Agentes Químicos Mª Filipa Castanheira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL - SGSSO
Advertisements

Noções Básicas de Corrosão
O que são cremes protetores
MONITORIZAÇÃO O que é? Quais os tipos? Conceitos (CCE, OSHA, ACGIH):
RISCOS QUÍMICOS ÍNDICE GERAL CONCEITOS E DEFINIÇÕES
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA PARASITOLOGIA
O ambiente a saúde e O Amoníaco,.
Avaliação e Gestão de Risco
Análise de Risco Processo para CONTROLAR situações onde Populações ou Ecossistemas possam ser expostos a um Perigo.
Bioterrorismo: Realidade ou Ficção?
Higiene e problemas sociais
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
Proteção Respiratória
Professora Bruna Gratão
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
LABORATÓRIO DE ECOTOXICOLOGIA
INTRODUÇÃO À HIGIENE DO TRABALHO
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
Noções de Toxicologia Sessão 2
SEGURANÇA,MEIO AMBIENTE E SAÚDE
SEGURANÇA PARA AGENTES QUÍMICOS
Segurança e Medicina do trabalho
Sessão 3 UFCD: Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho
“O amoníaco, a saúde e o ambiente.”
CONTROLE DE ALERGÊNICOS
Agentes Químicos Mª Filipa Castanheira
UFCD: Fundamentos gerais de Higiene no Trabalho
TABAGISMO.
Técnicas de Remediação
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Conceito e Classificação dos Riscos Ambientais
Introdução à Parasitologia
Higiene Ocupacional.
MONITORAMENTO OCUPACIONAL
Toxicologia analítica
TOXICOLOGIA DOS CONTAMINANTES QUÍMICOS
ANÁLISES TOXICOLÓGICAS
Fabrica equipamentos de protecção individual para pessoas que se expõem ao raio X. Estes equipamentos de protecção contêm chumbo e por isso, é necessário.
Sistema Respiratório.
Toxicologia e Toxicidade
Identificação dos perigos  Não fazer chama ou faíscas;  Não fumar.  Ventilação;  Iluminação;  Não utilizar ar comprimido para enchimento, descarga.
Mª Filipa Castanheira UFCD: 3778 – Agentes Químicos e Biológicos Silves, 26 de Setembro de 2010 Agentes Químicos.
Noções de Toxicologia Curso: EFA NS TSHT – Técnico de Segurança e Higiene no trabalho Área: UFCD – 3777 – Fundamentos gerais de higiene do trabalho Formadora:
Sistema Respiratório.
IClinix.
Toxicidade Crónica Aguda.
CONCEITUAÇÃO VIAS DE INGRESSO CLASSIFICAÇÃO José Possebon 18/02/2002
Riscos Químicos.
TOXICOLOGIA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE RISCO FLAVIO RODRIGUES PUGA PESQUISADOR DO LABORATÓRIO DE TOXICOLOGIA CENTRO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL INSTITUTO.
Segurança e Higiene no Trabalho
UFCD 8211 – Higiene e Segurança no Trabalho na Restauração
Proteção Respiratória.
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
LOGÍSTICA e TRANSPORTE SISTEMAS DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS Unidade Carapicuíba Rubens Vieira da Silva.
Segurança Ocupacional
Características das Análises Toxicológicas Aula Teórico-Prática Profª Larissa Comarella.
HIGIENE INDUSTRIAL É a ciência e arte que tem como objetivo antecipar, reconhecer, avaliar e controlar todos os fatores ou agentes do ambiente de trabalho,
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ FACULDADE DE NUTRIÇÃO TOXICOLOGIA DE ALIMENTOS PROFª LAURA TOLEDO TOXICODINÂMICA.
23/10/20081 Higiene Industrial Por: Bruno Cotta Danilo Sobral Filipe Campos José Francisco da Silva FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA.
Introdução à toxicologia de alimentos
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
AGENTES QUÍMICOS.
RISCOS QUÍMICOS.
Quando realizar monitoramento biológico de exposição Dr. José Tarcísio Penteado Buschinelli Médico Coordenador de Saúde Ocupacional Unimed - S.O.U. UNIMED.
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
Noções de Toxicologia Conhecimento da toxicidade de venenos e animais é remota Papiro de Ebers (Egito-1500 a.C.) registra cerca de 800 ingredientes ativos.
Introdução ao Tema Monitoramento Ambiental e Biológico de Exposições Exposições consideradas excessivas representam risco à saúde dos expostos. Avaliar.
Monitoramento da Exposição a Substâncias Químicas de Interesse Ambiental e Ocupacional Armando Meyer IESC/UFRJ.
Transcrição da apresentação:

