TECNOLOGIA WEB HTML Formulários Aula 6 Profa. Rosemary Melo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HTML - HiperText Markup Language Tecnologia para Web
Advertisements

Linguagem HTML Básica Formulários – Detalhamento dos Componentes
HTML – Hyper Text Markup Language
Formulários Um formulário é um modelo para a entrada de um conjunto de dados. O elemento delimita um formulário e contém uma seqüência de elementos de.
Acrescentando som e vídeo
Wagner Santos C. de Jesus Alberson Wander Sá dos Santos
Utilizando a linguagem HTML para criar FORMULÁRIOS
Ferramentas para Sistema Web Sistemas de Informação Aula 10 – 15/05/2013.
Protocolo HTTP e HTML Prof. Danton Cavalcanti Franco Junior
Linguagem de Programação para WEB
HTML.
Aulas ministradas por:
Formulários Objectivo: obter do utilizador respostas personalizadas
Material elaborado por
Formulários HTML Jobson Ronan
PHP - Formulário Instituto Vianna Júnior Desenvolvimento para Web Prof. Lúcia Helena de Magalhães 2008.
Introdução à Programação para WEB
Profº Cláudio Barbosa HTML – Formulários  Utilizados para enviar dados que serão processados por scripts nos servidores.
UNIPAC – ARAGUARI CAMPUS – IX PROF. EVERTON HIPÓLITO DE FREITAS Antes de começar com J2EE.
Formulários HTML Professor Rafael Silva. Criação do formulário Elementos do formulário Action: Script, página ou para onde será enviado o formulário.
Unidade 6 – Formulários HTML Prof.: Henrique Santos
PHP e Formulários Web.
Prof. Renato de Oliveira Bastos
UNIPAC – ARAGUARI CAMPUS – IX PROF. EVERTON HIPÓLITO DE FREITAS
José Francisco PHP & MySQL. Os slides originais são parte do material de cursos anteriores do curso de PHP, ministrados por Sérgio Clemente.
Desenvolvimento Web com Banco de Dados
Curso de Gestão da Informação Prof. Dr. Daniel A. Furtado Módulo 2 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Programação para Aplicações WEB Profa. Semíramis Assis
Aplicativos para Internet Aula 07 Formulários. Aplicações web dinânicas normalmente precisam receber entradas de dados de seus usuários. Para atender.
WWW e HTML HTML - Básico Curso de Formação de Usuários WWW e Projetistas de Paginas HTML Organização: LSI - EPUSP.
1 HTML Prof. Esp. Andrew Rodrigues Aula 03. II - Linguagem de Marcação HTML 2 Tabelas Cria uma tabela. Linha de uma tabela Célula individual numa linha.
1 HTML Prof. Esp. Andrew Rodrigues Aula: Table e Form andrewtec.wordpress.com.
Prof. João Ricardo Andrêo Programação p/ INTERNET - HTML 29/5/ :57 1 Formulários A linguagem HTML, permite que o browser realize uma interação com.
Design para Web 8 Formulários Formularios.
FORMULÁRIOS FORMULARIOS. Introdução O formulário é um importante meio de comunicação, transmissão e registro de informações, principalmente as baseadas.
TÉCNICO EM INFORMÁTICA Linguagem e Técnica de Programação III PROF. MARCELO N. SANTOS
Relatórios.  O Relatório é um componente ActiveX chamado ActiveReport, que permite a visualização e impressão de valores instantâneos de variáveis do.
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Ciências e Tecnologias – CCT Unidade Acadêmica de Engenharia Química - UAEQ Universidade Federal.
AULA SOBRE O WRITER. O Writer possui todas as características que você pode esperar de editor de textos moderno e completo, incluindo até mesmo recursos.
Treinamento. 1. Estrutura de Acesso 2. Pessoas.
Cadastro de Campanha Configurações/Conceito e Usabilidade.
Professor Luiz José Hoffmann Filho
Revisão de Lógica de Programação e Desenvolvimento Web
Redes Industriais Alarmes
Emissão Relatórios LOGIX 12
Formulários Um formulário é um modelo para a entrada de um conjunto de dados. O elemento delimita um formulário e contém uma seqüência de elementos.
Enviando os Dados com PHP
ListBox O componente ListBox permite que os usuários selecionem um ou mais itens de uma lista preferida. Use o componente ListBox para criar um controle.
Tecnologia para Internet - II
Criação de Grupos no Rooda
TECNOLOGIA WEB HTML Vinculação Interna Aula 7 Profa. Rosemary Melo.
INFORMÁTICA TRT – PF – PRF WORD E EXCEL
Cadastro de Funcionário
Turma AEE/Atividade Complementar
Prestadores de serviço
Documentos Escolares/ Relatórios
Modelagem de Banco de Dados através do ERwin
Grupos de Acesso A funcionalidade Grupos de Acesso permite criar acessos personalizados no sistema, definindo quais funcionalidades cada grupo criado poderá.
Programação para Internet Rica– Aula 06 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal
Inventário Balanço de Estoque
Financeiro - Conta Contábil
Tecnologia para Internet - II
Desenho CAD I Curso Técnico em Eletromecânica
Introdução a Arquitetura, HTML e CSS
GERENCIADOR DE POSTAGEM
Conceitos Básicos do Excel. O Excel é um editor de planilhas eletrônicas para visualização, gerenciamento e análise de dados, mas também possui alguns.
Editor de textos -Writer
Curso básico de PHP. 1 Vantagens: Gratuito Multiplataforma Estável Rapidez Comunicação.
AULA SOBRE O WRITER.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIA WEB HTML Formulários Aula 6 Profa. Rosemary Melo

