Introdução à Computação Professor: Cristiano Araújo
Equipe: Fernando de Almeida Lima – fal Hudson Felipe Peres da Silva – hfps João Erik de Andrade Melo – jeam2 Luciano Farias – laaf Matheus de Farias – mfcs Miguel Domingos – mdsw
Roteiro: 1 - Contexto 2 - Problema 3 - Proposta(Projeto) 3.1 - Funcionalidades 4 – Arquitetura / Competências 5 - Conclusão 6 - Referências
Contexto: - Interesse geral (amadores/profissionais) na arte gráfica(tanto em animações como em desenhos).
-Nem sempre há habilidade necessária por parte dos interessados. Problema: -Nem sempre há habilidade necessária por parte dos interessados.
- Falta de objetividade (diferentes interfaces para o mesmo objetivo por vezes se torna confusa).
-Morosidade no processo de edição de animações e HQ’s sob o antigo modo de produção.
Proposta / Funcionalidades: New Draw Method(NDM)
New Draw Method(NDM)
Inteligência Artificial
Por que I.A.? IF699 - APRENDIZAGEM DE MAQUINA ELETIVO IF752 - ANALISE IMAG. VISAO COMPUTACIONAL (ELETIVA) IF693 - SIST.GERENC. DE BANCO DE DADOS (ELETIVA) A imagem é analisada e modificada a partir da predição feita
Como funciona um Sistema baseado em hipóteses de Mulgaonkar. Este sistema forma hipóteses a respeito da interpretação de desenhos de riscos em perspectiva. Se as hipóteses são consistentes entre si, o sistema é capaz de juntar os resultados e produzir uma descrição da cena. h1 e h2 são hipóteses sobre a configuração espacial, descrita por um conjunto de planos do canto central direito do desenho. Outras serão feitas (h3, h4, ...) Cada hipótese será testada para que se cheque se é plausível e um conjunto consistente de hipóteses será usado para uma descrição espacial do desenho.
O NDM pode receber uma adição de chips para melhorar seu funcionamento, adicionando ferramentas e funções.
- Versão Basic (expansível para Plus)
- Versão Basic - Possui 2D básico - Suporte para imagens através de I - Versão Basic - Possui 2D básico - Suporte para imagens através de I.A. - Facilita o desenho à mão livre (I.A.) - Agiliza o processo de criação/edição
- Tutoriais passo-a-passo
- Utilização ampla na área educacional
- Trabalho em grupo (Wireless)
- Suporte a animações através de eventos -Utilização de banco de dados para otimizar o desenho - Compartilhamento online de recursos, ideias e bancos de dados
- Versão Basic Plus
- Versão Basic Plus - O pente adiciona capacidade de processamento gráfico, indo além da Basic: - Ambiente de edição 3D (básico)
- Trabalho com imagens através de recursos mais avançados.
- Edição/Criação de animações por I.A.
Modelagem do desenho.
- Versão Studio (expansível para Ultimate)
- Versão Studio - Suporta todas as funcionalidades do Basic Plus, indo além com as seguintes utilidades: - Uso de ferramentas mais sofisticadas (profissionais) no ambiente 3D e na edição de video/imagem - Maior capacidade interna - Criação de recursos personalizados (a serem, opcionalmente, compartilhados)
-Plataforma para edição de animações. -Criação de imagens em 3D.
- Versão Studio Ultimate
- Versão Studio Ultimate - Todas as funcionalidades e capacidades anteriores, acrescidas de: - Capacidade ainda maior de processamento
- Recursos suficientes para, juntamente a um computador comum, tornar-se uma ilha de edição.
-Visão computacional para gerar animações.
Uma só caneta apresenta várias opções de utilidade Uma só caneta apresenta várias opções de utilidade.(Comum em todas as versões)
- Aplicação limitada apenas pela imaginação
-Aplicações limitadas apenas pela imaginação.
