INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA.

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 Processamento de dados: requer a execução de uma série de passos, o programa (software)  Cada passo é uma instrução, ou ordem de comando, dada ao.
Basicamente, um computador é uma máquina ou um conjunto de dispositivos mecânicos, electrónicos e electromecânicos capazes de processar informação. A estrutura.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

Conteúdo Tipos de computadores Representação da informação Hardware (componentes de um computador) Gabinete Placa-mãe Unidade Central de Processamento

1) Tipos de Computadores Supercomputadores Mainframes Minicomputadores Estações de trabalho Computadores pessoais Desktop Notebook Palmtop

1) Tipos de Computadores Supercomputadores - Grande poder de processamento - Utilizados no campo científico, onde se destacam as simulações (por ex. bomba atômica) - Seu custo é muito elevado - Pode necessitar de condições especiais de funcionamento - Exemplo: CRAY

1) Tipos de Computadores Mainframes - Manipulam grande quantidade de informações. - Utilizado por grandes empresas. - Um mainframe está conectado com uma grande quantidade de terminais.

1) Tipos de Computadores Mainframes Terminal burro: todo o processamento é feito no mainframe. O terminal é um meio de E/S. Terminal inteligente: parte do processamento é feito no terminal. Geralmente é um computador pessoal.

1) Tipos de Computadores Minicomputadores - Redução no tamanho dos computadores. - Grande capacidade de processamento. - Possui terminais conectados a ele.

1) Tipos de Computadores Estações de trabalho Também conhecidos como workstation Situam-se logo abaixo dos minicomputadores Geralmente possuem arquitetura RISC e sistema operacional UNIX

1) Tipos de Computadores Computadores pessoais (PC) 1979 – microcomputador Apple. 1981 – PC da IBM. Preço acessível Capacidade de processamento evolui rápido. Tamanho tende a diminuir até ...(limitações). Fácil upgrade de hardware Virou eletrodoméstico

1) Tipos de Computadores Computadores pessoais Desktop Computador de mesa. O mais comum dos micros.

1) Tipos de Computadores Computadores pessoais Notebook Computador portátil. Alimentados por bateria. Mais caros. Mesma capacidade de processamento.

1) Tipos de Computadores Computadores pessoais Palmtop Computador portátil. Alimentados por bateria. Mais caros. Capacidade de processamento menor. Conhecido também por PDA (Personal Digital Assistants)

1) Tipos de Computadores MACINTOSH

1) Tipos de Computadores

2) Representação da Informação Sistema binário, bit, byte, .......... O computador (máquina eletrônica), só consegue processar duas informações: a presença (1 = ligado) ou a ausência (0 = desligado) de energia. Os dígitos 0 e 1 são os únicos elementos do sistema de numeração de base 2 (sistema binário).

2) Representação da Informação BIT (BInary digiT) O bit (dígito binário) é utilizado para representar todos os tipos de caracteres usados pelos computadores.

2) Representação da Informação QTDE. DE CARACTERES Caracteres alfabéticos maiúsculos 26 Caracteres alfabéticos minúsculos Algarismos 10 Sinais de pontuação e outros símbolos 32 Caracteres de controle 24 Total 118

2) Representação da Informação Bits Símbolos 2 4 3 8 16 5 32 6 64 7 128 256 9 512 10 1.024 ~= 1K

2) Representação da Informação BYTE (BInary TErm) Um byte é formado pela combinação de 8 bits 1Byte = 8 bits Em um byte podemos ter 256 combinações diferentes: 28 = 256

2) Representação da Informação Todas as letras, números e caracteres são codificados pelos equipamentos através dos bytes que os representam, permitindo a comunicação entre o usuário e a máquina. Letra A = 01000001 Número 0 = 00110000 Letra B = 01000010 Número 1 = 00110001

2) Representação da Informação Bit b 2 estados: 0 e 1 Byte B 8 bits Quilobyte KB 1.024 bytes 210 = ~ 1.024 Megabyte MB 1.024 Kb 220 = ~ 1.048.576 Gigabyte GB 1.024 Mb 230 = ~ 1.073.741.824 Terabyte TB 1.024 Gb 240 = ~1.099.511.627.776

Gabinete Dentro dele estão: a placa-mãe, o disco rígido (HD), 3) Hardware – gabinete Gabinete Dentro dele estão: a placa-mãe, o disco rígido (HD), as placas de extensão, a fonte de alimentação de energia elétrica, ... Tipos: torre, mini-torre ou desktop.

Placa-mãe ou Motherboard 3) Hardware – placa mãe Placa-mãe ou Motherboard Placa interna que faz a conexão de uma grande quantidade de componentes, entre eles o processador e a memória.

3) Hardware – Placa mãe Placa-mãe Possui slots (encaixes) de expansão onde são encaixadas placas de controle de dispositivos, tipo placa de vídeo, de som, modem, etc. Existem também placas-mãe com característica on-board, isto é, na própria placa-mãe já estão controladores de dispositivos tipo placa de som, modem, etc.

3) Hardware – Placa-mãe

3) Hardware – Placa-mãe

Padrões de barramento das placas-mãe (Slots): 3) Hardware – Placa-mãe Padrões de barramento das placas-mãe (Slots): Padrão ISA – 8 ou 16 bits Padrão EISA – 32 bits Padrão VESA Local Bus (VLBus) – 32 bits Padrão PCI – 32 bits AGP

Unidade Central de Processamento ou 3) Hardware - CPU Unidade Central de Processamento ou CPU (Central Processing Unit) Responsável pelo processamento. Pode ser imaginada como o “cérebro” do computador. “A CPU é o ‘centro nervoso’ de qualquer computador. Ela controla, dirige e processa todos os dados introduzidos e produz a saída, na forma desejada, com auxílio do programa introduzido”

Unidade Central de Processamento 3) Hardware - CPU Unidade Central de Processamento Em um microcomputador, toda a CPU está contida em um minúsculo chip chamado microprocessador. A CPU tem pelo menos duas partes básicas: a Unidade de Controle e a Unidade Lógico-Aritmética.

Unidade de Controle (UC) 3) Hardware - CPU Unidade de Controle (UC) Determina a execução e interpretação das instruções e controla o fluxo de dados. Coordena todas as atividades do computador. Contém as instruções (lista de operações) da CPU para executar comandos.

Unidade Lógico-Aritmética (ULA) 3) Hardware - CPU Unidade Lógico-Aritmética (ULA) Recebe os dados da memória para processá-los quando uma instrução aritmética ou lógica é executada. Quando a UC encontra uma instrução que envolve operações aritméticas ou lógicas, ela passa o controle para a ULA ou ALU (Arithmetic Logic Unit), que faz a operação aritmética ou lógica sobre os dados e devolve para a UC.

Velocidade de processamento Costuma ser expressa por MIPS ou MFLOPS. 3) Hardware - CPU Velocidade de processamento Costuma ser expressa por MIPS ou MFLOPS. MIPS (milhões de instruções por segundo) Utilizada em sistemas de uso geral, onde instrução é qualquer processamento básico feito pela CPU. MFLOPS (milhões de operações de ponto flutuante por segundo) Utilizada em sistemas científicos ou computação gráfica. (Supercomputadores têm seus desempenhos expressos em GFLOPS ou até TFLOPS).

3) Hardware - CPU Freqüência de Clock A velocidade com que o microprocessador realiza suas atividades internas é determinada por um relógio (clock). O relógio gera pulsos a intervalos regulares de tempo. A cada pulso, uma ou mais operações são realizadas.