Homeopatia Princípios Gerais e Filosofia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Plantas Medicinais: a Fitoterapia na Casa do Adolescente
Advertisements

É TEMPO DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Autor: Alírio de Cerqueira Filho
POR QUE OS PARADIGMAS SÃO IMPORTANTES?
JARDIM DE PLANTAS MEDICINAIS FARMÁCIA VIVA
Inovações Médicas, Produção de Saúde e Qualidade de Vida Edison Bueno
HOMEOPATIA - ARTE DE CURAR
Uso Racional de Antimicrobianos
Os Papéis do Conselho, Sociedade e Cooperativa para o Profissional Médico Dr. Cesar Neves.
A guerra contra a impotência percorre uma estrada sinuosa
Prof. Everton da Silva Correa
Disciplina de FARMACOGNOSIA I Profa. Nilce Nazareno da Fonte
Por que lemos a Bíblia, hoje?
PRÁTICAS INTEGRATIVAS COMPLEMENTARESNO SUS
Introdução à Semiologia
ATENDENTE DE FARMÁCIA Professor Vaniscley Henicka Farmacêutico
Os slides passam automaticamente...
LEIS DE NEWTON 1ª LEI – INÉRCIA:
Projeto Farmácias Vivas
SHANTALA: Massagem para bebés
Ricardo Zaslavsky Médico de Família e Comunidade Novembro, 2012
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Cremesp

Reunião de Reciclagem Setembro/2012.
Política Pública Ambiental Brasileira
LM Método Cinquenta Milesimal
Políticas Públicas de Saúde: O SUS E A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Dimensões da Rede de Atenção à Saúde:
Princípios da Medicina de Família e Comunidade
Práticas Integrativas e Complementares no SUS
CENTRO DE PESQUISA CLÍNICA & CLÍNICA MÉDICA POPULAR MULTIDISCIPLINAR.
Sistema floral do Dr. Bach
Evolução Forçosa Monografia de conclusão do Curso de Formação de Especialistas em Homeopatia Instituto Mineiro de Homeopatia Andrea Alves de Azevedo Orientadores:
Relaxamento e Visualização
PRÁTICAS INTEGRATIVAS NO SUS
INDIVIDUALIZAÇÃO NA OFTALMOLOGIA
- Homem como animal político
A Arte de Não Medicar I Simpósio Mineiro de Homeopatia Gilson Freire
Individualização e Homeopatia
Direito de Opção pela Homeopatia Giovano de Castro Iannotti.
O processo de convergência na Prefeitura do RJ
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
CEBRAC ATENDENTE DE FARMÁCIA SÃO JOÃO DE MERITI
Universidade Estadual do Piauí ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
® Maha “O equilíbrio energético para uma vida saudável”
Homeopatia Daniela Schimiguel.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Professora: Curso: Graduação em Enfermagem A ORIGEM DA HOMEOPATIA NO BRASIL.
Farmacologia Introdução.
Importância da Química na Medicina
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LiCAD – Liga de Cirurgia do Aparelho Digestivo
Força Vital princípio, espírito, poder vital
Escala Cinquenta Milesimal Curso de Farmácia Disciplina -MB 035 Farmacotécnica Homeopática Professora Josiane Alunos: Anna Paula Bedene Guilherme Cardoso.
Antroposofia aplicada à saúde: Iracema de Almeida Benevides
Diarreia em crianças FUPAC – Araguari Curso de medicina.
FISIOPATOLOGIA FENÓTIPO E HOMEOPATIA Prof. Dr. Francisco José de Freitas.
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
Forma Farmacêutica de Dispensação
Farmacologia Homeopática
A prescrição Homeopática Profa Walkíria. Indicações Plantas Pessoas Animais.
DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM SERVIDORES PÚBLICOS Introdução Os transtornos mentais estão em contínuo aumento no mundo moderno. As doenças mentais causam mais.
Levantamento dos Fitoterápicos Comercializados nas Farmácias do Município de Tubarão/SC Ciências Médicas e da Saúde MOREIRA, Mayara Torquato; VIEIRA;.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO – PPGAN IARA ELIZABETH ABI-ZAID Uso de plantas.
Ouvindo corações Grande sabedoria é saber olhar a vida com olhos de ver. Enxergar as coisas de maneira diversa da habitual. Ir além das aparências.
Medicinas Alternativas
Itinerários terapêuticos
Transcrição da apresentação:

Homeopatia Princípios Gerais e Filosofia Hospital Geral de Brasília Luciene Emiko Arakaki

Homeopatia - História Origem grega: homoios e pathos; Fundador: Dr Christian Friedrich Samuel Hahnemann; Publicou: Organon da arte de curar;

Homeopatia - Definição A homeopatia é uma prática médica com início em 1796, regida pela lei dos semelhantes; Utiliza medicamentos diluídos e dinamizados; Trata o paciente de uma forma holística.