Arquitetura / Competências:
EL215 - CIRCUITOS ELETRICOS 1 IF817 - INTERFACE HARDWARE-SOFTWARE IF750 - COMPUTACAO GRAFICA (ELETIVA)
Mecanismo para controle do processo de análise de imagens. IF699 - APRENDIZAGEM DE MAQUINA ELETIVO IF752 - ANALISE IMAG. VISAO COMPUTACIONAL ELETIVO IF693 - SIST.GERENC. DE BANCO DE DADOS (ELETIVA) A imagem é analisada e modificada a partir da predição feita
- O básico presente nos computadores atuais.
- Canetas multifuncionais para interação usuário - máquina IF851 - INTERFACES USUARIO-MAQUINA (ELETIVA)
Como funciona? IF733 – TRANSDUTORES
Software embutido para comunicação com as diferentes plataformas e tipos de arquivos. IF732 - PROJETOS DE SISTEMAS EMBUTIDOS (ELETIVA)
Firmware.
Chips (funcionamento FPGA) IF732 - PROJETOS DE SISTEMAS EMBUTIDOS
CICLO PROFISSIONAL OU TRONCO COMUM: EL215 - CIRCUITOS ELETRICOS 1A Ementa: ELEMENTOS DE CIRCUITOS. CIRCUITOS DE 1A. E 2A. ORDEM. REGIME SENOIDAL. INDUTÂNCIA. ES238 - ELETRONICA 1 Ementa: COMPONENTES E DISPOSITIVOS. DIODO E TRANSISTOR COMO ELEMENTO DE CIRCUITO. TRANSISTOR EM COMUTAÇÃO E AMPLIFICAÇÃO. MODULADORES E DEMODULADORES. TRANSISTORES ESPECIAIS. IF682 - ENGENHARIA SOFTWARE E SISTEMAS DEFINIÇÃO E OBJETIVOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE; ATIVIDADES DA ENGENHARIA DE SOFTWARE; RECURSOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE; PLANEJAMENTO DO PROJETO E LEVANTAMENTO DE ESTIMATIVAS; GERENCIAMENTO DO PROJETO; ESPECIFICAÇÕES DE REQUISITOS; ANÁLISE E PROJETO; IMPLEMENTAÇÃO; DEPURAÇÃO E TESTES; CONTROLE DE QUALIDADE E INSPEÇÃO. IF684 - SISTEMAS INTELIGENTES INTRODUÇÃO; BUSCA; RACIOCÍNIO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO; SISTEMAS MULTIAGENTES; APRENDIZAGEM DE MÁQUINA; TÓPICOS AVANÇADOS. IF817 - INTERFACE HARDWARE-SOFTWARE
GERENCIAMENTO DE DADOS E INFORMAÇÃO IF823 - ARMAZENAMENTO DE DADOS -ELETIVO IF693 - SIST.GERENC. DE BANCO DE DADOS -ELETIVO ESTRUTURAS DE ARMAZENAMENTO; ARQUITETURAS DE SGBD; PROCESSAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE CONSULTAS; PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES; CONTROLE DE CONCORRÊNCIA; TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO; SEGURANÇA E AUTORIZAÇÃO; PROVA; EXERCÍCIOS.
COMPONENTES ELETIVOS - ÁREA: MÍDIAS E INTERFACES IF752 - ANALISE IMAG. VISAO COMPUTACIONAL -ELETIVO IF750 - COMPUTACAO GRAFICA -ELETIVO ALGORITMOS E TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS EM 2D, PRIMITIVAS GRÁFICAS EM 2D, NOÇÕES BÁSICAS DE REPRESENTAÇÃO E VISUALIZAÇÃO EM 3D, ARQUITETURA DOS PROCESSADORES E PERIFÉRICOS GRÁFICOS, INTERFACES GRÁFICAS: TÉCNICAS DE INTERAÇÃO, PROJETO DE DIÁLOGO, INTERFACE DO USUÁRIO. IF854 - DISPOSITIVOS MULTIMIDIA -ELETIVO IF851 - INTERFACES USUARIO-MAQUINA -ELETIVO IF850 - PROCESSAMENTO GRAFICO -ELETIVO IF751 - PROCESSAMENTO LINEAR DE IMAGENS -ELETIVO Empresas na Área
IF684 - SISTEMAS INTELIGENTES BUSCA. RACIOCÍNIO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO. SISTEMAS MULTIAGENTES. APRENDIZAGEM DE MÁQUINA. TÓPICOS AVANÇADOS. Modelagem Análise de imagem.
