Preservação e acesso a informação científica em saúde pública - Repositório Institucional para a Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Imaculada da Conceição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado
A LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO
Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
projeto de pesquisa Modelos
Prof. Dr. Marco Antonio Pereira
Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem
Gerenciando a fragmentação: os muitos acervos raros da UFRJ
PROMOÇÃO DA SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO E CIENTÍFICO EM SAÚDE PRESERVADO PELO ICICT
SISTEMA ESPECIALIZADO NA
Publicações Eletrônicas
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN5018 – INFORMATIZAÇÃO.
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Ciências de Educação
Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ
REPOSITÓRIO DIGITAL DA UFRGS
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
1 de 18 Federação de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação: uma experiência lusófona com base no protocolo OAI Sueli Mara S.P. Ferreira UNICAMP.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Taxonomias para as Comunidades de Práticas do E&P II Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil Setembro de 2009.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Título do evento Catarina Felix dos S. Soares Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Acervo Digital.
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Paula Maria Abrantes Cotta de Mello Coordenadora do SiBI/UFRJ
Higienização e limpeza do acervo bibliográfico do Serviço de Biblioteca e Informação do IFSC Coordenadores: Ana Mara Marques C. Prado Natalina O. R. Ziemath.
Cadastro de Ações de Formação
Sistema Programa 808.
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
Uma metodologia para publicação eletrônica
Políticas de Backup FATEC – Americana
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Cooperação Técnica para
Agenda Estratégica 2011/ de março de 2011 Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio 1.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Educação a distância no SENAI: Cursos e serviços sob medida
XV Congresso Brasileiro de Arquivologia Goiânia 30 de junho de 2008 Arquivos de laboratórios: a preservação de documentos sob o ponto de vista dos cientistas.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Biblioteca Digital da FGV
Acervos digitais 1.
OPI – Observatorio da Produção Intelectual do Sistema FMUSP e HC
X SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo 22 a 26 de outubro de 2007 Exposição eletrônica: “Os espaços da.
COMO DEPOSITAR? REPOSITÓRIO UL AUTO-ARQUIVO DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO 14 a 25 de MARÇO de 2011.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Scirus. A base de dados multidisciplinar Scirus apresenta documentos em texto completo disponibilizados em repositórios institucionais de diversas universidades,
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Outubro, 2007 Luiz Atilio Vicentini Fórum Permanente de Cultura e Arte Pesquisa em Acervos e o acesso ao Conhecimento e a Cultura:
Preservação Digital da Memória Técnico-Científica do INPE Gerald Jean Francis Banon Marciana Leite Ribeiro Lise Christine Banon Instituto Nacional de Pesquisas.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Pesquisa Bibliográfica
A EXPERIÊNCIA DO ARCA REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL NO PROCESSO DE INTEROPERABILIDADE COM SISTEMAS DE GESTÃO DAS BIBLIOTECAS DA FIOCRUZ Por : Ana Maria Neves.
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Plano Geral de Ação  Sistematização de acervos digitalizados para ampla disponibilização dos produtos.
A pesquisa, sua comunicação e os sistemas de informação Profa. Angela M Belloni Cuenca Informação e Comunicação 2015.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
Tipos de documentos na área da saúde Disciplina – Comunicação e Informação – Atividade Integradora.
PRESERVAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS / DIGITAL SCIENTIFIC DOCUMENT PRESERVATION Eva Aparecida da Silva Oliveira. Universidade de São Paulo. Instituto.
Transcrição da apresentação:

Preservação e acesso a informação científica em saúde pública - Repositório Institucional para a Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Imaculada da Conceição imak@usp.br Biblioteca/CIR: Centro de Informação e Referência em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Objetivo do projeto O objetivo geral do projeto foi assegurar a preservação e tornar acessíveis as coleções da memória bibliográfica institucional, passada e futura, atuando como depositários de documentos impressos e eletrônicos, nas diversas mídias, que fossem relevantes para o desenvolvimento de pesquisas na área de saúde pública.

