Distância e Comprimento -Definições, História e Medições

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Medidas e Conversões Professor: Dímisson Abreu Louzada
Advertisements

Sistemas de Posicionamento Global Introdução e Fundamentos
COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO A CURTAS DISTÂNCIAS
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
Coordenadas geográficas
POTÊNCIAS DE 10 DO MICRO AO MACROCOSMO ..
Tecnologia e Ciência Satélites. Satélite Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer.
O CAMPO ELÉTRICO Conceito de Carga de Prova: Muitas vezes é conveniente fazer o uso de uma carga elétrica fictícia chamada carga de prova ou de teste.
MOVIMENTO OSCILATÓRIO
Metrologia Professor: Dímisson Abreu Louzada
Cap. 1: Medição Prof.º Jusciane da Costa e Silva
Universidade Federal Rural
Capítulo 35 - Interferência
COORDENADAS GEOGRÁFICAS, FUSOS HORÁRIOS E HORÁRIO DE VERÃO
GPS EM PROJETO DE LINHA DE TRANSMISSÃO
Estudo das causas do movimento
GPS Conceitos Básicos Universidade Federal de Viçosa
Global Positioning Systems
Microscopias de ponta de prova
FÍSICA * Do grego, que significa natureza, pois nos primórdios eram estudados aspectos do mundo animado e inanimado. * Atualmente, é a ciência que estuda.
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
Disciplina: Matemática
Unidades de medidas: Medidas de comprimento Medidas Angulares
NAVSTAR-GPS Segmento de Controle
Marília Peres e Rosa Pais
TRANSFORMAÇÕES E EVOLUÇÕES TÉCNICAS
Sistemas de Unidade 4.
Capítulo 18 – Movimento ondulatório
AULA 10 PROF: Elias Junior
Prof. Diones Charles Física II
Palestrante: Alessandra Virgínia de Oliveira Nishihara
COORDENADAS GEOGRÁFICAS, DISTÂNCIAS E ÂNGULOS ESFÉRICOS.
Movimentos na Terra e no Espaço
Material de Apoio Interacção Gravítica.
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR ACESSO BÁSICO.
A TERRA NO UNIVERSO.
MEDIR UMA GRANDEZA.
Prof.. Marcos G Degenhardt
MARÉS Maré (ou inglês Tide) – Definição:
Sistemas de coordenadas e tempo
Hiparco de Nicéia Viveu na Grécia entre os anos de 180 e 125 a.C.
Auditório Municipal Augusto Cabrita
Introdução ao GPS Prof. Dr. Nelson Wellausen Dias.
AULA 1 CINEMÁTICA.
A Moderna Cartografia – parte 1
Elementos da Cartografia
Topografia FACULDADE CEAP ARQUITETURA E URBANISMO 4 ARQ V/N
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
Instituto Galileo Galilei Prof. Luis Fábio
Revisão - Avaliação 1 Curso: Engenharia Mecatrônica
Prof.ª Letícia P. Finamore
(Global Positioning System) (Sistema de Posicionamento Global)
Forma e movimentos da Terra
Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP
SONDA DE NÊUTRONS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Piracicaba- 2009
GPS Sistema de Posicionamento Global
1 Massa e tamanho dos átomos Subdomínio.
Aula-10 Mais Ondas de Matéria II
CINEMÁTICA.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini UNICAMP-FEM-DPM
MOVIMENTO OSCILATÓRIO
GPS (Global Positioning System)
Movimento Circular : Espaço
Prof. Dr. Cláudio Baptista
Professor: Marivaldo Mendonça
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no Espaço
GPS (Global Positioning System)
Prof. Rafael Nascimento. R- Estudo das medidas. O que é metrologia?
Transcrição da apresentação:

Distância e Comprimento -Definições, História e Medições Ítalo Martins Oyarzabal

História das Unidades Metro (m): 1789:o governo francês pede à Academia Francesa de Ciências para criar um sistema de medidas baseado em uma constante não arbitrária. 1792: Grupo de físicos, astrônomos e agrimensores define metro como 1/40 000 000 da circunferência da Terra e também um intervalo de graus do meridiano terrestre. Criou-se um protótipo internacional Em platina iridiana (metro-padrão). Posteriormente, adotou-se o metro como sendo a distância percorrida pela luz durante 1/299 792 458 segundo. 1928: Metro adotado no Brasil.

História das Unidades Polegada (in,inch) : Origem no século XVI, com o rei inglês Eduardo I, consistindo na distância entre a base da unha e a ponta do dedo polegar. Atuamente, a polegada é utilizada medindo-se através do dedo mindinho. Televisores, computadores. Jarda (yd, yard) : Originalmente, era a medida do cinturão masculino. Já no século XII, com o rei Henrique I, da Inglaterra, se media a distância entre seu nariz e o polegar de seu braço estendido, medida até hoje usada. Futebol americano.