IF750 - COMPUTACAO GRAFICA ELETIVO ALGORITMOS E TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS EM 2D, PRIMITIVAS GRÁFICAS EM 2D. NOÇÕES BÁSICAS DE REPRESENTAÇÃO E VISUALIZAÇÃO EM 3D. ARQUITETURA DOS PROCESSADORES E PERIFÉRICOS GRÁFICOS. INTERFACES GRÁFICAS: TÉCNICAS DE INTERAÇÃO. PROJETO DE DIÁLOGO. INTERFACE DO USUÁRIO. Desenhos 3D
IF732 - PROJETOS DE SISTEMAS EMBUTIDOS ELETIVO PROTOTIPAÇÃO DE HARDWARE (FPGAS, ASICS) (12HS); PROTOTIPAÇÃO DE SOFTWARE (10HS); CO-SIMULAÇÃO DE HARDWARE E SOFTWARE (12HS); TESTES (12HS); PROJETO DE UM SISTEMA EMBUTIDO (22HS).
IF700 - PERCEP. COMPUTAC.E RECONH. PADRAO (ELETIVA) CAPTURAÇÃO E PRÉ-PROCESSAMENTO DE SINAL. RP: MÉTODOS ESTATÍSTICOS. RP: MÉTODOS NEURAIS. RECONHECIMENTO DE IMAGENS. RP DINÂMICOS – VOZ: MÉTODOS ESTATÍSTICOS E NEURAIS. RECONHECIMENTO DE VOZ. PROJETO.
IF733 – TRANSDUTORES AMOSTRAGEM; TÉCNICAS E DISPOSITIVOS DE CONVERSÃO MECÂNICA. TÉCNICAS E DISPOSITIVOS DE CONVERSÃO LUMINOSA. TÉCNICAS E DISPOSITIVOS DE CONVERSÃO SONORA. OUTROS DISPOSITIVOS. SISTEMAS DE AQUISIÇÃO DE DADOS. APLICAÇÕES DE TRANSDUTORES. PROJETO DE CURSO.
CIRCUITOS ELETRICOS 1 ELEMENTOS DE CIRCUITOS. CIRCUITOS DE 1A. E 2A. ORDEM. REGIME SENOIDAL. INDUTÂNCIA.
IF693 - SIST.GERENC. DE BANCO DE DADOS ELETIVO ESTRUTURAS DE ARMAZENAMENTO. ARQUITETURAS DE SGBD. PROCESSAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE CONSULTAS. PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES. CONTROLE DE CONCORRÊNCIA. TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO. SEGURANÇA E AUTORIZAÇÃO.
Modelagem do desenho. IF684 - SISTEMAS INTELIGENTES
Empresas na área: - Wacom
Empresas na área: - Trust
Empresas na área: - Genius
Conclusão: - Projeto voltado para qualquer interessado nas artes visuais (leigos/amadores/profissionais) - Diferentes versões aumenta viabilidade econômica - Crescente público alvo - Simplicidade de projeto (tecnicamente) Portabilidade e interatividade do projeto aumenta seu apelo no mercado saturado Aproxima os usuários às ferramentas gráficas
Referências: www.cin.ufpe.br [Cin] www.howstuffworks.com [How Stuff Works] www.deviantart.com [Deviant Art] www.eagames.com [Eletronic Arts] www.stickpage.com [Stick Page] www.3dtotal.com [3D Total] Imagens: MaTusKaRa Designs Ltda. Protótipos: Gelfur Solutions Ltda. Conceito: Away Brainstorm Bureau Ltda.