Formulário Mecanismo usado para coletar dados de um usuário. Os dados informados são enviados para um servidor Web, que processará e retornará o resultado solicitado.

Formulário Formulário: Comando <FORM>...</FORM> <html> <head> <title>Formulário</title> </head> <body> <form> Aqui irão entrar os comandos do formulário </form> </body> </html>

Formulários - Atributos <FORM NAME=”nome do formulário” METHOD=”valor” ACTION=”tratador do formulário”> NAME – Nome do formulário usado para validação de dados. METHOD – Método que define como os dados serão transmitidos para o programa que irá processá-lo. ACTION – Indica o endereço do programa que receberá os dados do formulário. Referencia uma URL que aponta para um script no servidor

Formulários - Atributos METHOD – Os métodos pode ter os valores: GET- passam o valor das variáveis pela URL dinâmica. POST – passam suas variáveis codificadas dentro da própria submissão

Formulários - Atributos METHOD – GET Através do método "get", os dados são anexados a URL com um ponto de interrogação como separador, e só depois é que a URL é enviada. O resultado poderia ser por exemplo: http://www.suapagina.com.br/cadastro.html?user=rafa&pass=1234 OBS: Caso não seja especificado qual o método, por padrão é assumido o GET.

Formulários - Atributos METHOD – POST passam suas variáveis codificadas dentro da própria submissão

Exemplo - Formulários <html> <head> <title>Título</title> </head> <body> <p>Exemplo de Formulário</p> <form method=“get” action=“”> <p> Name: <input name=“name” type=“text” size=“25” maxlength=“30”/> </p> <p> <input type=“submit” value=“Submeter”/> <input type=“reset” value=“Limpar”/> </form> </body> </html>

Formulário – Entrada de dados Há vários tipos de elementos que podem ser usados para entrada de dados, o que determina este tipo é o parâmetro “type”. SINTAXE: <INPUT TYPE=“tipo” NAME=“nome” VALUE=”valor” SIZE=”tamanho em pixels” MAXLENGTH=”tamanho máximo em pixels”> INPUT: Cria um campo de entrada de dados. TYPE: Tipo de elemento a ser inserido no formulário. NAME: Nome do elemento. VALUE: Valor que pode ser pré-definido para o campo. MAXLENGTH: Comprimento máximo de caracteres do nome a ser digitado. CHECKED: Em caso de caixa de checagem, pré-define como checada. SIZE: Tamanho do campo.