Agentes Químicos Mª Filipa Castanheira UFCD: 3778 – Agentes Químicos e Biológicos Silves, 20 de Setembro de 2010

Agentes Químicos - Tipos e Classificação de Perigo Sessão 2

Agentes Químicos DEFINIÇÃO Toda a substancia orgânica ou inorgânica, natural ou sintética, que durante a fabricação, transporte, armazenamento ou utilização se pode incorporar no ar ambiente, podendo apresentar-se em diversas formas e tendo efeitos agressivos sobre as pessoas que os contactem.

Tipos e Classificação 1- Quanto à forma * Fumos metálicos Estado Sólido Poeiras Fibras Fumos* Líquido Aerossóis Neblinas Gasoso Gases Vapores Tipos e Classificação * Fumos metálicos

Fibrogénicas/Pneumoconióticas 2. Quanto aos efeitos da exposição a agentes químicos Segundo o tipo de lesão que ocasionam, podemos distinguir: 2.1. Partículas Inertes Alérgicas Fibrogénicas/Pneumoconióticas Produtoras de Dermatoses Tóxicas (sistémicas) Cancerígenas

Neurotóxicos ou Narcóticos 2.2. Gases e Vapores Irritantes Asfixiantes Neurotóxicos ou Narcóticos Tóxicas (sistémicas) Cancerígenas

Vias de penetração de agentes químicos no organismo Via Digestiva Dérmica Via Parenteral Respiratória Boca, Estômago, Intestinos, etc. Pele Boca, Nariz, dos Pulmões, etc. Feridas, Chagas, etc.

Uso de substâncias tóxicas Nem todos os indivíduos reagem de igual forma aos contaminantes Factores Intrínsecos Idade Sexo Código genético Susceptibilidade Extrínsecos [Contaminantes] Duração da exposição Uso de substâncias tóxicas Estado alimentar

DOSE - Concentração do contaminante - Duração da exposição Factores relacionados com doenças profissionais devido a toxicidade sujeitos a controlo rígido - Concentração do contaminante DOSE - Duração da exposição Quantidade de contaminante susceptível de causar dano, é independente dos factores intrínsecos.

DOSE (D)= t x C t- tempo de duração de exposição (anos) C- concentração média ponderada do contaminante (mg.m-3) D- mg.m-3 x anos EXEMPLO: Um trabalhador está submetido a uma exposição média de 10 mg.m-3 por um período de 5 anos. Qual a dose? A mesma dose teria sido adquirida com as quantidades invertidas? Ou seja, 5 mg.m-3 por um período de 10 anos. Agentes Químicos Valores-Limite – dizem respeito às concentrações a que os trabalhadores possam estar expostos, sem efeitos adversos para a saúde.

Tipos de Valores-Limite -VLE-MP- valor limite de exposição média ponderada Valor limite expresso em concentração média diária, para um dia de trabalho de 8 horas e uma semana de 40horas, ponderada em função do tempo de exposição. -VLE-CD- valor limite de exposição curta duração Concentração à qual se considera que os trabalhadores possam estar repetidamente expostos por períodos curtos de tempo, Desde que o VLE-MP não seja excedido. -VLE-CM- valor limite de exposição concentração máxima A concentração nunca pode ser excedida, mesmo para períodos curtos de exposição.

Índices Biológicos de Exposição (IBE) IBE – representam as quantidades-limite de substancias (ou seus metabolitos) a que o trabalhador pode estar exposto sem perigo para a saúde e bem-estar determinadas nos tecidos e fluidos biológicos (sangue, urina, fâneros) ou no ar expirado. Visa, portanto, apreciar o risco derivado da exposição não pela presença do agente no meio ambiente, em maior ou menor concentração, mas em função da quantidade que efectivamente penetrou no organismo. IBE - novo meio de caracterizar a exposição e deve ser considerado como um indicador complementar dos niveis admissiveis de concentração.

Índices Biológicos de Exposição (IBE) VANTAGENS • Têm em conta as vias de entrada do contaminante no organismo. • Não têm em conta os tempos de exposição. • São tidos em consideração os hábitos individuais dos trabalhadores. • São consideradas eventuais exposições fora do horário normal de trabalho. • É tido em consideração o metabolismo do trabalhador.