O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vinde Espírito Santo Recordamos o "Dom" do Espírito Santo e o final do tempo pascal. A festa de Pentecostes já existia no Antigo Testamento. O Pentecostes.
Advertisements

MATEUS 28 1 No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. 2 E eis que houvera.
O Salmo 135 de Schütz canta o amor eterno de Deus Celebração da Páscoa no Santo Sepulcro.
Princípios para um discipulado no Reino “A Timóteo, meu amado filho.” 2 Timóteo 1.2.
Santa Ceia do Senhor. 1 Coríntios 11:23-32 É uma cerimonia estabelecida por Jesus, junto a seus discípulos, em substituição à páscoa judaica; É um testemunho.
CLAMOR PELO SANGUE DE JESUS : (I Co 11: 23-26)
Maria em Caná e junto à Cruz
A Virgem Maria, mãe e mestra espiritual
OS QUATRO EVANGELHOS “EM QUEM TAMBÉM VÓS ESTAIS, DEPOIS QUE OUVISTES A PALAVRA DA VERDADE, O EVANGELHO DA VOSSA SALVAÇÃO; E, TENDO NELE TAMBÉM CRIDO, FOSTES.
Na verdade, ó Pai, é nosso dever dar-vos graças, é nossa
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO
O CONGRESSO DAS FLORES.
Explosão Atos: A COMUNIDADE DO ÁGAPE!
ORAÇÃO EUCARÍSTICA - VID
Triunfo da Vida.
O MEU DOMINGO O MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
NA EUCARISTIA DAMOS GRAÇAS AO SENHOR NOSSO DEUS
REUNIÃO DE JOVENS ICM-HEMÍLIO TUPINÁ O CONSOLADOR 20/05/2017.
ASCENSÃO DE JESUS Clicar Clicar.
Motivação.
Pelo Espírito, beijemos as chagas do Ressuscitado
Clique para mudar o slide
ESTAR EM CRISTO.
CRISTOLOGIA.
VAMOS À CEIA DE JESUS Sabem donde vem a Missa que celebramos todos os domingos? Vejamos com algumas imagens.
Qual seria sua resposta à seguinte pergunta: O que você faria se pudesse nascer novamente? Em que lar você gostaria de nascer? Como gostaria.
Algumas pessoas lutam muito para ter uma casa e quando conseguem ter um lugar só seu, sentem uma grande satisfação. A casa é o lugar onde.
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Vigília Pascal.
Testemunhas.
Compartilhando a (04/02/
CREIO QUE EXISITE UM DEUS QUE É PAI
“ Tu és o meu servo, Israel, por quem manifestarei a minha
Maria, Mãe de Misericórdia
O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E O DOM DE LÍNGUAS
Lição 01 A missão nasceu em Deus
UM “CORPO” VIVO, A COMUNIDADE DE JESUS É COMO
Caminho da Santidade TODOS OS SANTOS, "Creio na Comunhão dos Santos".
SENHOR Pela Redenção.
LEITURA I – Prov 31, SALMO RESPONSORIAL – Salmo 127
Vimos o Senhor». DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA 2º DOMINGO DA PÁSCOA
PREPARAR A CATEQUESE.
Batismo de Jesus.
Chamados a trabalhar na vinha do Senhor
Coral das 10 virgens que esperam o retorno de Jesus, no Espírito. Bach
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Batismo de Jesus.
Bençãos e expectativas
SUJEITO ECLESIAL: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS E CIDADÃOS DO MUNDO
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2
DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA
DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA 2º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
Oração da CF 2019 Pai misericordioso e compassivo, que governais o mundo com justiça e amor, dai-nos um coração sábio para reconhecer a presença do vosso.
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
SEGREDOS PARA A UNIDADE FAMILIAR
A celebração de Pentecostes
À Procura da Unidade Catequese 4 – 8º ano.
Transcrição da apresentação:

O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano 11 – Páscoa

Páscoa, uma festa tradicional Tempo de férias escolares; Ocasião de viajar, de visitar a família; Tempo de pausa, de encontro; Trocam-se folares, ovos de chocolate e amêndoas A par das tradições culturais, a Páscoa tem sobretudo um sentido religioso. Mesmo se vivemos numa sociedade com dificuldades em viver o sentido do religioso. Muitos duvidam da ressureição. Outros deixam-se seduzir pela moda da reencarnação (conceito muito antigo – já vem da filosofia grega e do hinduismo – mas que hoje voltou em força). Outros, embora não duvidando, acabam por viver como se não houvesse ressureição. Para muitos a Páscoa não passa de uma tradição, sem qualquer impacto da vida e na vivência da fé.

