INPC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INFLAÇÃO.
Advertisements

EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL NO BRASIL
INFLAÇÃO.
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Equilíbrio no mercado monetário:
Maio / 2013.
Conjuntura Econômica Brasileira
Assessoria Econômica da FEDERASUL
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Abril/2013 Brasília, maio de 2013 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS setembro/2010 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
PORTO ALEGRE Abril Cooperação Técnica Regional Apoio Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS.
Sumário Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3.
Indicadores de Performance Macroeconômica
Indicadores de Conjuntura Econômica
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
ÍNDICES DE PREÇOS u São o demonstrativo síntese do movimento de preços dos produtos consumidos por determinado segmento da população. Esta síntese é obtida.
1 Evolução da Proteção Social e Impactos sobre a Pobreza – 1992 a 2011 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2012.
Inflação Conceito: “Inflação é uma alta generalizada e contínua de preços dos bens e serviços produzidos na economia durante um certo período de tempo.
Construção civil: desempenho e perspectivas
Quem é o jovem brasileiro?
Provas de Concursos Anteriores
Problema da Inflação no Brasil
24 Medindo o Custo de Vida.
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Chile en la Tarea de Medir las Brechas de Desigualdad Las Estadísticas y los Indicadores de Empleo, Ingresso y Remuneraciones Visión Internacional: Brasil.
Renda até 2 SM.
Inflação Grupo: Alessandra Gontijo, Flávia Tomaz e Cauê Batista
PLANO DE OOH - BR.
Medindo o Custo de Vida Capítulo 24.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM FEVEREIRO/2005.
IMPOSTO ÚNICO CPMF DESONERAÇÃO DA FOLHA
O faroeste brasileiro incluiu 16 municípios entre as 50 cidades com o maior índice de homicídios: - Maceió (AL) com 79,8; - Fortaleza (CE) com 72,8; -
MBA – CASTELO ECONOMIA APLICADA
O REUNI, o Acesso e a Permanência na Educação Superior Nelson Cardoso Amaral (UFG) Rio-Quente (20/05/2008)
O SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL Clemente Ganz Lucio - DIEESE.
Introdução à Estatística
PED/REGIÃO ABCSEADE–DIEESE/ Consórcio Intermunicipal Grande ABC Junho de 2012 Divulgação N o 14 Taxa de desemprego em relativa estabilidade pelo terceiro.
Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor
Poder de compra Imagine que seu salário seja R$1,000,00. Por suposição, vamos imaginar que você converte todo seu salário em pães, e não compra nada além.
Inflação e Índice de Preços
Pesquisa de Orçamentos Familiares
ECONOMIA APLICADA 2 Aula 04 INFLAÇÃO
Fundamentos de Macroeconomia. Taxa de Inflação  A inflação é uma alta do nível geral de preços.  A taxa de inflação é o percentual de aumento desse.
DPE – DIRETORIA DE PESQUISAS COREN – COORDENAÇÃO DE TRABALHO E RENDIMENTO GEPME – GERÊNCIA DE PESQUISA MENSAL Imputação de Valores Faltantes Referentes.
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Macroeconomia Aula 1.
Aula Teórica nº 4 Medição dos preços e da inflação.
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA
INFLAÇÃO.
Indicadores Econômicos.
ÍNDICES DE PREÇOS OS DIVERSOS ÍNDICES DE PREÇO NO
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Curso Preparatório ANBIMA - CPA-10
PLANEJAMENTO DE OOH. PAINEL RODOVIÁRIO BAURU - SP.
ECONOMIA EMPRESARIAL 3ª aula ECOA14 S E DP 01/09/2015.
ECONOMIA EMPRESARIAL 2ª aula ECOA14 S E DP 25/08/2015.
INFLAÇÃO.  INFLAÇÃO – aumento generalizado e contínuo no nível geral de preços;  DEFLAÇÃO – o conceito inverso ao de inflação.
INFLAÇÃO: aumento contínuo e generalizado dos preços na economia
Curso Preparatório ANBIMA - CPA-10 Solange Honorato Curso Preparatório ANBIMA - CPA-20 E.
INFLAÇÃO. DEFINIÇÕES 1) Taxa de variação relativa de preços. 2) Aumento geral e persistente de preços.
INFLAÇÃO Livro: Introdução à Economia Autores: Paulo E. V
INFLAÇÃO. DEFINIÇÃO Inflação na economia significa a queda de mercado ou poder de compra do dinheiro, isso em decorrência da elevação em nível geral dos.
Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 4 Bibliografia: Obrigatória:Amaral et al.
Inflação. Em 1994, a inflação anual no Brasil era de quase 5.000%, e os preços subiam quase que diariamente.1994inflação Os salários, a fim de acompanhar.
Mercado de Trabalho Inflação FEA-USP – Abril de 2016 Disciplina: EAE 206 – Macroeconomia I Monitora: Graziella Magalhães.
Transcrição da apresentação:

INPC

Nível Geral de Preços e Taxa de Inflação Quatro Pontos a considerar: 1- Definição do nível de geral de preços 2- Definição e modo de cálculo da taxa de Inflação 3- Relação entre a taxa de desemprego e a taxa de inflação 4- Efeitos perversos da inflação na economia

Custos da inflação Custo da sola de sapato Custo de menu Grande variabilidade dos preços relativos Distorções na alocação de recursos Redistribuição de renda Incertezas

Abrangência Geográfica

População Objetivo A População-objetivo do INPC é composta das famílias cujo rendimento familiar monetário disponível esteja compreendido entre 1 (um) e 5 (cinco) salários mínimos e cujo chefe seja assalariado em sua ocupação principal.

População Objetivo na POF Nas 11 (onze) áreas foram pesquisados cerca de 10 508 domicílios. Destes, 6 575 possuíam chefes assalariados e rendimento mensal entre 1 (um) e 5 (cinco) salários mínimos.

Categorias de consumo familiar

Importância relativa dos nove grupos em cada área 2009

Categorias de consumo familiar

Categorias de consumo familiar

Categorias de consumo familiar

Coleta de Preços

Coleta de Preços

Inflação de set/2012 a ago/2013 Brasil 3,33 Goiânia - GO 2,69 Brasília - DF 3,13 Belém - PA 3,43 Fortaleza - CE 4,1 Recife - PE 4,31 Salvador - BA 2,93 Belo Horizonte - MG 3,59 Rio de Janeiro - RJ 2,9 São Paulo - SP 3,19 Curitiba - PR 3,55 Porto Alegre - RS 3,29

Inflação de set/2012 a ago/2013 Variação em relação à média

Inflação de set/2012 a ago/2013 “Taxa real de juros”

Limitações como indexador (assim como outros índices de preços) Não reflete efeito substituição Demora para incluir/excluir produtos Alteração na qualidade dos bens e serviços POF esporádica Consequência: viés altista

Curso Economia Monetária - Moeda e Bancos, na FEA-USP, o professor João Sayad Inflação e o processo de indexação Aula 42 Aula 43 Aulas 44 a 46 O que é mais importante: taxa de inflação ou taxa de crescimento da inflação? Aula 47 Aula 48

Texto Discuta o texto “O Real e a Realidade”, de autoria de Paulo Rabello de Castro. Comente (concordando ou discordando do autor) sobre a utilização dos índices IPCA e IGP no Brasil. Como esses índices afetam as empresas? 2. Qual é a sua opinião sobre o “Regime de Metas de Inflação”?