Proposta do projeto A proposta do projeto foi criar um repositório para abrigar documentos digitalizados, imagens, vídeos, áudios e demais novas mídias produzidas pelos pesquisadores e professores da FSP/USP, garantindo seu acesso universal e permanente; digitalizar teses e documentos da produção intelectual; e realocar as coleções históricas e da memória bibliográfica da FSP em estantes adequadas, visando garantir sua preservação.

Etapas do projeto Projeto submetido à FAPESP, Programa Centros Depositários de Informações, Documentos e/ou Coleções Biológicas. Chamada de Propostas 16/2009, sob responsabilidade da Profa. Dra. Angela Maria Belloni Cuenca. Submissão em dez/2009. Trâmites internos FAPESP e revisão da proposta – 2010. Aprovação em jan/2011. Processo n. 2009/54786-0. Valor: R$ 534.518,85 Desenvolvimento do projeto de abr/2011 a mar/2012. Envio do relatório e prestação de contas em abr/2012 – e aprovação em maio/2012.

Desenvolvimento geral Atualização dos orçamentos. Atualização do cronograma. Estudo das regras FAPESP em relação às solicitações de liberação de verba, à documentação a ser enviada na prestação de contas, ao controle financeiro, justificativas etc. Definição de responsabilidades. Ações.

Instalação da Oficina de Digitalização Repositório e digitalização Aquisições: 2 servidores e respectivos no-breaks 1 “storage” (sistema de armazenamento) com capacidade de 8 terabytes 2 escâneres com design especial para acomodação de lombadas. Mobiliário para a Oficina de Digitalização Serviços de informática Serviço de digitalização de documentos Profissionais envolvidos: Analistas de sistemas Bibliotecários Designer gráfico Instalação da Oficina de Digitalização 6

Interface Interface padrão Interface customizada

Metadados Na sua concepção foi previsto o uso da plataforma DSpace e o padrão de metadados Dublin Core, com adaptações. Campos do Esquema Dublin Core Campos do Esquema USP

Sistema de arquivos deslizantes Dimensões Comprimento – 7,53m bloco periódicos + 3,12m bloco livros Profundidade - 8,38m Altura – 2,30m Área ocupada - 63,10 m² bloco periódicos + 26,14 m² bloco livros Vão de consulta de 1m em cada bloco Capacidade de armazenamento Anterior – 201,60 metros lineares para livros e 763,20 metros lineares para periódicos Atual – 336 metros lineares para livros (+ 67%) e 1.120 metros lineares para periódicos (+47%)

Instalação dos arquivos deslizantes Empresas contratadas Retirada e acondicionamento das publicações Desmontagem das estantes antigas

Empresas contratadas Montagem dos arquivos Limpeza e recolocação do acervo

Envelopamento dos arquivos Empresas contratadas Envelopamento dos arquivos

Digitalização de documentos Empresas contratadas Digitalização de documentos

Equipe da Biblioteca/CIR em ação

Equipe da Biblioteca/CIR

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados

204.500 páginas digitalizadas Resultados 204.500 páginas digitalizadas http://dspace.fsp.usp.br/xmlui

Considerações finais A concepção e execução do projeto foi desafiante, sendo uma oportunidade para a equipe ampliar seus conhecimento em relação ao DSpace e às questões relacionadas à digitalização de documentos. O maior impacto do projeto é a democratização do acesso à informação, disponibilizando links para os textos completos, áudios, vídeos e imagens, para a divulgação da ciência. E o desafio continua com a próximas etapas previstas: o aprimoramento das políticas de conteúdo, de funcionamento, de preservação digital, além do povoamento do repositório.

Maria Imaculada da Conceição imak@usp.br Obrigada! Projeto de preservação e acesso a informação científica em saúde pública - Repositório Institucional para a Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Imaculada da Conceição imak@usp.br Obrigada!