ÓPTICA ONDA DEFINIÇÃO DE ONDA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Luzes e Cores: A visão da Física
Advertisements

Monitor de Vídeo.
ONDAS.
Ondas Eletromagnéticas
Ondulatória.
ONDULATÓRIA.
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 20/9/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE Goiás FÍSICA-LICENCIATURA campus-jataí Física moderna i.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL FÍSICA 7. Refração.
RADIAÇÃO INFORMAÇÃO DO COSMOS COMO SE EXTRAI A INFORMAÇÃO VINDA DA LUZ EMITIDA POR OBJETOS ASTRONÔMICOS.
Cores Anderson Medeiros Gomes. Roteiro Radiação Eletromagnética Luz Cor Percepção da Cor Sistema de Cores RGB Sistema de Cores CMYK Sistema de Cores HSV.
ONDULATÓRIA. Pulso Perturbação que se propaga para regiões vizinhas; Ocorre a propagação da ENERGIA, sem o transporte de matéria. Conjunto de pulsos periódicos.
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica Óptica Estudo dos fenômenos associados à presença de luz. Óptica Geométrica: Estuda as propriedades associadas.
Óptica ou Ótica? Para responder a esta pergunta, irei usar a definição que se encontra no dicionário. Ótica - Estudo do ouvido e da audição. Óptica.
Uma onda em física é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo.
III. Luz 1.2 Luz e ondas. A luz resulta da vibração de uma propriedade elétrica e outra magnética sendo por isso, uma onda eletromagnética. 1.2 Luz e.
1 ] A sucessão de pulsos representada na figura foi produzida em 1,5s.
PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA. PROPAGAÇÃO RETILÍNEA; REVERSIBILIDADE INDEPENDÊNCIA.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 2ª Série Refração.
Onda: Perturbação em determinado meio. Onda / Pulso: Perturbação em determinado meio.
 É uma linha orientada que representa graficamente o caminho percorrido pela luz.
Ondas Sonoras As ondas sonoras são mecânicas, longitudinal e se propagam em sólidos líquidos e gases. Exemplos: As ondas sísmicas utilizadas pelos exploradores.
A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela perceptível. O seu.
Começa às 20h! #TopoDoENEM.
ONDULATÓRIA Professor: Kingnaldo.
Unidade 5 / CAPÍTULO 24 Introdução ao estudo da Óptica e Natureza da Luz Professor: ISRAEL AVEIRO
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Laboratório.
UNEMAT 2017.
Meios Físicos de Transmissão
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
INTERAÇÃO E FORMAÇÃO DE RAIOS-X
Fenômenos Ondulatórios
Física Questão do Enem Nome: Jerri Bourguignon Junior Ano: 2º M04 Professor: Xavier (Lucas)
Estrutura Eletrônica dos Átomos
Radioatividade, o espectro eletromagnético e a radiação não ionizante
FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
Energia de vibração Ondas Mecânicas Ondas Eletromagnéticas
Óptica Geométrica Óptica é a parte da Física que estuda a luz o comportamento da luz A luz é uma onda eletromagnética - Difração. A luz é partícula - Efeito.
Introdução à Óptica Geométrica
Estudando para o ENEM de forma invertida
ONDAS ONDAS.
Estudando para o ENEM de forma Invertida
Ondas     É Uma perturbação que se propaga, determinando a transferência de energia, sem transporte de matéria.
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
Fotos realizadas no Laboratório de Física-Ensino da UFPA, no qual são retratadas a queda de uma gota de água. (
ONDULATÓRIA Sandro Monteiro Prof. Claudia Valle.
Ondulatória 2º BIMESTRE.
Ondas.
Ondas Eletromagnéticas (EM)
Fenômenos Ondulatórios Prof. Luciano Mentz. O que é importante em um fenômeno ondulatório? Saber com quais tipos de onda ocorrem (Mec., EM, Longit. e.
Unidade 5 CAPÍTULO 29 – Ondas e Som
FÍSICA ÓPTICA AULA 5 -REFRAÇÃO DA LUZ
Ondas.
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica. O que é a luz Século V a.C.: pequenas partículas emitidas pelo olho que atingem o objeto e o iluminam. Século.
ÓPTICA GEOMÉTRICA REFRAÇÃO DA LUZ CONCEITOS BÁSICOS
ESPECTROFOTOMETRIA.
Física - Anglo 9° ano Professor Ricardo ( Jack)
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2018 MW
ONDULATÓRIA.
ONDULATÓRIA Prof. Sergio Muryllo.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
REFRAÇÃO DA LUZ.
REFRAÇÃO DA LUZ.
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução. Sensoriamento Remoto: revisão Definição Definição É a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos.
Espetro eletromagnético
ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais.
ÓPTICA GEOMÉTRICA AULAS 31 e 32 - APOSTILA 03 PROF. JOEL TEODORO.
Instrumentos e Aplicações - II
Uma onda é uma perturbação que se propaga tanto em meios materiais quanto em meios imateriais(vácuo), dependendo de sua natureza. ONDAS.
Transcrição da apresentação:

ÓPTICA ONDA DEFINIÇÃO DE ONDA Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio.

