APRENDIZAGEM INTERATIVO-VIRTUAL: EXPERIMENO EM CONTEÚDOS DE LÍNGUA INGLESA Prof. STE Gerson Fachiano Período: Noturno Escola Estadual Senador Filinto Muller Ivinhema - MS
Público-Alvo Este projeto está sendo executado com a professora de Língua Inglesa Roseli Mazzaro e aos discentes do terceiro ano do ensino médio noturno.
OBJETIVOS Este trabalho tem por objetivo capacitar docente e discientes para utilizarem ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (LI) potencializando o ensino do mesmo através da utilização de plataformas digitais da WEB 2.0 (PRAL e XTranormal).
JUSTIFICATIVA Partindo da realidade de hoje, em que muitos professores não têm uma idéia exata de como se processa o aprendizado com a utilização das novas tecnologias disponíveis ao docente, este trabalho se destina a todo leitor interessado em conhecer uma das muitas faces dessa tecnologia aplicada à área educacional, ou seja, as várias possibilidades de como ensinar e aprender uma segunda língua empregando as TIC.
FERRAMENTAS DIGITAIS Foram escolhidas duas ferramentas digitais: a primeira é o PRAL. O PRAL é um portal de relacionamento educacional que possibilita estudantes e professores interagirem por meio de diversas ferramentas, possibilitando assim, uma maior interatividade com o grupo. A segunda ferramenta digital que será trabalhada é o XTranormal que é uma nova ferramenta para a criação de animações 3D como dramas, comédias e o que mais você quiser que os atores façam.
METODOLOGIA 1a Etapa: A professora de línguas passou por uma capacitação que abordou todas as formas de utilização do PRAL criando-se nesta ocasião a página da docente. Em seguida, houve a capacitação quanto aos recursos da ferramenta digital Xtranormal.
Página da Profa. Rose Mazzaro. Realizada na capacitação.
Fazendo o filme com a professora Rose na capacitação. http://www.youtube.com/watch?v=nQxRObYdD0U
2a ETAPA Apresentação e cadastro dos discentes à plataforma PRAL; Interação com os recursos do ambiente; Acesso aos conteúdos e as atividades postados pela professora; Elaboração de um roteiro aplicando o conteúdo aprendido; Criação do filme utilizando o site Xtranormal;
RESULTADOS
Utilizando o PRAL.
Prof. Rose Mazzaro acompanhando o aprendizado da turma.
Utilização do Xtranormal.
Os alunos escolhendo as personagens de seu vídeo.
Trocando idéias com os colegas para elaboração do vídeo.
Auxílio à galera.
Alunos atentos à explicação da professora Rose.
Some New. Filme produzido pelos alunos. http://www. youtube. com/watch
Grato! E-mail: gersonfachiano@yahoo.com.br MSN: gersonfachiano@hotmail.com Twitter: www.twitter.com/gersonfachiano