Património Mundial Origem: Wikipédia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Imagem da Praça do Bocage - Setúbal Disciplina – Educação Visual
Advertisements

Comissão Técnica de Patrimônio do MERCOSUL – CTP IPHAN.
ESCOLA DE FORMAÇÃO POPULAR EM DIREITOS HUMANOS CURSO CONSTRUINDO DIREITOS HUMANOS COMUNICAÇÃO & CULTURA Gleber Pieniz Jornalista.
Roteiro Turístico Pelas 7 Maravilhas Nacionais
Conservação da natureza:
Encontro “COMPREENDER A PAISAGEM CULTURAL DO TEJO E SEUS VALORES”
“A criação de uma área protegida é uma confissão de suicídio
Protecção e Convenção da Natureza
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
PATRIMÔNIO CULTURAL.
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
Ministério da Cultura.
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
Reflexão: Turismo e Ecoturismo
CAPITEL DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
Patrimônio Cultural UMA CONCEITUAÇÃO Hélvio Polito Lopes Filho.
Os animais.
Patrimônio Cultural UMA CONCEITUAÇÃO Hélvio Polito Lopes Filho.
Mosteiro dos Jerónimos
Avanço manual Património português classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.
Como património mundial
DIREITOS CULTURAIS ESTADO E SOCIEDADE
História de Portugal Aula n.º 2 Paleolítico Neolítico Idade dos Metais.
Portugal encantador
ORIGEM DO SAMBA DE RODA SUERDIECK
Reserva da Biosfera da Ilha do Corvo Proposta de candidatura
Reserva da Biosfera da Ilha Graciosa Proposta de candidatura
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura
TERRAS DO PRIOLO Uma oportunidade de desenvolvimento turístico sustentável baseada numa ave.
Teoria Geral do Direito Ambiental
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
ÁREA DE EMPREGABLIDADE TURISMO
PATRIMÓNIO COMUM DA HUMANIDADE
Turismo e patrimônio cultural
Políticas Florestais Relevantes para o EURIS EURIS – Europeans Using Roundwood Innovatively & Sustainably.
IDENTIDADE E PATRIMONIO CULTURAIS CP4 – DR4
Como indica o seu nome foi a terceira ilha do Arquipélago dos Açores a ser descoberta. A ilha Terceira tem 29 km de comprimento e 18 km de largura.
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
GESTÃO CULTURAL O caso de Ilha Solteira. REPRESENTATIVIDADE Gestores público e privados Classe artística Segmentos da Sociedade Civil.
TURISMO: PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE OS POVOS
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Mapa dos Territórios da Arte
OFICINA DE ARTES VISUAIS
EVOLUÇÃO CIVILIZAÇÕES MAIS ANTIGAS: DINASTIA CHOW (1122 AC)
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
Conservação e Preservação
Nome: Carolina, Jaine Turma: 2A
TUTELA DO PATRIMÔNIO GENÉTICO
Património Mundial A cidade perdida dos Incas. Com um passado ainda envolvido em mistérios e histórias.
Turismo cultural É certo o que o conceito de cultura é extremamente amplo, entretanto quando se fala de  Turismo cultural este obtém uma conotação restritiva.
Patrimônio Cultural Material e Imaterial
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA AMBIENTAL
Profª Adriana Braz Moreira
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
MEIO AMBIENTE CULTURAL
BIOMAS DO BRASIL.
MARAVILHAS DE PORTUGAL
Património da Humanidade. Critérios admissão UNESCO  (I) – representa uma obra-prima do génio criativo humano;  (II) – mostra um intercâmbio importante.
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Estratégias de Preservação do Património.. A UNESCO A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, fundada em 1945, tem como objetivo.
Licenciamento Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
Patrimônio Histórico. A preocupação com a preservação remota a antiguidade classica, muitas legislações podem ser encontradas ao longo da história no.
 Essa semana de 22 foi um momento oportuno.  Realizada em plena comemoração do centenário da independência brasileira.  Busca de uma identidade nacional.
Patrimônio cultural.
Patrimônio cultural.
Património Mundial Trabalho realizado por: Miguel Samagaio; Manuel Monteiro, Adilson Mendes.
Transcrição da apresentação:

