Colonizações inglesa e francesa na américa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Advertisements

Independência do Brasil
INVASÕES HOLANDESAS NO NORDESTE BRASILEIRO- SÉCULO XVII
CE_05.5_Surgimento e Características do Mercantilismo
INDEPENDÊNCIA DOS EUA.
Revolução Industrial.
EXPANSÕES TARDIAS.
A Crise da economia portuguesa
OS HOLANDESES NO BRASIL.
Antigo sistema Colonial
Expansão Marítimo-Comercial Européia
UNIÃO IBÉRICA.
Sentido da colonização na América
A Colonização Inglesa Ideias Gerais:
Colonização das Américas
AMÉRICA DO NORTE Antes da independência, os Estados Unidos era formado por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto.
A FORMAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS
Conquista e Colonização da América
Como colonizar? Tratado de Tordesilhas e Divisão em Capitanias Hereditárias.
As colônias da América Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir.
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
INDEPENDÊNCIA DOS EUA Aula 61 – Capítulo 28. INDEPENDÊNCIA DOS EUA 2ª Metade do séc. XVIII => fim do Antigo Regime Independência dos EUA – 1776 Revolução.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (DO NORTE) Prof. 2º Ten Edival Ref: Livro Coleção Marechal Trompowsky - A Crise do Antigo Regime e a Consolidação do Capitalismo.
Expansão Marítima Europeia (Sec. XV e XVI)
Fundação Osorio Trabalho de informática Turma 191 Componentes: Emilly Christine Gabriela Cessi Giulia Castro Maria Clara Diegues Erick Capelli.
As Guianas no contexto da Amazônia entre os séculos XVI e XIX As diversas formas de produção e transmissão de conhecimentos sobre a formação das fronteiras.
SEMINÁRIO O século XIX e a reorganização geopolítica nas Guianas ou Amazônia Caribenha. As diversas formas de produção e transmissão de conhecimentos sobre.
Grandes Navegações. Imaginário Europeu na Idade Média Europeus não tinham conhecimento do mundo além do Mar Mediterrâneo e norte da África Surgiram, histórias.
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
Colonização na américa inglesa e francesa
FORMAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E OCUPAÇÃO
Aulão de história 7 anos – 2 trimestre
INDEPENDÊNCIA DOS EUA.
Geografia- Profª Sildenia
História Econômica Geral
A Independência dos EUA
INDEPENDÊNCIA DOS EUA 1776.
CAPÍTULO 1 – QUE PAÍS É ESSE?
A América Inglesa Prof. Helton Chaves.
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII
EXPANSÃO MARÍTIMA.
Formação do espaço geográfico brasileiro
AMÉRICA PORTUGUESA: GUERRA E AGITAÇÃO
Estados Unidos:da colonização a indepedência
A Colonização da América Portuguesa
Expansão e mudança nos séculos xv e xvi
O Império Inglês.
INDEPENDENCIA DOS EUA 18/06/2018
A INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS INGLESAS NA AMÉRICA
Expansão Marítima.
GUERRA E ACOMODAÇÃO: os ataques estrangeiros no Brasil (I)
PROVÍNCIAS UNIDAS DA HOLANDA
A COLONIZAÇAO NA AMÉRICA PORTUGUESA
IMPERIALISMO COLONIALISMO.
A CONQUISTA E A COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA.
A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA INGLESA
Diversidade étnica e cultura
A FORMAÇÃO DA MONARQUIA PORTUGUESA
PORTUGAL E A EXPANSÃO MARÍTIMA
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
Expansão Marítima Espanhola
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
Mercantilismo Profª Maiara Alves.
COLONIZAÇÃO EUROPEIA NA AMÉRICA PROF. MSC. ISACKSON CAVILHA MENDES UNIFICADO.
Preparatório EsPCEx História Geral
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
“ O CONTINENTE AMERICANO  É o segundo continente mais extenso do mundo com 42 milhões de km2;  Faz fronteira com os Oceanos Atlântico e Pacífico;
Colonização Inglesa. Colonização Inglesa Produtos Tropicais e Matérias primas A colonização do Sul Pacto colonial Colônia EUA Metrópole Inglaterra.
Transcrição da apresentação:

Colonizações inglesa e francesa na américa

NAVEGAÇÕES INGLESAS, FRANCESAS E HOLANDESAS Tais países não aceitaram a divisão imposta pelo Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha. Problemas na Inglaterra, na França e na Holanda dificulturam o envio de expedições oficiais às novas rotas comerciais. Apenas em meados do século XVI os holandeses começaram a ocupar portos importantes e os franceses e ingleses começaram a enviar navios para o norte da América.

Pirataria e corso Lucros da exploração das colônias ficava apenas para metrópole. Qualquer comércio fora a sua Metrópole era considerado pirataria. Piratas eram marinheiros que se envolviam em saques, pilhagem e contrabando, dispensando intenções colonizadoras. Corsários: eram navegantes que executavam ações semelhantes às dos piratas, mas tinham autorização dos reis.

Pirataria e corso A Coroa inglesa apoiou a ação de corsários que se instalaram em ilhas do Caribe (como Jamaica, Bahamas e nas Bermudas). – Piratas do Caribe! Nas colônias inglesas na América Central predominou o uso da mãe de obra escrava e plantio de gêneros tropicais como açúcar, algodão e tabaco. Franceses também usaram a mesma estratégia ocupando o Haiti e as Pequenas Antilhas. Franceses também tentaram invadir o Brasil!!!

Colônias da América Inglesa – As 13 colônias O processo de colonização começou por um ato oficial da Rainha Elizabeth I – primeira ocupação na atual Virgínia. 1620 – Chegada do Mayflower – navio no qual chegavam imigrantes calvinistas que estavam sendo perseguidos na Inglaterra – Instalaram-se em Massachusetts. No início contaram com a ajuda de indígenas locais – surgimento do Dia de Ação de Graças. Colônias na região de Massachusetts eram colônias de povoamento.

Colônias de povoamento e exploração???

13 Colônias

América FRANCESA Navegações no início do século XVII deram origem a Quebec e Montreal – essa colônia deu origem ao Canadá (inicialmente uma colônia francesa). Conflito com povos indígenas na região. Grande parte da região ocupada pelos franceses foi vendida para os Estados Unidos no século XIX.