SISTEMAS MOTRIZES.

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Transcrição da apresentação:

SISTEMAS MOTRIZES

Sistemas motrizes industriais

SISTEMAS MOTRIZES FORMADO POR MOTORES ELÉTRICOS ACIONANDO CARGAS COMO: BOMBAS COMPRESSORES ELEVADORES ESTEIRAS VENTILADORES MOEDORES ETC.

Motores elétricos

Motores Elétricos

Motor C.C. x Motor C.A. Os motores de corrente contínua (C.C.) são caros, requerem manutenção das escovas e dos comutadores e são proibitivos em ambientes agressivos. Em contrapartida, motores de indução (C.A.) são baratos, não requerem muita manutenção, estão aptos a funcionar em ambientes agressivos e estão disponíveis para velocidades elevadas.

O motor de indução (assíncrono) POTÊNCIA: 1 HP = 1,014 CV = 745,7 W

PÓLOS DE MOTORES DE INDUÇÃO

Nº DE PÓLOS X VELOCIDADE 2 PÓLOS - 3600 rpm 4 PÓLOS - 1800 rpm 6 PÓLOS - 1200 rpm 8 PÓLOS - 900 rpm

MOTOR ACIONANDO VENTILADOR

Influência da carga mecânica na operação do motor As principais consequências do superdimensionamento são: Maior custo, volume e peso do motor. Redução do fator de potência. Redução da eficiência (carga < 75% da sua carga nominal). Maior corrente de partida, acarretando maior custo da instalação e proteção.

Curvas de performance Motor WEG W22 PLUS – Alto rendimento – 10 HP, 4 pólos

ELEVADOR LOTADO ECONOMIZA ENERGIA ELEVADOR VAZIO DESPERDIÇA ENERGIA

PERDAS EM MOTOR DE INDUÇÃO Histerese e Foucault Atrito e ventilação Adicionais Joule no rotor Joule no estator

COMO REDUZIR AS PERDAS EM MOTORES DE INDUÇÃO Aumentar a quantidade de cobre nos enrolamentos do estator; Superdimensionar as barras do rotor para diminuir as perdas por efeito Joule; Diminuir a intensidade de campo magnético; Utilização de chapas magnéticas de boa qualidade; para reduzir as perdas no ferro e a corrente de magnetização;

COMO REDUZIR AS PERDAS EM MOTORES DE INDUÇÃO Emprego de rolamentos adequados; Melhoria do projeto dos ventiladores para diminuir as perdas por atrito e ventilação; Aumentar a regularidade do entreferro; Melhoria no isolamento e tratamento térmico das chapas do estator e do rotor para reduzir as perdas adicionais.

CLASSES DE MOTORES MOTOR COM EFICIÊNCIA PADRÃO (standard) Proibido a partir de 2010 MOTOR COM ALTA EFICIÊNCIA MOTOR COM EFICIÊNCIA PREMIUM MOTOR COM EFICIÊNCIA SUPER PREMIUM EM CADA CLASSE A EFICIÊNCIA DEPENDE DA POTÊNCIA E DA ROTAÇÃO (PÓLOS).

Eficiências de motor de indução de 50 HP

SUBSTITUIÇÃO DE MOTORES

Energia consumida pelo motor (E) Quantidade economizada de energia (QEE) Valor economizado de energia por ano (VEE) PE - Potência medida na entrada do motor instalado (kW). E - energia consumida por ano (kWh/ano). t - tempo de funcionamento do motor em horas por ano ηI – Eficiência do motor instalado ηN – Eficiência do novo motor T – Tarifa de energia elétrica (R$/kWh)  

PESQUISA ELABORAR UM RESUMO PARA ENTREGAR JUNTO COM O QUESTIONÁRIO (T16). O RESUMO DEVE CONTER O SEGUINTE: Quando um motor queima é melhor retificar (rebobinar) ou substituir? Caso o motor que está sendo substituído e está com carregamento abaixo de 40% ou 50% o que fazer? Cite os principais passos e o que fazer em cada passo para substituição de motores, segundo o plano de ação recomendado pela WEG.

Obrigado!