Sensoriamento Remoto: uma breve introdução. Sensoriamento Remoto: revisão Definição Definição É a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas de Detecção Remota
Advertisements

Introdução à Detecção Remota
Sensoriamento Remoto Prof. Francisco de Assis de Carvalho Pinto
Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens
Sensoriamento Remoto Definições:
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução
Sistemas sensores Sensores:
Características das Imagens de Satélite
1.4. IMAGENS DE SATÉLITE RESOLUÇÃO DAS IMAGENS.
SENSORIAMENTO REMOTO.
Introdução ao Sensoriamento Remoto
CURSO DE GEOPROCESSANENTO
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução
Resoluções Resolução É uma medida da habilidade que um sistema sensor possui de distinguir alvos ou fenômenos na superfície terrestre Espacial Espectral.
GEOPROCESSAMENTO Aula 1: Fundamentos de Sensoriamento Remoto
Introdução ao Sensoriamento Remoto
Prof Daniel Veras Sensoriamento Remoto Prof Daniel Veras
Sistemas sensores Equipamentos capazes de coletar energia proveniente do objeto, convertê-la em sinal passível de ser registrado e apresentá-lo em forma.
Sensoriamento Remoto.
Introdução à Detecção Remota. Algumas referências John R. Jensen, Remote Sensing of the Environment: An Earth Resource Perspective (Prentice Hall).
Introdução ao Sensoriamento Remoto
Sensores e Satélites Características O caminho seguido por um satélite é chamado de sua órbita. Satélites são projetados em órbitas específicas para atender.
Iluminação em Museus Teoria da Luz e da Cor; Fotometria e Fontes Luminosas Profa. Ms. Lia Sipaúba Proença Brusadin Curso de Museologia Escola de Direito,
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física RADAR.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS Prof. Dr. Richarde Marques FUNDAMENTOS DO SENSORIAMENTO.
Metodologia da Pesquisa Científica Prof. Dr. Gilberto Câmara Aluna: Vivian Fróes Renó ESTUDO DA COMPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DA PLANÍCIE AMAZÔNICA POR MEIO DE.
Classificação não supervisionada de imagens. Classificação de imagens Consiste na identificação de tipos de cobertura de solos, de acordo com os padrões.
CAMADA DE OZÔNIO A camada de ozônio é uma região da atmosfera terrestre, em torno de 25 a 30 km de altura, onde a concentração do gás ozônio é maior.
Manutenção de Periféricos II
Meios Físicos de Transmissão
Ciências da Natureza e suas
Aluno: Ricardo Dal’Agnol da Silva
Sensoriamento Remoto – Grupo E
Sensoriamento Remoto (SR) Orbital (Laboratório I): processamento digital de imagens e comportamento espectral de alvos.
Física Questão do Enem Nome: Jerri Bourguignon Junior Ano: 2º M04 Professor: Xavier (Lucas)
Ciências da Natureza e suas RADIAÇÃO INFRAVERMELHA
GEOGRAFIA Cartografia temática Prof. Sandro Rogério.
Índice de Vegetação Diferença Normalizada
Ciências da Natureza e suas SATÉLITES ESTACIONÁRIOS
INTRODUÇÃO “A ciência e arte de obter informações a respeito de um objeto, área ou fenômeno pela análise de dados adquiridos por um sistema que não se.
Satélites e Sistemas Sensores (órbitas das plataformas espaciais)
INTRODUÇÃO “A ciência e arte de obter informações a respeito de um objeto, área ou fenômeno pela análise de dados adquiridos por um sistema que não se.
Fotos realizadas no Laboratório de Física-Ensino da UFPA, no qual são retratadas a queda de uma gota de água. (
GEOPROCESSAMENTO Como se faz? Quem pode fazer?
Instrumentos e Aplicações – III
Noções Básicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento
Noções Básicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento
Unidade 5 CAPÍTULO 29 – Ondas e Som
GEOPROCESSAMENTO.
Noções Básicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento
Ciências da Natureza e suas
Noções Básicas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento
INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Felipe Ferreira de Oliveira
Método de Kernel aplicado à análise espacial dos focos de queimada da Região Hidrográfica da Bacia do Paraguai Discentes: Camila Caroline Braun Da Cruz.
Técnicas de Transmissão
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica. O que é a luz Século V a.C.: pequenas partículas emitidas pelo olho que atingem o objeto e o iluminam. Século.
Espectro Eletromagnético
TIPOS DE DADOS EM GEOPROCESSAMENTO
Sistemas de Processamento de imagens de Sensoriamento remoto
Unidades de Medidas na Informática
Física - Anglo 9° ano Professor Ricardo ( Jack)
Nelson Veissid e Antonio Fernando Beloto
Semináro de Medidas Elétricas TERMOMETRIA INFRAVERMELHA
Profa. Dra. Fernanda Sayuri Yoshino Watanabe
ÓPTICA ONDA DEFINIÇÃO DE ONDA
ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais.
LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS E GEODÉSICOS- TRANSIT
Sistemas de Detecção Remota
Instrumentos e Aplicações - II
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