Homeopatia - Definição “ É tão importante conhecer a pessoa que tem a doença quanto conhecer a doença que a pessoa tem.” Sir William Osler

Homeopatia – Definição A doença é um desequilíbrio de forças internas gerando uma série de sinais e sintomas; Os medicamentos homeopáticos são substâncias com capacidade de organizar a energia vital.

Homeopatia Há 2 linhas de tratamento: Unicistas; Pluralistas.

Homeopatia – O Medicamento Fontes Reino Vegetal; Reino Mineral; Reino Animal.

Homeopatia – O Medicamento Formas de apresentação: Líquidas: gotas, soluções; Sólidas: glóbulos, tabletes, pós, com- primidos, pomadas e cremes.

Homeopatia – O Medicamento Preparação: 1º passo: diluição; 2º passo: diluição e dinamização; 3º passo: novas diluições e dinamizações; 4º passo: embalagem.

Homeopatia – A Cura Leis da Cura 1ª Os sintomas melhoram de cima para baixo; 2ª Os sintomas melhora de dentro para fora;

Homeopatia – A Cura Leis da Cura 3ª Os sintomas melhoram na ordem hierárquica da importância de cada órgão; 4ª Os sintomas mais novos desaparecem e dão lugar aos mais antigos.

Homeopatia Por que adotá-la? Baixo custo; Eficácia; Melhor relação médico-paciente; Trata o paciente de uma forma holística.

A Homeopatia – Limitação Tempo da consulta; Consulta de 1ª : 1 hora; Retorno: 30 minutos.

Homeopatia – Exemplos Arnica montana: contusões, hematomas e pós- operatório; Hypericum perfoliatum: trauma das terminações nervosas; Ruta glaveolens: trauma ósseo;

Homeopatia - Exemplos Rhus toxicodendron: trauma dos tendões, entorses e torcicolos; Symphitum officinalis: fratura óssea. (acelera a consolidação);

Homeopatia - Exemplos Ledum palerstre: trauma ocular e picadas de insetos; Calêndula officinalis: escoriações, exulcerações e ferida operatória.

Homeopatia - Exemplos Sambuccus: obstrução nasal; Colocintis, chamomilla, pulsatilla ou lycopodium: cólica do recém- nascido; Silicia ou thuya: reação pós- vacinal; Cantharis: uretrites / cistites

Homeopatia - Exemplos Sanicula aqua: síndrome do cólon irritável; Lycopodiun,aurun metalicun ou thuya: hipercolesterolemia; Anacardiun ou calcarea phosphorica: transtorno déficit de atenção e hiperatividade.

Curiosidade O Ministro de Guerra João Nepomuceno de Medeiros Mallet adoeceu e esteve desenganado pelos médicos do exército. Foi socorrido pelo dr Joaquim Murtinho que, ao curar-lhe com homeopatia, promoveu a introdução do tto homeopático no Exercito Brasileiro em 1902.

A Homeopatia Hoje A partir de 1930, houve um “silêncio” da homeopatia no Brasil e no mundo; Na década de 70 a homeopatia ressurge junto aos movimentos de “contra- cultura” e se institui como “medicina alternativa”; Conselho Federal de Medicina reconheceu a homeopatia como especialidade médica em 1980.

A Homeopatia Hoje A partir daí houve um crescente interesse nessa prática médica; Foi implantada na rede pública de saúde; Vem se firmando como uma prática acessível às comunidades carentes; Pesquisas clínicas e laboratoriais são constantemente realizadas.

Conclusão O que aprendemos com a homeopatia? Abordagem diferenciada; Tratar o paciente como um todo; Não há na homeopatia divisão de doenças; Tratar o doente e não somente a doença; O desafio para nós, equipe de saúde, é de conviver com a diversidade das verdades e administrar diferenças.

Vencendo preconceitos Se em em 1500, mostrasse-mos a uma pessoa comum os efeitos da eletricidade ele provavelmente a chamaria de “bruxaria” por não entendê-la.

Vencendo preconceitos Na medicina alopática utilizamos diversas medicações empiricamente, sem conseguir explicar o seu mecanismo de ação naquela doença.

Vencendo preconceitos A cada dia médicos e pacientes observam bons resultados com a Homeopatia; Contudo, ainda não foi possível comprovar cientificamente os seus resultados, o que não invalida os seus méritos.

Homeopatia – Referência de Leitura

“Preciso de serenidade, para aceitar as coisas que não posso mudar. Coragem, para mudar o que posso. E sabedoria, para conhecer a diferença.” R. Niebuhr