ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES..

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
Advertisements

O IMPERIALISMO.
A África e os seus problemas históricos
ORIENTAÇÕES DE ESTUDO – AVALIAÇÃO MENSAL
ÁFRICA: herança colonial
A descolonização da África
As motivações do Imperialismo
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
Apartheid: a legitimação da segregação racial
Descolonização da África e da Ásia
Unidade 12 A ocupação africana e suas consequências
Recuperação Trimestral
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÁFRICA OBJETIVOS.
ANGOLA - Ex colônia de Portugal
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÍNDIA OBJETIVOS.
Á F R I C A. Á F R I C A S MUNDO ÁRABE R E L I G I Ã O.
DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
Aula, em PowerPoint, do capítulo 41 – A expansão Comercial e Marítima Européia. Conteúdo: Século XV: situação da Europa na época das Grandes Navegações.
ÁFRICA ,ÁSIA e ORIENTE MÉDIO NO SÉCULO XX
A influência da África na América do Sul
África Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares.
Descolonização Afro-Asiática
Descolonização Afro-Asiática
Colégio Militar de Belo Horizonte História -
COLONIZAÇÃO E FORMAÇÃO DA AMÉRICA DESENVOLVIDA
Multimídia em aulas de História
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
América.
África.
ÁFRICA.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
Episódios da Guerra Fria
Os primeiros movimentos de independência
Um continente esquecido
Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de.
NELSON MANDELA.
Conflitos quentes da Guerra Fria
ÁFRICA O continente africano com 30 milhões de km² é formados por 53 países independentes onde os limites do continente são: Mar Mediterrâneo (Norte),
Professor Edley
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA
A DESCOLONIZAÇÃO E A EMERGÊNCIA DO 3º MUNDO
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA
GEOGRAFIA ÁFRICA Prof. Jhonny.
Prof. José Victor Gaylussac
África do Sul.
Conflitos Nacionais na África.
ÁFRICA.
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA Págs. 100 à 104.
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
IMIGRAÇÃO.
América Central.
Colonização Africana Colonização Africana.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
IMPEIALISMO SEC. XIX 22/04/2017
O Mundo da Guerra Fria Esquema e conceitos.
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E ÁSIA
ÁFRICA um continente de muitas riquezas
Jéssica Mendes, Jéssica Lorena, Larissa Andrade, Sabrina Abrantes e Leticia Ferreira.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
África Aspectos Gerais e Conflitos Ensino Médio e Curso Prof. Eli Toledo.
 Embora seja uma guerra predominantemente europeia, o conflito atingiu dimensões mundiais devido à participação dos EUA e do Japão e à existência.
Descolonização Afro-asiática
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
Transcrição da apresentação:

ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES.

A grande onda de descolonização que atingiu a África teve início logo após a Segunda Guerra: em apenas 15 anos, formaram-se mais de trinta novos Estados. Até aquele momento, os únicos países independentes eram Egito, África do Sul, Libéria e Etiópia. Embora independentes politicamente, esses países mantinham ligações com suas antigas metrópoles através da dependência econômica. Essa forma de controle disfarçado de ex-colônias passou a se chamar de neo-imperialismo.

Ano em que cada país conquistou a independência O processo de descolonização nos vários países foi marcado pela violência. Algumas potências européias procuraram negociar uma nova relação com suas colônias para garantir a sobrevivência de seus empreendimentos econômicos. Reformas cujo objetivo era a concessão de uma independência lenta e gradual para as colônias foram instaladas, mas revoltas acabaram ocorrendo antes da concessão da independência.

CONFLITOS OCORRIDOS NA ÁFRICA.

CAUSAS GERAIS DA DESCOLONIZAÇÃO • Declínio econômico da Europa; • Apoio dado pelas superpotências (EUA e URSS); • Luta histórica dos povos pela autonomia nacional após o domínio imperialista. A descolonização Africana (Estudo de Casos) 1. ARGÉLIA (1962): • Sofreu a colonização francesa. Existia um grande contraste entre a população de origem européia e a população local (origem árabe e bérbere). • A FLN (Frente de Libertação Nacional) iniciou a luta pela independência utilizando táticas de guerrilha urbana. • Após um longo período de guerra anticolonial, o presidente francês Charles de Gaulle aceitou a independência do país.

Em 1487, quando o navegador português Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, os europeus chegaram à região da África do Sul. Nos anos seguintes, a região foi povoada por holandeses, franceses, ingleses e alemães. Os descendentes dessa minoria branca começaram a criar leis, no começo do século XX, que garantiam o seu poder sobre a população negra. Essa política de segregação racial, o apartheid, ganhou força e foi oficializada em 1948, quando o Partido Nacional, dos brancos, assumiu o poder.

Sabemos que na África existe ainda, muita beleza,

De outro lado porém.... O relatório do Unicef mostra que mais de um bilhão de crianças sofrem pelo menos um tipo de privação, o que representa cerca da metade das crianças no mundo vivendo na pobreza. O relatório mostra que milhões de crianças vivem em condições subumanas, sem saneamento básico, acesso à educação ou a serviços de saúde. A situação é mais crítica na África subsaariana