Oficina de Alinhamento Conceitual do Processo de Trabalho de CAPS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

07 a 11 de Junho FTC Salvador.
Políticas Públicas Prevenção às Drogas
II Fórum nacional Anti-Droga SENAD
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Projeto Integrado de Capacitação e Pesquisa em Avaliação de Saúde Estudo de Linha de Base – PROESF CAA – DAB – SAS - MS Abertura Oficina 1 - Nordeste Universidade.
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
Pacto de Indicadores da Atenção Básica e PPI da Vigilância em Saúde
ATENDIMENTO E DESINTOXICAÇÃO AMBULATORIAL DOS USUÁRIOS E FAMILIARES
ENTENDENDO A DROGADIÇÃO
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
DIÁLOGO DE SEGURANÇA DIÁLOGO QUE SALVAM VIDAS
MAPA MENTAL.
22 e 23 de Setembro de 2010 Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial Objetivos Dado o contexto econômico atual e a gestão em rede empresarial,
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Integrando Escola – Empresa - Aluno
Semana de Capacitação 05/02 a 09/02/2007
Saboneteria: uma oficina de geração de renda
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas
Tempo de festas é tempo de álcool e acidentes?
Fórum experiências exitosas em 2013
GESTÃO DE PESSOAS II ADM
VI ENCONTRO GERAL DOS POLOS DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO COM FOCO EM MATEMÁTICA E INICIAÇÃO ÀS CIÊNCIAS (e) III ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE NUTRIÇÃO JOSUÉ DE CASTRO DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA SETOR NUTRIÇÃO.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
Interdisciplinaridade: o que é isso?
INTEGRALIDADE EM SAÚDE
I SIMPÓSIO DO LABORATÓRIO DE IDÉIAS “A PRODUÇÃO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM PSICOLOGIA” I SIMPÓSIO DO LABORATÓRIO DE IDÉIAS “A PRODUÇÃO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.
Universidade Federal do Vale do São Francisco Secretaria de Saúde de Juazeiro/BA PET- Ministério da Saúde Constituição do paradigma psiquiátrico clássico.
Projeto de Iniciação Cientifica: Simulação e Modelagem de sistemas DinâmicosSimulação e Modelagem de sistemas Dinâmicos Prof. : Coordenador do Projeto:
Paulo Víctor Redação e cotidiano.
CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA 20ª REGIÃO 1 - DIREITOS HUMANOS: Mulheres, Indígenas, Sistema Prisional. EMERGÊNCIAS E DESASTRES. SEMINÁRIO DENTRO DOS.
Kant e a Crítica da Razão Pura
LINHAS DE CUIDADO: AO PROFESSOR
Manuscrito de um Shaumbra Caderno 15 Páginas 05, 06, 07, 08 SET
“O cuidado que eu preciso”: SUS pelo cuidado em liberdade
INFORME DVSAM AGOSTO 2012 Participação na Comissão Intersetorial para subsidiar as ações de reordenamento dos serviços de proteção especial de alta complexidade.
CONTROLE DA FAMILIA E DO PACIENTE Enfº Warley A. Braga SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – CAPS PREFEITURA MUNICIPAL DE PARACATU.
POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO
FIQUE ATENTO ÀS DATAS DO EVENTO Início da submissão de trabalhos – 10/04 Prazo Final para submissão de trabalhos – 30/05 Prazo final para inscrição e pagamentos.
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Mapa Conceitual Nesta apresentação, será mostrado um mapa conceitual que é uma espécie de diagrama que representa, através de conceitos rápidos, simples.
Roberto Flavio de Carvalho e Silva Gente ajudando Gente O desenvolvimento da humanidade exige a espiritualidade, pois as soluções não.
Escola de Educação Básica Prof. José Rodrigues Lopes Coordenador Pedagógico: Lídio Professores: Ducicléa, Mauricélia e Reginalda Projeto: As drogas e o.
Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas
Março 2011 PRIORIDADES, RUMOS E TENDÊNCIAS. AS PRIORIDADES DOS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE Giovanni Guido Cerri Secretaria de Estado da Saúde.
Programa : Estratégia de Saúde da Família
Técnicas de Negociação
A atuação do Psicólogo junto à família Atenção: Prevenção, Mediação e Intervenção.
PET Saúde/Saúde Mental/Crack, Álcool e outras Drogas –Macaé UFRJ
MACRORREGIÃO CENTRO JUNHO Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina 1: Alinhamento Conceitual Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Neurologia e Grandes Personalidades Históricas Uma Produção: Centro de Teleneurociências Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde Coordenadora:
Centro Regional de Formação Permanente Prof. João Ferreira da Silva Filho -UFRJ Macaé Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas Ensino Pesquisa e Intervenção.
Professora Regina 3º anos.
Projeto A Cor da Rua Aprendizagem participativa na promoção dos direitos humanos das pessoas em situação de rua.
Capacitação em Atenção ao uso de Álcool, Crack e outras Drogas para Municípios Baianos – 2015/ 2016 Setembro 2015.
OBJETIVO DO CURSO Formar especialistas em gestão do SUS e contribuir para o aprimoramento dos processos de organização das redes de atenção à saúde.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Disciplina : Psicopatologia Professora: Luciana Monteiro
GT Ensino de Teatro COORDENADOR Professor Dr. Maurício de Bragança (UFF) Aluna responsável: Luciana Amato NÚMERO DE PARTICIPANTES: 16.
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL AOS POVOS INDÍGENAS
PROJETO ANTI-TABAGISMO
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Experiências e Práticas. Projeto Oficinas: Início: julho de 2014 Público alvo: População em situação de rua. Equipe transdisciplinar: Fixa: coordenação,
Agenda de trabalhos: -EPS: estabelecer sugestões de temas & modo de consulta da comunidade escolar.
POLÍTICAS DE SAÚDE MENTAL
Transcrição da apresentação:

Oficina de Alinhamento Conceitual do Processo de Trabalho de CAPS Área Técnica de Saúde Mental Álcool e Outras Drogas

O que foi? Aconteceu em 10/06/08 das 8:30 às 17hs,no IPREM- Av Zaki Narchi, 536- Carandiru, a Oficina de Alinhamento Conceitual do Processo de Trabalho de CAPS. Esta oficina surgiu da necessidade operacional de alinhar conceitos sobre o processo de trabalho de CAPS. Nessa trajetória de trabalho voltado à atenção em saúde mental presenciamos uma diversidade de discursos correntes sobre as práticas cotidianas em CAPS. Em linhas gerais, os conceitos que definem o trabalho em CAPS têm-se mostrado desarticulados de uma rede de entendimento integrada de saberes e fazeres em CAPS. Denominamos OFICINA, pois partiu da idéia de algo a ser produzido em conjunto sem um formato estabelecido à priori, de um modo dinâmico, flexível e na medida do possível consensual.

Dra.Edith Lauridsen Ribeiro Coordenadora Área Técnica

Dra.Edith Lauridsen Ribeiro Coordenadora Área Técnica

Dra. Teresa Cristina Endo e Dr. Eduardo Camargo

Mesa de debatedores

Dra. Regina Bichaff e Dr. Wagner Ranña

Auditório do IPREM

Auditório do IPREM

Auditório do IPREM

Dr. Wagner Ranña