GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto

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História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Transcrição da apresentação:

GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo

Unidade 2 – Europa e Américas no Período Moderno

Renascimento e Humanismo Cap. 9 MUNDO MODERNO a noção de indivíduo os ideais do homem burguês a centralização política das monarquias as navegações e a descoberta da América as transformações econômicas, sociais e culturais da modernidade

Renascimento e Humanismo Cap. 9 RENASCIMENTO movimento cultural, político e artístico que configurou o início da era moderna valorizava os estudos clássicos da Antiguidade ênfase nas ações e capacidades do homem enquanto indivíduo termo pejorativo em relação ao período medieval: renascer implica afirmar que algo estava morto as rupturas, porém, entre o período medieval e o moderno foram graduais  

Renascimento e Humanismo Cap. 9 Mundo moderno HUMANISMO os estudos humanistas apontavam uma nova percepção sobre o próprio ser humano e suas capacidades os humanistas eram eruditos que procuravam ter um conhecimento em vários campos do saber, estavam à procura de um homem global importância da retórica, da língua vernácula, das heranças políticas do passado, da história e da moral

Renascimento e Humanismo Cap. 9 AS CARACTERÍSTICAS DO RENASCIMENTO antropocentrismo: o “homem como centro”; valorização da liberdade e da mobilidade burguesa racionalismo: o uso da razão como critério naturalismo: os estudos sobre o funcionamento da natureza e suas regras, como o movimento dos corpos celestes individualismo: exaltação da engenhosidade e habilidades pessoais resgate do passado: estudos sobre os feitos gloriosos das civilizações clássicas, como Grécia e Roma. Estabelecimento do vínculo entre os “mestres do passado” e os homens modernos História Geral e do Brasil – 2.ª edição

Renascimento e Humanismo Cap. 9 FINALIDADES DA ARTE NA ITÁLIA DOS SÉCULOS XV E XVI religiosa: aspectos bíblicos e da vida de santos. A Igreja foi a patrona de grandes artistas didática: uma forma de “ensinar”, pois a leitura era acessível a poucos e por meio da pintura se poderia transmitir um determinado episódio política: enaltecer o poder de governantes ou papas, assim como feitos considerados heroicos do passado privada: retratos de pessoas, um dos modos de maior uso da arte renascentista

Renascimento e Humanismo Cap. 9 FINALIDADES DA ARTE NA ITÁLIA DOS SÉCULOS XV E XVI Principais artistas: Fra Angélico (1400-1455) Botticelli (1445-1510) Leonardo da Vinci (1452-1519) Michelângelo (1475-1564)

Renascimento e Humanismo Cap. 9 A CAPELA SISTINA um dos principais exemplos do Renascimento o detalhe da criação de Adão: Deus se esforça para criar o homem – exemplo do antropocentrismo de Michelângelo observar as figuras humanas com características próximas dos homens comuns

Renascimento e Humanismo Cap. 9 O RENASCIMENTO CIENTÍFICO Copérnico e a teoria heliocêntrica Kepler e a rotação dos planetas Galileu e a confirmação do movimento dos corpos celestes Vesalius e os estudos sobre a anatomia Maquiavel e sua compreensão sobre o funcionamento da política Esquemas comparativos entre as ideias geocentristas do grego Ptolomeu, acatadas pela Igreja, e a proposta heliocêntrica, de Copérnico. Detalhe da prancha do trabalho sobre anatomia humana de Vesalius.

Renascimento e Humanismo Cap. 9 RENASCIMENTO FORA DA ITÁLIA Holanda: Bruegel e Bosch (pintura) e Erasmo de Roterdã (filosofia). Espanha: El Greco (pintura) e Cervantes (literatura). Inglaterra: More (filosofia) e Shakespeare (teatro). França: Rabelais (literatura). Portugal: Camões (literatura). O Jardim das delícias é uma pintura executada na forma de um tríptico (três partes), sendo a parte central maior que as laterais.

Renascimento e Humanismo Cap. 9 A DIFUSÃO DO HUMANISMO OS LOCAIS ONDE HAVIA IMPRESSÃO GRÁFICA DE 1480 A 1500

Renascimento e Humanismo Cap. 9 REVISITANDO A HISTÓRIA