cooperação Técnica

Núcleo de Informação, Análise e Pesquisa Atribuições Disponibilizar dados demográficos, sócio-econômicos, epidemiológicos e financeiros para subsidiar as auditorias e ações do SNA Analisar dados do SISAUD e SISAUD/SUS e disponibilizar informações, buscando sua qualificação Disponibilizar indicadores relevantes às políticas e programas do SUS Coordenação Geral de Desenvolvimento Normatização e Cooperação Técnica

Núcleo de Informação, Análise e Pesquisa Cont. Atribuições Consolidar a sala de informação e análise Criar o Boletim de Análise das Informações de Auditoria do SUS Trabalhar de modo integrado com a Ouvidoria do SUS Apoiar o desenvolvimento de pesquisas de interesse do SNA Coordenação Geral de Desenvolvimento Normatização e Cooperação Técnica

Núcleo de Educação Permanente Desenvolver o processo de educação permanente para a ressignificação da auditoria no SNA Incentivar e promover o conhecimento sobre as políticas e programas do SUS Atribuições Divulgar as atividades de educação permanente no portal do SNA/MS Implantar uma rede nacional de cooperação técnica Coordenação Geral de Desenvolvimento Normatização e Cooperação Técnica

Núcleo de Educação Permanente Atribuições Atividades estratégicas planejadas - Curso de Especialização em Saúde Coletiva para Auditores do SUS - Eventos de curta duração sobre temas específicos para auditores do SUS - Formação de auditores em serviço - Material de educação & comunicação Coordenação Geral de Desenvolvimento Normatização e Cooperação Técnica

Compor o Apoio Integrado da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa – ParticipaSUS Incentivar e promover a participação e o controle social no SUS Núcleo de Normatização e Cooperação Técnica Atribuições Coordenação Geral de Desenvolvimento Normatização e Cooperação Técnica

Elaborar normas, métodos e instrumentos necessários ao desenvolvimento da prática de auditoria no SUS Rever e fortalecer as parcerias desenvolvidas com os demais órgãos de controle interno e externo Rever e atualizar as portarias publicadas pelo DENASUS/SGEP/MS Núcleo de Normatização e Cooperação Técnica Atribuições Coordenação Geral de Desenvolvimento Normatização e Cooperação Técnica

COORDENADOR DA CGDNCT João Palma ASSESSORIA TÉCNICA E APOIO Marco Oliveira Adriana e Rosi Coordenação Geral de Desenvolvimento Normatização e Cooperação Técnica

Núcleos da CGDNCT NÚCLEO DE INFORMAÇÃO ANÁLISE E PESQUISA Cacilda, Márcia, Margarida e Tochie NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE Elisete, Emília, Leonardo e Vera NÚCLEO DE NORMATIZAÇÃO E COOPERAÇÃO TÉCNICA Andrea, Josiney, Lilian, Maria Batista e Neidil Coordenação Geral de Desenvolvimento Normatização e Cooperação Técnica

MUITO OBRIGADO ! Contato: (61) Ramal: 8369 ou 8377 Coordenação Geral de Desenvolvimento Normatização e Cooperação Técnica