DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Primeiros Socorros Conceito:
Advertisements

Primeiros Socorros Ë o atendimento imediato a uma vítima acidentada ou acometida de mal súbito até a obtenção de assistência qualificada.
PARADA CARDIO-RESPIRATÓRIA EM PEDIATRIA
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA
INSUFICIENCIA CORONARIANA
PRIMEIROS SOCORROS Enfermeira Renata de Souza Zanatelli
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
SEDENTARISMO Qual sua relação com o corpo humano e o coração ??
Dor torácica de origens cardíacas
Estás realmente cansado e frustrado……
Noções de Primeiros Socorros
Síndromes coronarianas agudas
RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR
WINTER 01 Template ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
TRAUMATISMO CRÂNIOENCEFÁLICO- TCE
CHOQUE Choque é a situação de falência do sistema cardiocirculatório em manter a distribuição de sangue oxigenado para os tecidos. Tratar-se de uma condição.
HEMORRAGIAS Conceito Classificação HEMORRAGIA INTERNA
Ao final desta lição você devera ser capaz de:
EMERGÊNCIAS CLÍNICAS II
FERIMENTOS EM TECIDOS MOLES
ACIDENTES EM PISCINAS Hipotermia; Hidrocussão; TCE/TRM; Afogamento.
CHOQUE ou ESTADO DE CHOQUE Prof Bruno Silva
Afogamento.
HEMORRAGIA É a perda de sangue em decorrência de um ferimento, que pode ser externo ou interno. As causas da hemorragia são variadas e podem ir desde.
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS
Digamos (apenas por hipótese) que são 18:15h e você está voltando prá casa, depois de um dia de trabalho particularmente difícil. Você está muito cansado.
ABORDAGEM INICIAL
CARDIOPATIAS PROBLEMAS CARDIOVASCULARES OU ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA
Digamos (apenas por hipótese) que são 18:15 e estás de regresso a casa, depois de um dia de trabalho especialmente difícil. Estás realmente cansado e frustrado……
CARDIOPATIAS NO IDOSO José Ricardo.
Estás cansado e chateado…
Desmaios os síncopes.
Procedimentos a serem tomados com a vítima de desmaio:
SUPORTE BÁSICO DE VIDA.
Suporte Básico de Vida.
Digamos (apenas por hipótese) que são 18H15MIN e você está voltando para casa, depois de um dia de trabalho especialmente difícil. Estás realmente cansado.
PRIMEIROS SOCORROS.
Afogamento.
Emergências clínicas (Diabetes, AVE, HAS, PCR e DEA)
AFOGAMENTO.
INFARTO Renatta Pontes. Conceito Ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo.
ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Primeiros Socorros Emergências
R C P.
Prof. Erika Meirelles de Castro
Digamos (apenas por hipótese) que às 18:15 você está regressando para casa, depois de um dia de trabalho especialmente difícil. Está cansado e frustrado……
de suporte básico de vida
Curso de Reanimação Cardiopulmonar
PARADA CÁRDIO-RESPIRATÓRIA (PCR)
Infarto Agudo do Miocárdio
EMERGÊNCIAS CARDÍACAS
PARADA CARDIO-RESPIRATÓRIA (PCR)
Sindrome Coronariana Aguda
ACIDENTES DOMESTICOS COMO EVITA-LOS.
Suporte Básico de Vida Desfibrilador Externo Automático (DEA)
Primeiros Socorros – Desmaio
SINCOPES EnfºDocente: Marcos Melo
SUPORTE BÁSICO DE VIDA.
Primeiros Socorros : RCP – Engasgo – AVC – Ataque Cardíaco
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
ADVANCED CARDIAC LIFE SUPPORT
Introdução ao Suporte Básico de Vida
RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR PEDIÁTRICA
Suporte Básico de Vida com Manuseio de DEA
RCP Maj LOCATELLI CEBO 2008.
ARRITMIAS.
PRIMEIROS SOCORROS Como agir em situações de emergência
Transcrição da apresentação:

DOENÇAS CARDIOVASCULARES Ocupam a primeira causa geral de mortalidade. 50% das vítimas morrem antes de chegar ao hospital. PCR (parada cardiorespiratória) é a emergência de clínica mais importante nos dias de hoje. É fundamental saber identificar sinais e sintomas que possam sugerir uma situação de emergência clínica e as medidas a serem tomadas.

