Expansão Marítima: o processo ibérico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
Advertisements

EXPANSÃO MARÍTIMA Prof° Davi Ruschel.
EXPANSÃO MARÍTIMA.
EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPÉIA
As Grandes Navegações Expansão Comercial e Marítima Européia
Expansão marítimo e comercial européia
 Desde o séc. XI – comércio com o Oriente → pólo mais dinâmico da economia europeia;  Árabes → introduziram produtos orientais no circuito mediterrânico.
Expansão Ultramarina Européia
AS GRANDES NAVEGAÇÕES Professora Elaine.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Silvia Helena.
IDADE MODERNA Prof. Iair MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA AS GRANDES NAVEGAÇÕES OU EXPANSÃO MARÍTIMA: Definição: período em que as nações.
Expansão Marítima "Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas.
A DESCOBERTA DO BRASIL Portugal navegava desde o século XV. Os temores eram muitos: “acreditava-se que além do Cabo Bojador, os brancos tornar-se-iam negros,
Expansão Marítima Europeia (Sec. XV e XVI)
O trabalho dos mercadores medievais. Os primeiros mercadores medievais realizavam suas atividades em viagens por rotas fluviais, marítimas e terrestres,
EXPANSÃO MARÍTIMA. MONARQUIAS IBÉRICAS Reinos ∟ Leão ∟ Castela ∟ Navarra ∟ Aragão ∟ Guerra de Reconquista ∟ cruzada ibérica.
Grandes Navegações. Imaginário Europeu na Idade Média Europeus não tinham conhecimento do mundo além do Mar Mediterrâneo e norte da África Surgiram, histórias.
2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA.
PLANETA TERRA UM PRESENTE DE DEUS.
América Espanhola Independência do Haiti
Rumos possíveis, rumos proibidos – ou quase
Necessidade e curiosidade
EXPANSÃO MARÍTIMA.
A Expansão Marítima Navegando por Mares Desconhecidos.
O Antigo Regime em Portugal
INVASÕES HOLANDESAS NO NORDESTE BRASILEIRO- SÉCULO XVII
A presença portuguesa em África
Expansão e mudança nos séculos xv e xvi
Ciências Naturais – 7.º ano
Expansão Marítima.
Portugal e a Expansão* Comercial * conceito base - IMPERIALISMO
Ensino Fundamental, 8º Ano
PORTUGAL E A GRANDES NAVEGAÇÕES
Expansão Marítima Espanhola
PLANETA TERRA UM PRESENTE DE DEUS.
PLANETA TERRA UM PRESENTE DE DEUS.
Assim fomos abrindo aqueles mares,
A FORMAÇÃO DA MONARQUIA PORTUGUESA
O encontro dos mundos – Capítulo 11
A liberdade guiando o povo
PLANETA TERRA UM PRESENTE DE DEUS.
O mundo dos reinos africanos
PORTUGAL E A EXPANSÃO MARÍTIMA
Expansão Europeia O Império Português.
EXPANSÃO MARÍTIMA E ENCONTRO CULTURAL
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Colonização – conceitos básicos
AMÉRICA PORTUGUESA PRÉ-COLONIAL
Suporte multimédia de aula E1/PPT n. 3
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
PORTUGAL E A GRANDES NAVEGAÇÕES
O domínio português do comércio marítimo do Oriente
A literatura de Informação
Expansão Marítima Espanhola
Expansão Marítima: princípios e motivações
Expansão marítimo e comercial européia
Os grandes ciclos migratórios
A colonização das Américas
A viagem de Vasco da Gama 5. Os Lusíadas de Camões
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
América Portuguesa Aula 0
OS REINOS AFRICANOS.
História de Portugal - Programa
Preparatório EsPCEx História Geral
A EXPANSÃO PORTUGUESA.
MULTICULTURALIDADE.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Primeiros habitantes e chegada dos portugueses
As Grandes Navegações Europeias
Transcrição da apresentação:

Expansão Marítima: o processo ibérico Profª Maiara Alves

Como você acha que eram as viagens marítimas antigamente Como você acha que eram as viagens marítimas antigamente? Por que os europeus decidiram se aventurar por “mares nunca antes navegados”?

“A partida de Vasco da Gama à Índia” de Alfredo Roque Gameiro, localizada na Biblioteca Nacional de Portugal.

A aventura nos mares Até o séc. XV, existiam diversas lendas e mitos sobre o Oceano Atlântico; Os viajantes europeus, muitas vezes acometidos por delírios, alimentavam a crença em monstros marinhos; Perigos reais no mar: escassez de alimentos, doenças causadas pela falta de higiene e alimentos frescos.

Monstros marinhos nas Cartas Náuticas dos séculos XV e XVI “Carta Marina” representando a Escandinávia. Produzido no século XVI pelo Arcebispo de Upsala (Suécia).

Navegações portuguesas Portugal deu início à expansão ultramarina porque no séc. XV já possuía um Estado centralizado; Em 1415, os portugueses dominaram Ceuta, ao norte da África e estabeleceram feitorias; Pequenas navegações: primeiramente, os portugueses ambicionavam apenas comercializar com os africanos e não chegar às Índias;

Navegações portuguesas Grandes Navegações: ao longo do séc. XV, pela Costa da África, os portugueses buscaram uma nova rota para chegar à Índia; O domínio da Costa Africana (litoral) ficou conhecido como périplo africano*; O comércio com os europeus foi lucrativo para as elites africanas; * Périplo significa viagem de longa duração.

Os portugueses na América Chegada dos espanhóis à América em 1492; Tratado de Tordesilhas assinado em 1494; Em 1500, a Coroa portuguesa solicitou que Cabral aportasse na América portuguesa com o objetivo de controlar todas as possíveis rotas para o oriente no Hemisfério Sul; A “terra brasilis” não foi descoberta, foi violentamente dominada pelos europeus!

Trocas comerciais e culturais Os portugueses obtiveram lucros de até 6.000 % através do comércio com o Oriente; Primeira etapa da globalização: a expansão marítima provocou a integração entre os continentes europeu, asiático, africano e americano; Esse contato teve como consequência o genocídio e etnocídio de grande parte dos povos africanos e americanos;

Os Espanhóis na América Os espanhóis só iniciaram a sua expansão após a formação do Estado Moderno da Espanha, a partir de 1469; Cristóvão Colombo apresentou aos reis espanhóis o projeto de chegar à Índia navegando em direção ao Ocidente; Em outubro de 1492, Colombo chegou na Ilha de Guanahani, batizada pelos europeus de San Salvador, na América Central - atual Ilhas Bahamas.