Brasil: Período Regencial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 13 – D. Pedro I e as regências
Advertisements

I Reinado ( ).
MÓDULO 5- A TRANSFERÊNCIA E PERMANÊNCIA DA CORTE PORTUGUESA NO BRASIL( ) A) ANTECEDENTES: - D.João VI e sua corte, pressionados pelo BLOQUEIO CONTINENTAL.
MÓDULO 5- A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL( )
5.1- O PERÍODO REGENCIAL( )
PERÍODO REGENCIAL ( ).
Período Regencial.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Período Regencial 1831 a 1840.
Primeiro Reinado ( ).
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL IMPÉRIO (1822 – 1889).
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: POLÍTICA INTERNA DO SEGUNDO IMPÉRIO.
Revisão para prova Conteúdos: A independência das Américas inglesa e espanhola; O processo de independência da América portuguesa; O governo de D. Pedro.
Período Regencial ( ).
Período Regencial ( ).
MÓDULO 07 – PERÍODO REGENCIAL( )
Primeiro Reinado
HISTÓRIA PRIMEIRO REINADO Prof. Eutrópio Neto.
HISTÓRIA PERÍODO REGÊNCIAL Prof. Eutrópio Neto.
Professor Bruno Barreira
Primeiro reinado 1822: D. Pedro realiza a independência do Brasil em 7 de setembro de D. Pedro passa de príncipe regente a imperador e seu período.
Capítulo 11 – Por que o período regencial foi tão tumultuado?
Primeiro Reinado Prof. Ive.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
BRASIL – PERÍODO REGENCIAL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PERÍODO REGENCIAL – EVOLUÇÃO POLÍTICA.
D.PEDRO I ( ) D. PEDRO II ( ) BRASIL IMPÉRIO D.PEDRO I ( ) D. PEDRO II ( )
CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR
AS REGÊNCIAS Regência Trina Provisória (1831) – início do avanço liberal através das reformas descentralizadoras. Regência Trina Permanente (1831 a 1835)
Período imperial REGÊNCIAS II REINADO I REINADO Constituição 1824
O PERÍODO REGENCIAL 1831 – d. Pedro I abdica- vai para Portugal e deixa seu filho, Pedro de Alcântara, com 5 anos – este deveria assumir o trono.
I Reinado ( ).
Como o segundo reinado estabilizou o país?
REGÊNCIAS: a unidade ameaçada
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
Contexto Histórico O ano de 1820 foi significativo, pois ocorria o avanço da Independência na América e pelas revoluções liberais na Europa; Ocorre.
Período Regencial.
O Primeiro Reinado / foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar.
I império brasileiro
Período Regencial (1831 a 1840) Grupos políticos:
História do Brasil: da chegada da família real ao Período Regencial
Revisão 1 Prof. Osvaldo.
Período Regencial no Brasil.
Ato Adicional de 1834: Primeira revisão da Constituição. Elaborado pelas várias correntes políticas do período, contribuiu para o avanço e a consolidação.
BRASIL REGÊNCIAL Transição de Governo.
Brasil – Império: Período Regencial (1831 – 1840)
O PERÍODO REGENCIAL 1831 A Período marcado por revoltas, pela luta por autonomia e por fim, pelo retorno do ideal centralizador que era materializado.
PRIMEIRO REINADO, PERÍODO REGENCIAL E REVOLTAS REGENCIAIS.
Sociologia-2ª SÉRIE Professor Breno Cunha
Prof. MS. Fernando Carvalho Mestre em História PUCGO
Grupos Políticos Brasil Império
“QUIZ” História.
Transição até a maioridade de D. Pedro II.
Brasil Império: Período Regencial
Período Regencial 1831 a 1840.
PERÍODO REGENCIAL 1831/1840.
Primeiro Reinado Cap. 52 – História / Prof. Lisi.
Prof. André Rosa
O PERÍODO REGENCIAL Colégio Pedro II Professor: Eric Assis.
Período Regencial (1831 a 1840) Grupos políticos: Restauradores - CaramurusModerados - ChimangosExaltados - Farroupilhas 1Prof. Paulo Leite - ospyciu.wordpress.com.
Período Regencial ( ).
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL IMPÉRIO (1822 – 1889).
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
Segundo Reinado ( ) PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN – CÂMPUS NATAL/CIDADE ALTA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS – DIEC HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO.
Brasil Império: o período regencial (1831 – 1840) Janaina Araújo.
O processo da Independência do Brasil Principais conceitos.
Período Regencial e Revoltas Regenciais
Transcrição da apresentação:

Brasil: Período Regencial

Os grupos partidários e as regências Em 7 de abril de 1831, Dom Pedro I abdicou do trono brasileiro em favor de seu filho Pedro de Alcântara,que era uma criança. Pelas regras da constituição do império, o Brasil seria governado por um conselho de três regentes, eleitos pelo legislativo, enquanto Pedro de Alcântara completasse dezoito anos.

D. Pedro II

Grupo Partidário Objetivos Setores sociais que representavam Restauradores. Apelido:caramurus Lutavam pela volta de D. Pedro ao poder.Defendiam um regime absolutista e centralizador. Comerciantes portugueses ligado ao antigo comércio colonial, militares conservadores de alta patente, altos funcionários públicos. Liberais exaltados. Apelidos:farroupilhas; jurujubas Lutavam pela descentralização do poder, pela autonomia administrativa das províncias, pelo sistema federalista.Defendiam o fim da monarquia e desejavam uma república. Profissionais Liberais, pequenos comerciantes, funcionários públicos, militares de baixa patente.Viviam e trabalhavam na cidade. Liberais moderados. Apelido:chimangos Lutavam pela preservação da unidade do país.Defendiam a monarquia e queriam manter a escravidão e a ordem social.Desejavam ampliar o poder dos governantes das províncias. Grandes proprietários rurais de São Paulo,Rio de Janeiro, Minas Gerais e região Nordeste.

Fases do Período Regencial O período regencial costumava se dividido em três fases: Regência Trina Provisória Regência Trina Permanente Regência Una

Juramento da Regência Trina

Principal personagem de regência una de Feijó

Regência de Araújo Lima

"Quando falamos de história, temos o costume de nos refugiar no passado. É nele que se pensa encontrar o seu começo e o seu fim. Na realidade, é o inverso: a história começa hoje e continua amanhã. "

Seminário de História Élen Nantes Bruna Delavalentina Natali Terêncio