DOENÇAS CARDIOVASCULARES Angina de peito Situações de estresse emocional ou esforço físico fazem com que o coração trabalhe mais. Aumento do fluxo sanguíneo pelas artérias coronárias para suprir o músculo cardíaco. ATEROSCLEROSE.

DOENÇAS CARDIOVASCULARES SINAIS E SINTOMAS Dor torácica/mal estar torácica (às vezes, desconforto) desencadeada por esforço físico, estresse e refeição volumosa. A dor pode irradiar-se para os membros superiores, ombros, mandíbula e porção superior do abdome. Raramente ultrapassa de 02 a 05 minutos, desaparecendo com repouso.

DOENÇAS CARDIOVASCULARES ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR Confortar e acalmar a vítima. Mantê-lo em repouso em posição confortável. Passar os dados clínicos para o SME e pedir informações e instruções. Se necessário transportá-lo, fazê-lo sem sirene, devagar e monitorando sinais vitais.

DOENÇAS CARDIOVASCULARES IAM (infarto agudo do miocárdio) É definido como a morte do músculo cardíaco, como conseqüência de fluxo sanguíneo inadequado por tempo prolongado. A causa principal do IAM é a aterosclerose das coronárias. A principal complicação do IAM, é a alteração do ritmo cardíaco. Manobras de RCP. O ECG (eletrocardiograma).

DOENÇAS CARDIOVASCULARES

DOENÇAS CARDIOVASCULARES SINAIS E SINTOMAS Dor torácica de forte intensidade, com duração de 30 minutos a várias horas. Dispnéia causando inquietação. Náuseas, vômitos e sudorese fria. Alteração do ritmo cardíaco (bradicardia, taquicardia) Na evolução, a vítima desenvolve o choque cardiogênico.

DOENÇAS CARDIOVASCULARES

DOENÇAS CARDIOVASCULARES Artéria coronária obstruída Artéria coronária obstruída Área de infarto

DOENÇAS CARDIOVASCULARES ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR Assegurar vias aéreas. Tranqüilizar a vítima com abordagem calma e segura Mantê-la confortável, em repouso absoluto. Examinar sinais vitais com freqüência Transporte imediato. Em vítima inconsciente com parada cardiorespiratória, iniciar manobras de RCP (reanimação cardiopulmonar).

DOENÇAS CARDIOVASCULARES Síncope ou desmaio Caracteriza-se por qualquer tipo de perda de consciência de curta duração que não necessita manobras específicas para a recuperação. A causa fundamental da síncope é a diminuição da atividade cerebral.

DOENÇAS CARDIOVASCULARES ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR Mantê-lo sentado com a cabeça abaixo do corpo, e se estiver deitado, elevar-lhe os membros inferiores mais ou menos 30 cm. Liberar vestimentas apertadas. Se estiver em local mal ventilado ou ambientes lotados, providenciar a remoção para outro mais apropriado. Informar-se sobre a história da vítima (doenças, medicamentos utilizados).

RCP REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR Reanimação cardiopulmonar é o conjunto de procedimentos na vítima de parada cardiorespiratória, na tentativa de restabelecer a ventilação pulmonar e a circulação sanguínea. Tempo fator crítico (04 minutos) Após PCR, ainda existe oxigênio nos pulmões e corrente sanguínea para manter a vida.

RCP BÁSICA Técnica de massagem cardíaca externa e respiração artificial, realizadas por pessoas treinadas. De acordo com o novo protocolo, a freqüência de compressão/ventilação é de 30 compressões torácicas por 02 ventilações,no ciclo de 05 vezes. Se caso necessário, 05 ventilações de resgate.

RCP BÁSICA A RCP deve ser iniciada prontamente, desde que a parada cardiopulmonar esteja bem estabelecida por avaliação rápida e eficiente. A RCP deve ser suspendida quando um socorro qualificado assumir, a vítima começar a respirar normalmente e o socorrista ficar exausto.

RCP AVANÇADA Procedimentos avançados de controle de vias aéreas; intubação endotraqueal, desfibrilação, medicação intravenosa são responsabilidades médicas.