História das Unidades Pé (ft, foot) : Origem na Suméria, onde uma definição foi gravada na estátua de Gudéia da cidade de Lagash, por volta de 2575 AC. Aviação. Légua ( league) : Se originou como sendo a distância que uma pessoa pode caminhar uma hora. Légua marítima: Surgiu como sendo a distância máxima que um observador de altura média pode enxergar estando ao nível do mar.

Conversão de Unidades: 1 polegada (1")0,0254 m 1 pé (1')0,304799 m 1 jarda (1 yd)0,914399 m 1 légua6600 m 1 milha terrestre1609,3 m 1 milha marítima1852 m 1 braça2,2 m 1 corrente 20,1168 m 1 tarefa (AL, SE)3053 m 1 tarefa (MG)3630 m 1 tarefa (BA)4356 m 1 tarefa (CE)3630 m 1 vara2,96 m

Distâncias Astronômicas Triangulação (GPS) Triangulação 2D: 27 satélites em órbita(24 em operação); Vista de 4 satélites a qualquer hora em qualquer lugar.

Distâncias Astronômicas Triangulação 3D: Esferas ao invés de círculos; Esfera->círculo->2 pontos (1 no espaço);

Distâncias Astronômicas Como se realiza a medição? 1)Satélite transmite padrão; 2)Receptor(GPS) produz o mesmo padrão (ao mesmo horário); 3)Atraso entre os sinais dá a distância; *Sincronização entre relógios!

Distâncias Astronômicas Paralaxe: Conhecendo distância entre A e B e o ângulo envolvido, se conhece a distância até C. Quanto maior a distância entre AB e C, mais “esticado” o triângulo, e mais desvios. Mede-se a variação da posição de C em relação ao fundo de estrelas, a partir de A e B.

Distâncias Astronômicas Paralaxe:

Distâncias Atômicas Como medir? Microscopia! Scanning Tunneling Microscope (Microscópio de Corrente de Tunelamento) Atomic Force Microscope (Microscópio de Força Atômica)

Distâncias Atômicas STM: Criado em 1981; Aplica-se tensão em uma agulha microscópica; Mede-se a variação da altura entre a agulha e a superfície; O sistema ajusta a altura para manter a corrente constante;

Distâncias Atômicas STM: Vantagens: Precisão: 0,1 nm (lateral) e 0.01 nm profundidade; Manipulação individual de átomos; (vídeo IBM: http://www.youtube.com/watch?v=oSCX78-8-q0) Desvantagens: Como funciona através do efeito quântico de tunelamento, só funciona para medições da ordem de alguns nanômetros;

Distâncias Atômicas AFM: Surgiu em 1986; Utiliza uma sonda mecânica para mapear a superfície; Mede a força de atração ou repulsão entre a sonda e a amostra, através da deflexão de um feixe de laser incidente;

Distâncias Atômicas AFM: Modos de Detecção: Modo de Contato: Mantém a ponta da sonda a uma pequena distância (alguns angstrom) da superfície, fazendo um leve contato, e mantêm-se a força de repulsão constante, e mede-se um sinal de feedback proporcional ao ruído. Modo de Não-Contato: Ponta a dezenas de angstrom da superfície, e oscila com uma frequência diferente da de ressonância, sendo possível medir as forças de van der waals entre a ponta e a superfície. Modo de Contato Intermitente: A ponta toca suavemente a amostra, sem força de atrito, e mede-se a amplitude de oscilação, com frequência próxima à de ressonância.

Distâncias Atômicas AFM: Vantagens: Imagem 3D; Funciona também com isolantes; Alta resolução; Baixo tempo de análise. Funciona em diversos ambientes, como atmosfera ou líquido. Desvantagens: Limitação na velocidade; Alterações na superfície pelo movimento da ponteira; Muito sensível à vibrações externas.

Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Metro http://pt.wikipedia.org/wiki/Polegada http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9_(unidade) http://pt.wikipedia.org/wiki/Jarda http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A9gua http://pt.wikipedia.org/wiki/Milha_terrestre http://pt.wikipedia.org/wiki/Milha_mar%C3%ADtima http://pt.wikipedia.org/wiki/Bra%C3%A7a http://pt.wikipedia.org/wiki/Vara http://matematicafernando.blogspot.com.br/2009/11/o-metro- uma-longa-historia.html http://www.brasilescola.com/matematica/polegadas.htm http://seteirmas.wordpress.com/2012/06/06/medicoes- astronomicas/ http://informatica.hsw.uol.com.br/receptores-gps.htm http://en.wikipedia.org/wiki/Scanning_tunneling_microscope http://en.wikipedia.org/wiki/Atomic_force_microscopy http://pt.wikipedia.org/wiki/Microscopia_de_for%C3%A7a_at%C3 %B4mica

FIM!