Máquinas Elétricas I Aula 12 Prof.: Samuel Bettoni
Controle de Velocidade de Motores de CC Revisão Relativa facilidade no controle de velocidades; A equação da velocidade pode ser obtida através da eq. da tensão de armadura e da eq. da lei de Kirchhoff para o circuito de armadura. Considerando que a máquina não está saturada, ou seja, Portanto, Máquinas Elétricas I Prof.: Samuel Bettoni Aula 12 Centro de Ensino Superior – Conselheiro Lafaiete
Controle de Velocidade de Motores de CC Assim, pela equação da velocidade, conseguimos ver quais os métodos mais comuns de se controlar a velocidade de um motor de CC: Ajuste do fluxo , por meio do controle da corrente de campo; Variação da tensão nos terminais da armadura; Variação da resistência associada ao circuito de armadura. Máquinas Elétricas I Prof.: Samuel Bettoni Aula 12 Centro de Ensino Superior – Conselheiro Lafaiete
Controle de Velocidade de Motores de CC Controle por tensão de terminal de armadura Outro método de controle da velocidade envolve o ajuste da tensão terminal aplicada; Do ponto de vista de flexibilidade e de rendimento operacional, este método é o mais desejável; Mas é o mais caro pois necessita de uma fonte de CC; Essa fonte CC pode ser um grupo motor-gerador ou uma fonte retificada ajustável; Máquinas Elétricas I Prof.: Samuel Bettoni Aula 12 Centro de Ensino Superior – Conselheiro Lafaiete
Controle de Velocidade de Motores de CC Considerando que a queda de tensão no circuito de armadura (IaRa) é muito pequena, podemos dizer que a tensão de armadura (Ea) é praticamente igual a tensão terminal (Vt). A tensão de armadura ajustável é usada para fornecer um controle da velocidade abaixo da velocidade nominal da máquina, enquanto que o controle do campo é usado para velocidades superiores ao valor nominal. Máquinas Elétricas I Prof.: Samuel Bettoni Aula 12 Centro de Ensino Superior – Conselheiro Lafaiete
Controle de Velocidade de Motores de CC Como dito anteriormente, na prática podemos variar a tensão Vt pela conexão da armadura do motor a um gerador de excitação independente. A esse método denominamos de sistema Ward-Leonard. Exemplo: Motor série Máquinas Elétricas I Prof.: Samuel Bettoni Aula 12 Centro de Ensino Superior – Conselheiro Lafaiete
Controle de Velocidade de Motores de CC Podemos visualizar esse controle a partir da curva velocidade-conjugado: Máquinas Elétricas I Prof.: Samuel Bettoni Aula 12 Centro de Ensino Superior – Conselheiro Lafaiete
Controle de Velocidade de Motores de CC Em modernas instalações, o gerador é substituído por um conversor eletrônico de alta potência (eletrônica de potência) que converte a potência CA em CC. Máquinas Elétricas I Prof.: Samuel Bettoni Aula 12 Centro de Ensino Superior – Conselheiro Lafaiete
Controle de Velocidade de Motores de CC Variação da resistência associada ao circuito de armadura. Esse controle fornece um meio de se obter velocidades reduzidas (quedas de até 50% da velocidade nominal) pela inserção no circuito de armadura de uma resistência externa (Re) em série; O tamanho e o custo deste resistor são grandes pelo motivo do resistor ser capaz de suportar toda a corrente de armadura; A principal desvantagem deste método é o baixo rendimento da operação, ou seja, grande parte da potência de entrada da rede é dissipada na forma de calor, no resistor externo (Re). Método mais utilizado para motores em série. Máquinas Elétricas I Prof.: Samuel Bettoni Aula 12 Centro de Ensino Superior – Conselheiro Lafaiete
Controle de Velocidade de Motores de CC A maneira de controlarmos a velocidade é inserindo um “reostato” no circuito da armadura do motor. A corrente na resistência total produz uma queda de tensão a qual subtrai da tensão terminal Vt, resultando assim uma pequena tensão aplicada na armadura da máquina. Máquinas Elétricas I Prof.: Samuel Bettoni Aula 12 Centro de Ensino Superior – Conselheiro Lafaiete
Controle de Velocidade de Motores de CC Motor Série Máquinas Elétricas I Prof.: Samuel Bettoni Aula 12 Centro de Ensino Superior – Conselheiro Lafaiete
Controle de Velocidade de Motores de CC – Considerações Finais Frequentemente o controle da tensão do motor é combinado com o controle da corrente de campo de modo a se obter um intervalo de velocidade controlada mais amplo. Velocidades superiores à velocidade de base são obtidas reduzindo-se a corrente de campo; Velocidades inferiores à velocidade de base são obtidas por controle de tensão da armadura. Máquinas Elétricas I Prof.: Samuel Bettoni Aula 12 Centro de Ensino Superior – Conselheiro Lafaiete
Controle de Velocidade de Motores de CC – Considerações Finais Máquinas Elétricas I Prof.: Samuel Bettoni Aula 12 Centro de Ensino Superior – Conselheiro Lafaiete
Referências Bibliográficas [1] Fitzgerald, A. E.; Kingsley Jr., C.; Umans, S. D.; “Máquinas Elétricas”, 6ª ed., Bookman, 2006. [2] Del Toro, V.; Fundamentos de Máquinas Elétricas; Prentice-Hall; 1994. Máquinas Elétricas I Prof.: Samuel Bettoni Aula 12 Centro de Ensino Superior – Conselheiro Lafaiete