ÓPTICA MOVIMENTO DE ONDA

ÓPTICA CLASSIFICAÇÃO DAS ONDAS Quanto a natureza a) Ondas Mecânicas: São as ondas que necessitam do meio material para se propagar. Ex.: Ondas na água,som,etc. b) Ondas Eletromagnéticas: São as ondas que não necessitam do meio material , podendo se propagar também pelo vácuo. Ex.: Ondas de rádio,luz,etc. Quanto a direção de propagação a) Unidimencionais: São as ondas que se propagam numa única direção. Ex.: Ondas na corda

ÓPTICA b) Bidimencionais: São ondas que se propagam num plano. Ex.: Ondas num lago. c) Tridimencionais : São as ondas que se propagam em todas as direções. Ex.: Luz A parte mais elevada da onda denomina-se crista e a parte mais rebaixada vale. Denomina-se período ( T ) ao tempo necessário para que duas cristas consecutivas passem pelo mesmo ponto.

ÓPTICA PERÍODO DA ONDA

ÓPTICA Chama-se frequência ( f ) ao número de cristas consecutivas que passam por um mesmo ponto em cada unidade de tempo, ou , ainda , ao número de vezes em que a fonte executa uma perturbação completa por unidade de tempo. Entre a frequência e o periodo vale a relação: Chama-se comprimento de onda ( l ) a distância entre duas cristas , ou dois vales consecutivos .

ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO ÓPTICA ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO Ao conjunto de ondas eletromagnéticas denomina-se Espectro Eletromagnético, que consiste numa enorme faixa de frequências de radiação eletromagnética.

ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO ÓPTICA ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO 104 105 106 107 108 109 1010 1011 1012 1013 1014 1015 1016 1017 1018 1019 freqüência em ciclos por segundo região ÓPTICA microondas faixa de tv ondas curtas faixa de radiodifusão ondas de rádio luz visível raios X gama

Características da Luz Visível ÓPTICA O que se chama luz, portanto, é uma parte desse espectro. Características da Luz Visível COR COMPR. ONDA(nm) FREQÜÊNCIA(1012 Hz) Vermelho Laranja Amarelo Verde Azul Violeta 780 - 622 384 - 482 622 - 597 482 - 503 597 - 577 503 - 520 577 - 492 520 - 610 492 - 455 610 - 659 455 - 390 659 - 769

ÓPTICA LUZ É uma onda eletromagnética, assim como, as ondas de rádio, de radar, microondas e os raios X. A velocidade no vácuo é aproximadamente 300.000 km/s. É formada por dois campos, elétrico e magnético, que são perpendiculares entre si, e perpendiculares à direção de propagação.

ÓPTICA Luz A distinção entre as ondas eletromagnéticas se faz, pela freqüência ou pelo comprimento de onda. A equação que relaciona a freqüência (f), comprimento de onda (l) e a velocidade da onda (V) é:

ÓPTICA Luz Quanto maior a freqüência, menor o comprimento de onda. A luz é uma onda eletromagnética de alta freqüência e pequeno comprimento de onda. A luz é apenas uma pequena parte do espectro eletromagnético, e possui comprimento de onda que varia entre 0,38 mm e 0,75 mm.

ÓPTICA Luz Os sistemas ópticos atuais, utilizam luz infravermelho, entre 0,8 mm e 1,5 mm, pois a propagação de luz infravermelho na fibra ótica é mais eficiente do que a luz visível por sofrer menor atenuação. Três janelas são as mais usadas: 0,85 mm, 1,3 nm e 1,55 nm. (respectivamente 1º, 2º e 3º janela). Janela é o termo utilizado para se referir às faixas de comprimento de onda.

ÓPTICA Refração A velocidade da luz (c) no vácuo é constante e aproximadamente igual a 300.000 km/s. Em outros meios, sólidos ou líquidos, a luz se propaga com velocidade inferior. A variação da velocidade da luz ao passar de um meio para outro é chamada de refração. O parâmetro óptico que caracteriza qualquer meio transparente é o índice de refração.