A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WWW.MYREIKIUNIVERSAL.NET.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WWW.MYREIKIUNIVERSAL.NET."— Transcrição da apresentação:

1

2 TERAPIAS ALTERNATIVAS E COMPLEMENTO DA MEDICINA TRADICIONAL
1- Reiki Essencial 2- Osteopatia 3- Shiatsu

3 TERAPIAS ALTERNATIVAS
Osteopatia é um sistema autónomo de cuidados de saúde primário, que se baseia no diagnóstico diferêncial, bem como no tratamento de várias patologias, e prevenção da saúde, sem o recurso a fármacos ou cirurgia. A Osteopatia enfatiza a sua acção centrada no paciente, ao invés do sistema convencional centrado na doença.

4 TERAPIAS ALTERNATIVAS
A profissão de Osteopata é uma profissão de saúde distinta, com uma formação académica superior e treino clínico especificos. A Osteopatia utiliza várias técnicas terapêuticas manuais entre elas a da manipulação do sistema musculo-esquelético (ossos, músculos e, articulações) para ajudar no tratamento de doenças.

5 TERAPIAS ALTERNATIVAS
É considerada uma das disciplinas da medicina alternativa, ou terapêutica não convencional, uma vez que seus princípios filosoficos são diferentes dos da medicina convencional. Os tratamentos usam uma abordagem holística da saúde, considerando que a capacidade de recuperação do corpo pode ser aumentada pela estimulação das articulações. Na prática, os tratamentos da osteopatia estão enfocados em dores nas costas, pescoço e demais articulações.

6 TERAPIAS ALTERNATIVAS
Existem 4 grandes princípios: 1- A estrutura (ossos, músculos, órgãos, etc.) está reciprocamente inter-relacionada com a função (funções dos vários sistemas do corpo humano). O sistema neuro-músculo-esquelético é regulador de todos os outros sistemas. Disfunções dos componentes somáticos podem não ser só uma manifestação de doença, mas um factor que contribui para a própria doença.

7 TERAPIAS ALTERNATIVAS
2- O organismo tem a capacidade de se auto-regular e curar, uma vez eliminados os obstáculos que promovem a doença. 3- O sangue transporta todos os nutrientes necessários ao funcionamento saudável dos tecidos. Uma boa circulação vascular é essencial para o bom funcionamento do organismo. 4- O corpo é uma unidade em movimento. O fluxo nervoso, vascular, linfático, nervoso é crucial para a manutenção da saúde.

8 TERAPIAS ALTERNATIVAS
Nos países com legislação e regulamentação sobre Osteopatia, como é o caso do Reino Unido, Austrália ou EUA entre outros, a Osteopatia é completamente independente e autónoma, obedecendo à sua raíz e interpretação única do indivíduo, sendo a formação académica ministrada em universidades, Institutos e Escolas Superiores, com cursos de licenciatura e mestrado.

9 TERAPIAS ALTERNATIVAS
Em Portugal, aprovou-se uma Resolução para a Osteopatia, nº 64 de 28 de Julho de 2003, do enquadramento base das Terapêuticas Não Convêncionais, por unanimidade, na Assembleia da República e publicada no Diário da República (série- A, nº 193), que deu posteriormente lugar à Lei 45/2003 de 22 de Agosto, que promove a regulamentação geral das Terapêuticas Não Convencionais, nas quais se encontra legalizada a Osteopatia.

10 TERAPIAS ALTERNATIVAS
A Osteopatia, pela Lei 45/2003, possui autonomia no tocante ao diagnóstico e prática clinica. No entanto, há ainda um vazio regulamentar, particularmente no tocante á Osteopatia, uma vez que desde 2003 se espera da parte dos Ministérios da Saúde, da Educação, e da Ciência e do Ensino Superior, uma comissão técnica consultiva, com vista à definição dos parâmetros específicos de credenciação, formação, certificação dos profissionais e avaliação das equivalências.


Carregar ppt "WWW.MYREIKIUNIVERSAL.NET."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google