Campo de entrada de dados tipo texto (TYPE=“TEXT”) Sintaxe: <INPUT TYPE=”text” NAME=... VALUE=... SIZE=... MAXLENGTH=...> O valor TEXT (texto) no atributo TYPE indica que o campo será de texto, ou seja, um campo onde o usuário poderá entrar com dados.

Campo de entrada de dados tipo texto (TYPE=“TEXT”) Exemplo: <html> <head> <title>Cadastro de Cliente</title> </head> <body> <FORM ACTION="“ METHOD="POST"> <p> Qual o seu primeiro nome? <input TYPE="text“ NAME="primeiro_nome" VALUE="Antonio" SIZE="10" MAXLENGTH="15"> </p> </FORM> </body> </html>

Campo de entrada de dados tipo texto (TYPE=“PASSWORD”) Sintaxe: <INPUT TYPE=”PASSWORD” NAME=... VALUE=... SIZE=... MAXLENGTH=...> Entrada de texto na qual os caracteres são escondidos por asteriscos. Exemplo: Login:<INPUT TYPE="TEXT" NAME="login"><br> Password: <INPUT TYPE="PASSWORD“ NAME="senha">

Campo de dados múltipla escolha (TYPE=“CHECKBOX”) Insere campos para escolha de opções. Cada alternativa corresponde um valor a ser manipulado pelo script que processa os dados. Nome do campo (NAME) é o mesmo para toda a lista de valores. Pode ser escolhida mais de uma alternativa. .

Campo de dados múltipla escolha (TYPE=“CHECKBOX”) Sintaxe: <INPUT TYPE=”CHECKBOX” NAME=”NOME DA CAIXA DE CHECAGEM” VALUE=”VALOR DO CAMPO” CHECKED=”CAIXA SELECIONADA”> NAME: Nome da caixa de checagem. VALUE: Determina o valor do campo, que será passado ao programa interpretador do formulário. CHECKED: Atributo opcional que pode ser utilizado quando se deseja que a opção já apareça selecionada na página.

Campo de dados múltipla escolha (TYPE=“CHECKBOX”) Exemplo: Apresenta um grupo de opções para serem escolhidas. Seu esporte preferido: <br> <INPUT TYPE="CHECKBOX" NAME="esporte" VALUE="basquete"> Basquete <br> <INPUT TYPE="CHECKBOX" NAME="esporte" VALUE="hipismo"> Hipismo <br> <INPUT TYPE="CHECKBOX" NAME="esporte" VALUE="volei"> Volei <br> <INPUT TYPE="CHECKBOX" NAME="esporte" VALUE="futebol"> Futebol <br> <INPUT TYPE="CHECKBOX" NAME="esporte" VALUE="Natação"> Natação <br>

Campo de dados escolha única (TYPE=“RADIO”) Insere um grupo de opções para escolha de apenas uma alternativa (exclusão mútua). Sintaxe: <INPUT TYPE=“RADIO” NAME= “NOME DO BOTÃO” VALUE=”VALOR DO CAMPO” CHECKED=”OPÇÃO APAREÇA SELECIONADA”> NAME: cada opção do grupo deverá utilizar um mesmo nome. VALUE: Contém o valor do campo, que será passado ao grupo interpretador do formulário. CHECKED: Atributo opcional que pode ser utilizado quando se deseja que a opção já apareça selecionada na página. .

Campo de dados escolha única (TYPE=“RADIO”) Exemplo: Apresenta um grupo de opções para apenas uma ser escolhida. Seu time do coração:<br> <INPUT TYPE="RADIO" NAME="time" VALUE="cor">Curintias<br> <INPUT TYPE="RADIO" NAME="time" VALUE="fla">Flamengo <br> <INPUT TYPE="RADIO" NAME="time" VALUE="palm">Palmeiras <br> <INPUT TYPE="RADIO" NAME="time" VALUE="sampa" checked>São Paulo <br> <Input TYPE="RADIO" NAME="time" VALUE="inte">Internacional<br> <INPUT TYPE="RADIO" NAME="time" VALUE="nenhum">Nenhuma das alternativas

Botões de Ação (TYPE = “RESET”) Limpa e restaura os valores iniciais das entradas de dados. Sintaxe: <INPUT TYPE=”RESET” VALUE =”TEXTO APARECE NO BOTÃO”> O valor RESET no atributo TYPE define um botão que limpa todos os campos, devolvendo os mesmos valores de quando a página foi carregada. No atributo VALUE, pode-se definir o que estará escrito no botão.