CP4- Uma nova identidade europeia em construção: o papel da multiculturalidade e da diversidade Património Mundial Origem: Wikipédia Património Mundial ou Património da Humanidade é um local como florestas, cordilheiras, lagos, desertos, edifícios, complexos ou cidades, especificamente classificado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação). *** O programa de classificação visa catalogar e preservar locais de excepcional importância cultural ou natural, como património comum da humanidade. Os locais da lista podem obter fundos do World Heritage Fund sob determinadas condições. O programa foi fundado pela Convenção sobre a Protecção do Património Cultural e Natural, adoptado pela Conferência Geral da UNESCO de 16 de Novembro de 1972. Em 2009, estavam listados um total de 885 sítios, sendo 684 culturais, 176 naturais e 25 mistos, em 148 países diferentes.

Portugal Centro Histórico de Angra do Heroísmo (1983) - Angra do Heroísmo, Açores Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém (1983) - Lisboa Mosteiro da Batalha (1983) - Batalha Convento de Cristo (1983) - Tomar Centro Histórico de Évora (1986) - Évora Mosteiro de Alcobaça (1989) - Alcobaça Paisagem Cultural de Sintra (1995) - Sintra Centro Histórico do Porto (1996) - Porto Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa (1998) Floresta Laurissilva da Ilha da Madeira (1999) - Madeira Centro Histórico de Guimarães (2001) - Guimarães Região Vinhateira do Alto Douro (2001) Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (2004) Pico, Açores

Para a inclusão de um sítio na lista do Património Mundial, ele deve atender a pelo menos um dos seguintes critérios: (i) – representar uma obra-prima do gênio criativo humano; ou (ii) – mostrar um intercâmbio importante de valores humanos, durante um determinado tempo ou em uma área cultural do mundo, no desenvolvimento da arquitetura ou tecnologia, das artes monumentais, do planejamento urbano ou do desenho de paisagem; ou (iii) – mostrar um testemunho único, ou ao menos excepcional, de uma tradição cultural ou de uma civilização que está viva ou que tenha desaparecido; ou (iv) – ser um exemplo de um tipo de edifício ou conjunto arquitetônico, tecnológico ou de paisagem, que ilustre significativos estágios da história humana; ou (v) – ser um exemplo destacado de um estabelecimento humano tradicional ou do uso da terra, que seja representativo de uma cultura (ou várias), especialmente quando se torna(am) vulnerável(veis) sob o impacto de uma mudança irreversível; ou (vi) – estar diretamente ou tangivelmente associado a eventos ou tradições vivas, com idéias ou crenças, com trabalhos artísticos e literários de destacada importância universal; (vii) – conter fenômenos naturais excepcionais ou áreas de beleza natural e estética de excepcional importância; ou (viii) – ser um exemplo excepcional representativo de diferentes estágios da história da Terra, incluindo o registro da vida e dos processos geológicos no desenvolvimento das formas terrestres ou de elementos geomórficos ou fisiográficos importantes; ou (ix) – ser um exemplo excepcional que represente processos ecológicos e biológicos significativos da evolução e do desenvolvimento de ecossistemas terrestres, costeiros, marítimos ou aquáticos e comunidades de plantas ou animais; ou (x) – conter os mais importantes e significativos habitats naturais para a conservação in situ da diversidade biológica, incluindo aqueles que contenham espécies ameaçadas que possuem um valor universal excepcional do ponto de vista da ciência ou da conservação.

Fazer pesquisa (texto e imagem) e tratá-la; http://www.unesco.pt/cgi-bin/cultura/temas/cul_tema.php?t=17 TAREFA: Seleccionar um local ou um bem classificado como património da humanidade (material/imaterial, tangível/intangível); Identificar os critérios que estiveram subjacentes à sua classificação; Fazer pesquisa (texto e imagem) e tratá-la; Apresentar o trabalho ao grupo.

Património cultural imaterial (ou património cultural intangível) é uma concepção de património cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade para as gerações futuras. São exemplos de património imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.