O Uso Pedagógico do Blog

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

COMO CRIAR E ADMINISTRAR UM BLOG.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Prof. João Victor Oliveira
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE-BENEVIDES.

MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
DIÁRIO DE APRENDIZAGEM NA REDE
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Programa Nas Ondas do Rádio
Usando blogs para educar
Blog e Educação.
O QUE É UM BLOG? A palavra é uma simplificação do termo weblog.
O uso da internet nas escolas
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Informática na Educação
Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.
Blogs: pedagogia e prática
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Professor Izaias Cordeiro Néri
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Formas de Interação.
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Museu Memórias de Alfabetização
Treinamento para Professores
Capacitação da ferramenta:
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Criatividade e anúncio em tempos de rede
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Tiara Gonzaga Freitas Professoras – Elsa Guimarães Gilca Vilarinho Abril 2007.
Oficina Redes Sociais: uso pessoal e pedagógico Débora Sebriam Centro Educacional Pioneiro Julho/2011.
10 Competências do Professor Moderno
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
1º passo Forneça endereço de válido.
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Agora que você já refletiu e percebeu a importância da aprendizagem por projetos, vamos colocar a “mão na massa”. Primeiramente vamos refletir sobre algumas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
WordPress Universidade Federal Rural de Pernambuco Bacharelado em Economia Introdução à Microinformática Professor: Marcos Cardoso
Como elaborar um projeto de aprendizagem? Preparado por: Armando Gil Ferreira dos Santos Blog:
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.
Marketing de Busca Professora: Aline.  Marketing de conteúdo ou marketing de busca (SEM) as vezes de misturam.  Marketing de busca é otimizar, melhorar.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
TV ESCOLA.
Blogando Blog como ferramenta de inclusão digital Porto Real – Junho/2009.
Professor(es) Apresentador(es):
 A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. A escola.
BLOG É a abreviação da palavra Weblog: WEB = REDE e LOG= REGISTRO. A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feitas no.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
O que é um blog? BLOG = WEB LOG = DIÁRIO DA REDE Trata-se de um site (página na internet) cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos.
Paulo Moraes By Paulo Moraes WORKSHOP Blog Conceito e prática.
Transcrição da apresentação:

O Uso Pedagógico do Blog Núcleo de Tecnologia Educacional de Aparecida de Goiânia-GO

Professora formadora: Micheli R@belo: nte_micheli@hotmail.com

Blogar Quem sabe conjugar esse “novo” verbo?

Eu Blogo!

Ele Bloga!

Nós Blogamos! Convivência: cada um em seu computador, os jovens conversam como se estivessem reunidos ao vivo.

Você Bloga?

O uso pedagógico do Blog Visando apresentar uma ferramenta diferente, com potencial para reinventar o trabalho pedagógico, os Blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes.

As possibilidades, além da facilidade de utilização e comentários, ampliam as possibilidades de complementar as aulas dos professores de forma inovadora e atraente, permitindo estabelecer a interação entre alunos/professores e diferentes tecnologias, através da construção de um Blog Educacional.

Mas... Afinal... O Que é um Blog? Blog é uma abreviação da palavra WeBlog: Web (rede, teia) e log (registro). É um diário virtual que pode ser educacional, familiar, pessoal e comunitário. Página da web atualizada frequentemente, de forma cronológica reversa. Seu conteúdo abrange uma infinidade de assuntos: diários, links, notícias, poesias, ideias, fotos, etc.

Os mais conhecidos: A nível mundial são o Blogger e o WordPress. No Brasil são o Blogger, Blogs.com.br, Blig, UOL Blog, e WeBlogger.

Como funcionam? São publicações coletivas, com comentários abertos para qualquer participante que deseja se integrar nessa rede. Tanto as publicações (posts) como os comentários podem ser habilitados e desabilitados no Blog para outras pessoas interagirem ou não, dependendo da metodologia de utilização que cada grupo definir.

O Blog Educativo Propõe uma abordagem onde professores de diversas modalidades de ensino sejam capacitados a serem co-autores de atividades e assuntos que podem ser abordados com os alunos ao mesmo tempo em que vão criando domínio da ferramenta.

Blog como atividade de ensino-aprendizagem Compartilhar conhecimentos; Escrever sobre algo implica em reflexão e crítica; Desenvolver a habilidade de gerenciar a informação; Desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento; Desenvolver o espírito de colaboração (aprender a conviver); Aprender a aprender.

Blog da escola O que eu quero fazer? Como eu quero fazer? Para que eu quero fazer? Todas essas questões exigem uma resposta e bem planejada! Podemos usar os Blogs na educação de diferentes formas, pois dependerá dos objetivos que queremos.

Blog DA ESCOLA Como estruturá-lo? Estabeleça os objetivos. Vai ajudá-lo a pensar o que vai postar e já ir tirando as fotos necessárias. Lembre-se que o Blog começa sempre da primeira postagem para cima, então organize os eventos de forma que apareça na ordem cronológica que você deseja.

Lembre-se de envolver sua equipe de trabalho e a comunidade, pois um Blog na Internet abre a possibilidade de comunicação entre interessados. Na administração do seu Blog deixe que se poste comentários, que podem ser visíveis ou não, depende de como você deseja. O comentário é a forma de interação mais participativa que tem.

Divulgue em reunião com os pais o Blog dando seu endereço e convide todos para acompanhar as atividades desenvolvidas durante o ano letivo. Aproveite para pedir permissão de colocar as fotos dos alunos na Internet, pois alguns pais poderão se assustar ao verem seu filho(a) na net!! Atualize sempre! Não deixe de estar sempre postando eventos, pois quem o acompanha deixará de fazê-lo se não estiver atualizado. Além disso, perde-se a credibilidade pelo trabalho proposto.

Outros tipos de Blog Blog do aluno; Blog de eventos pedagógicos; Blog do livro; Blog de disciplinas específicas;

Mãos à obra!! O blog não só é importante por ampliar a possibilidade de interação aluno/aluno, aluno/professor e professor/professor, mas por permitir um trabalho apurado que vai além da língua escrita. O blog é uma ferramenta que não foi criada para ser usada em sala de aula, mas que trabalha muito bem a língua escrita, a colaboração e a interação.

Dicas para o Blog ser um sucesso Blogue porque você quer blogar; Leia outros Blogs; Seja diferente, desenvolva um tema; Conecte-se a outros Blogs; Escreva bons títulos; Admita seus erros; Adicione outras mídias: imagens, sons, vídeos; Tenha voz ativa – blogar exige paixão e autoridade; Relacione-se com o maior número possível de pessoas e Blogs; Promova-se; Ajude outras pessoas a blogar; Mantenha contato com os visitantes; Mantenha sua integridade.