Sensoriamento Remoto: uma breve introdução

Sensoriamento Remoto: revisão Definição Definição É a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos de dados da superfície terrestre, através da captação e do registro da energia refletida ou emitida pela superfície. Sensoriamento = obtenção Remoto = à distância

Fontes de Energia em SR Fontes de Energia em SR Naturais (Sensores Passivos):Naturais (Sensores Passivos): Luz do sol e o calor emitido pela superfície da terra Artificiais (Sensores Ativos):Artificiais (Sensores Ativos): Flash de uma máquina fotográfica, sinal produzido por um radar, etc. Sensoriamento Remoto: revisão

Fontes de Energia em SR Fontes de Energia em SR A energia utilizada em SR é a radiação eletromagnética que se propaga em forma de ondas eletromagnéticas com a velocidade da luzA energia utilizada em SR é a radiação eletromagnética que se propaga em forma de ondas eletromagnéticas com a velocidade da luz É medida em freqüência (Hertz) e comprimento de onda (metros)É medida em freqüência (Hertz) e comprimento de onda (metros) Freqüência = n o de vezes que uma onda se repete ao longo do tempo Comprimento = distância entre dois picos de ondas sucessivas Artificiais:Artificiais: Flash de uma máquina fotográfica, sinal produzido por um radar, etc. Sensoriamento Remoto: revisão

Fontes de Energia em SR Fontes de Energia em SR O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO representa a distribuição da radiação eletromagnética, por regiões, segundo o comprimento de onda e a freqüênciaO ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO representa a distribuição da radiação eletromagnética, por regiões, segundo o comprimento de onda e a freqüência (Fonte: curta longa alta baixa Freqüência (Hz) Sensoriamento Remoto: revisão

A Energia refletida da superfície terrestre A Energia refletida da superfície terrestre Os objetos da superfície terrestre como a vegetação, a água e o solo refletem, absorvem e transmitem radiação eletromagnética em diferentes proporções;Os objetos da superfície terrestre como a vegetação, a água e o solo refletem, absorvem e transmitem radiação eletromagnética em diferentes proporções; Esse comportamento espectral das diversas substâncias é denominado assinatura espectral e é utilizado em SR para distinguir diversos materiais entre si.Esse comportamento espectral das diversas substâncias é denominado assinatura espectral e é utilizado em SR para distinguir diversos materiais entre si. Sensoriamento Remoto: revisão

Sensores Remotos Sensores Remotos são equipamentos capazes de coletar energia proveniente do objeto, convertê-la em sinal passível de ser registrado e apresentá-lo em forma adequada à extração de informaçõessão equipamentos capazes de coletar energia proveniente do objeto, convertê-la em sinal passível de ser registrado e apresentá-lo em forma adequada à extração de informações Exemplos: câmaras fotográficas e de vídeo (região do visível), sistemas de varredura (scanners), radares, etc.Exemplos: câmaras fotográficas e de vídeo (região do visível), sistemas de varredura (scanners), radares, etc. Sensoriamento Remoto: revisão

Scan Radiometer (Radiômetro de Varredura) Principal instrumento de captação de imagem dos satélites atuais. Consiste basicamente em um espelho rotativo e uma série de sensores óticos sensíveis a diversos comprimentos de onda. A cada rotação, a imagem captada da superfície é refletida pelo espelho em direção aos sensores, que as envia ao computador de bordo para processamento. O resultado é uma série de "fatias" da superfície, que juntas produzem a imagem final. (Exemplo: o radiômetro dos satélites NOAA gira a uma velocidade de 120 LPM (linhas por minuto) e cada linha lê aproximadamente 4 mil km de superfície com 1 km de largura). Sensoriamento Remoto: revisão