Páscoa, uma festa tradicional

Significado da Ressureição de Jesus Para o Novo Testamento, a ressureição de Jesus não é apenas um acontecimento importante, mas o acontecimento por excelência. Tendo a grande notícia sido comunicada a Madalena e às outras mulheres que foram ao sepulcro, imediatamente elas se tornaram portadoras da grande notícia para os Apóstolos (Mt 28, 5-6)

Significado da Ressureição de Jesus De tal forma as primeiras comunidades compreenderam que a ressureição de Jesus é o ponto iluminador e o centro da nossa fé que S. Paulo chega a afirmar: «Se os mortos não ressuscitam, Cristo também não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé e permaneceis ainda nos vossos pecados (Cor 15, 12-20 32).

Significado da Ressureição de Jesus A partir da Sagrada Escritura podemos resumir assim o significado da nossa fé na ressureição: Deus aprovou toda a visa de Jesus, as suas palavras e atitudes. Deu-lhe razão. Consequentemente, o verdadeiro rosto de Deus é o que Jesus revelou: um Deus cheio de ternura, de perdão, de amor.

Significado da Ressureição de Jesus Deus “exaltou” a Jesus tendo-o feito Senhor. Depois da descida de Jesus até à nossa condição e à morte na cruz, a ressureição de Jesus representa o início da subida para a glória de Deus, onde Jesus entra também na sua condição humana (transformada).

Significado da Ressureição de Jesus Jesus é o Filho único de Deus, é Deus.

Significado da Ressureição de Jesus A morte foi vencida, tornando-se “nascimento” para um modo diferente de viver.

Significado da Ressureição de Jesus Cristo continua vivo hoje. É Ele que continua a chamar-nos a segui-lO. É Ele que nos reune em Igreja. Mateus 28: 18-20 “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” 1 Coríntios 12:12-13 “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Porque todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, ...”

Significado da Ressureição de Jesus Nós vivemos já (embora não totalmente) a vida eterna. Nós podemos viver já, aqui e agora, a vida de Deus.

Significado da Ressureição de Jesus Deus vence toda a espécie de mal. A história do mundo é uma história de salvação. O pecado não terá a última palavra. Virão «uma nova terra e uns novos céus».

Significado da Ressureição de Jesus Aqueles a quem chamamos “mortos” estão vivos. Continuam a viver. Estão “em Deus”, no mundo de Deus (Cor 5,8). Estão em ressureição, cuja plenitude se manifestará no fim dos tempos.

Significado da Ressureição de Jesus A eternidade (o céu, o reino de Deus) é dom e tarefa. Só o que é amor transcenderá a morte. Assim, o céu será partilha e entrega de tudo o que na vida foi amor. Saadi Muslah-Al-Din (poeta persa): «Quando morreres, só levarás aquilo que tiveres dado».

A Páscoa como celebração da ressureição A Páscoa é a festa mais importante para o cristão, é o coração da nossa fé. Ser cristão é acreditar na ressureição. É anunciar que Cristo está vivo, a morte não tem poder algum. A cruz de Cristo é salvadora e tudo transforma. A esperança e a alegria são as únicas atitudes possíveis como resposta ao maior acontecimento histórico. Ele está vivo e nós somos as suas testemunhas. A Ressureição de Jesus que celebramos na Páscoa (e em cada Domingo , a Páscoa semanal) é um acontecimento que reconcilia o mundo e dá valor, sentido e futuro à humanidade e a cada um de nós.

A Páscoa como celebração da ressureição Importante: Descobrir como o pecado se opõe à vida nova. Compreender que Jesus, pela sua morte e ressureição, nos libertou do pecado. Celebrar a Páscoa como dom da vida nova em Cristo. Descobrir o verdadeiro valor e significado da Páscoa como acontecimento central da história da salvação é absolutamente essencial para ajudar à profissão da fé, à sua celebração (nos Sacramentos), à vivência da fé (na prática dos Mandamentos) e à oração da fé. Só a ressureição funda a nossa esperança de também ressuscitarmos e de, na fidelidade ao projecto de Deus, vivermos a nossa condição de filhos de Deus.

A Páscoa como celebração da ressureição