Botões de Ação (TYPE = “RESET”) Exemplo: Entre com seu nome:<br> <INPUT TYPE="TEXT" NAME=“Dados"><br> <p> <input type="reset" value=“Apagar"> </p>

Botões de Ação (TYPE = “SUBMIT”) Envia os dados de entrada para o servidor. SINTAXE: <INPUT TYPE=”SUBMIT ” NOME= “ ” VALUE=”TEXTO QUE APARECE NO BOTÃO”> O valor SUBMIT no atributo TYPE define um botão que aciona o envio das informações preenchidas no formulário ao programa interpretador. No atributo VALUE defini o que estará escrito no botão.

Botões de Ação (TYPE = “SUBMIT”) Exemplo: <p> Entre com seu nome:<br> <INPUT TYPE="TEXT" NAME=“dados"><br> <input type="reset" value=“Apagar"> <input type=“submit" value=“Enviar"> </p>

Campo de entrada de dados com várias linhas Sintaxe: <TEXTAREA NAME=”NOME” ROWS=”NÚMERO DE LINHAS” COLS=”NÚMERO DE COLUNAS”>.................</TEXTAREA> O marcador TEXTAREA (área de texto) permite definir um campo de texto com várias linhas. ROWS: Define o número de linhas da caixa de texto. COLS: Define quantos caracteres (colunas) cada linha possui. NAME: Define o nome da caixa de texto.

Campo de entrada de dados com várias linhas Exemplo: <textarea name=“comentário” rows=5 cols=40 > Deixe seu comentário</textarea>

Seleção de dados Sintaxe: Apresenta uma lista de valores através da tag “OPTION”. Sintaxe: <SELECT NAME=“NOME” SIZE=“QTD DE OPÇÕES VISÍVEIS”> <OPTION VALUE=“VALOR”>TEXTO A APARECER</OPTION> </SELECT>

Seleção de dados O marcador SELECT permite a criação de uma lista de opções a serem escolhidas pelo usuário. NAME: Nome da lista de opções. SIZE: Define o número de opções a serem exibidas simultaneamente na tela. Se o valor omitido ou igual a 1, é exibida uma opção por vez. OPTION: Define cada opção a ser exibida pela lista. VALUE: Determina o valor de cada opção. MULTIPLE: Permite selecionar mais de um item (pressionando a tecla SHIFT do teclado enquanto se selecionam os itens) O marcador OPTION permite estabelecer uma escolha padrão através do atributo “SELECTED”.

Seleção de dados Exemplo: Apresenta uma lista de valores que só será exibida quando selecionada. <select name="sabor"> <OPTION>Uva</OPTION> <OPTION>Cajá</OPTION> <OPTION>Umbu</OPTION> <OPTION>Creme</OPTION> </select>

Seleção de dados Exemplo: Apresenta uma lista de valores que será exibida sem precisar ser selecionada (uso do atributo “SIZE”) <select name="sabor“ size=“4”> <OPTION>Uva</OPTION> <OPTION>Cajá</OPTION> <OPTION>Umbu</OPTION> <OPTION>Creme</OPTION> </select>

Seleção de dados Exemplo: Apresenta uma lista de valores com um valor selecionado (uso do atributo “Selected” dentro do marcador “OPTION” ) <select name="sabor“ size=“4”> <OPTION >Uva</OPTION> <OPTION>Cajá</OPTION> <OPTION Selected>Umbu</OPTION> <OPTION >Creme</OPTION> </select>

Seleção de dados Exemplo: Apresenta uma lista de valores com o uso do atributo “Multiple”, que permite selecionar mais de uma opção. <select name="sabor” multiple> <OPTION >Uva</OPTION> <OPTION >Cajá</OPTION> <OPTION >Umbu</OPTION> <OPTION >Creme</OPTION> </select>