Sensores Remotos Sensores Remotos Olho humano = sensor natural;Olho humano = sensor natural; Sensores artificiais = permitem obter dados de regiões de energia invisível ao olho humano;Sensores artificiais = permitem obter dados de regiões de energia invisível ao olho humano; Sensores óticos = dependem da luz do sol (a cobertura de nuvens é uma limitação);Sensores óticos = dependem da luz do sol (a cobertura de nuvens é uma limitação); Radares = produzem uma fonte de energia própria (as condições meteorológicas não interferem na captação);Radares = produzem uma fonte de energia própria (as condições meteorológicas não interferem na captação); Sensoriamento Remoto: revisão

Satélite artificial É qualquer corpo feito pela mão humana que orbita um planeta. Atualmente estão em órbita, para além dos satélites do sistema GPS, satélites de comunicações, satélites científicos, satélites militares e uma grande quantidade de lixo espacial. O primeiro satélite artificial foi o Sputnik, lançado pela URSS em 4 de outubro de 1957.

Sensores Remotos Sensores Remotos É possível obter imagens de uma mesma área em diferentes faixas espectrais denominadas de bandas ou canaisÉ possível obter imagens de uma mesma área em diferentes faixas espectrais denominadas de bandas ou canais As diferentes bandas espectrais dos sensores têm aplicações distintas em estudos de sensoriamento remoto.As diferentes bandas espectrais dos sensores têm aplicações distintas em estudos de sensoriamento remoto. Sensoriamento Remoto: revisão

Banda 1Banda 2Banda 3Banda 4 Banda 5Banda 6Banda 7Banda 8

Imagem SPOT Pancromática – JP

Resolução Resolução A resolução pode ser classificada em espacial, temporal, espectral e radiométrica. Componente Parâmetro Espacial Tamanho do Pixel Temporal Freqüência de Passagem Espectral Número de Bandas Radiométrica Níveis de Cinza espectral espacial temporal Radiométrica As resoluções dos dados de Sistemas Orbitais de SR (fonte: Ramos e Fido, 2002) Sensoriamento Remoto: revisão

Sensor Ativo SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) SRTM (Shuttle Radar Topography Mission)

Georadar (GPR)

Resolução Resolução Resolução espacial: mede a menor separação angular ou linear entre dois objetos. Por exemplo, uma resolução de 20 metros implica que objetos distanciados entre si a menos que 20 metros, em geral não serão discriminados pelo sistema.Resolução espacial: mede a menor separação angular ou linear entre dois objetos. Por exemplo, uma resolução de 20 metros implica que objetos distanciados entre si a menos que 20 metros, em geral não serão discriminados pelo sistema. Sensoriamento Remoto: revisão

Diferentes resoluções espaciais

Resolução Resolução Resolução temporal: é o intervalo de tempo que define a órbita do sensor (exemplo: 16 dias, 2 dias, etc.)Resolução temporal: é o intervalo de tempo que define a órbita do sensor (exemplo: 16 dias, 2 dias, etc.) Resolução espectral: é uma medida da largura das faixas espectrais do sistema sensor. Por exemplo, um sensor que opera na faixa de 0.4 a 0.45µm tem uma resolução espectral menor do que o sensor que opera na faixa de 0.4 a 0.5µm.Resolução espectral: é uma medida da largura das faixas espectrais do sistema sensor. Por exemplo, um sensor que opera na faixa de 0.4 a 0.45µm tem uma resolução espectral menor do que o sensor que opera na faixa de 0.4 a 0.5µm. Sensoriamento Remoto: revisão

Resolução Resolução Resolução radiométrica: está associada à sensibilidade do sistema sensor em distinguir dois níveis de intensidade do sinal de retorno. Por exemplo, uma resolução de 10 bits (1024 níveis digitais) é melhor que uma de 8 bits.Resolução radiométrica: está associada à sensibilidade do sistema sensor em distinguir dois níveis de intensidade do sinal de retorno. Por exemplo, uma resolução de 10 bits (1024 níveis digitais) é melhor que uma de 8 bits. Em 8 bits (1byte) 2 8 (256) valores diferentes Sensoriamento Remoto: revisão