Márcia Zanutto Barbosa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprendizado de Máquina
Advertisements

Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Amintas engenharia.
Composto de Marketing PREÇO.
Palestras, oficinas e outras atividades
INTELIGÊNGIA COMPUTACIONAL
ANÁLISE DISCRIMINANTE
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Redes Neurais Artificiais (RNA): Aprendizado
RECONHECIMENTO DE CARACTERES MANUSCRITOS APLICANDO REDES NEURAIS
Mineração de Dados Avaliação de Classificadores
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
Propagação de Ondas e Antenas
A razão como comparação
Araken de Medeiros Santos Anne Magály de Paula Canuto
Modelos no Domínio do Tempo de Sistemas LTI Contínuos
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Análise de regressão linear simples: abordagem matricial
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
SVM Support Vector Machines
Reconhecimento de Padrões Classificadores Lineares
Capítulo 6 Estimativas e Tamanho de Amostras
Redes de Funções de Base Radial Radial Basis Functions (RBFs)
TMA 01 Misturas Simples Diferenciação entre substâncias Puras e misturas simples Assume-se em geral que em misturas simples não existe reação Termodinamicamente.
Polliana Corrêa Morais (bolsista); Leandro Osmar Werle (colaborador/
Erros no Teste de Hipóteses
Estatística Aplicada (Aula 4)
Estatística Aplicada (Aula 5)
Estatística Aplicada (Aula 4)
Ernesto F. F. Ramírez e Saide J. Calil
Ambiente de simulação Os algoritmos previamente discutidos foram analisados usando um simulador de mobilidade. Ele modela uma cidade de 20 Km de raio,
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Contagem de Pessoas por Vídeo Usando Câmeras em Posição Zenital
1 ESTATÍSTICA. 2 UDIII - Relação Entre Duas ou Mais Variáveis ESTATÍSTICA Ass 01: Regressão Múltipla (2 a Parte)
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Davyd Bandeira de Melo Um Sistema de Reconhecimento de Comandos de Voz Utilizando a Rede Neural ELM Junho 2011.
Compressor Elétrico CPB
ESTATÍSTICA.
Aprendizado de Máquina
ESTATÍSTICA.
Aprendizado de Máquina Aula 8
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
TMA 01 As Relações de Maxwell Matemática: Se e somente se,
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
1 ESTATÍSTICA. 2 UDIII - Relação Entre Duas ou Mais Variáveis ESTATÍSTICA Ass 01: Regressão Simples.
ESTATÍSTICA.
Trabalho sobre Cor Thiago Marques Toledo.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Redes Neurais Prof. Alex F. V. Machado.
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
ESTATÍSTICA.
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
NOVOS CONCEITOS DE DEPRECIAÇÃO PARA MÁQUINA E EQUIPAMENTOS
DIEGO RICARDO DE ARAUJO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIA EXATAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Seleção de Características.
Redes Neuronais/Neurais/ Conexionistas Introdução
Cálculo Estequiométrico.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Support Vector Machine - SVM
O Processo de KDD Data Mining SUMÁRIO - AULA1 O processo de KDD
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
SVMSharp – Uma implementação didática de uma SVM
Micro-sensores de gás de baixa potência usando um misto de nanopartículas de SnO2 e MWCNTs para detectar gases NO2, NH3, e xileno para aplicações de.
Fontes de Erros Aula 1 Introdução; Erros em processos numéricos;
Uma Introdução a SVM Support Vector Machines
Luana Bezerra Batista Redes Neurais Luana Bezerra Batista
Redes Neurais Artificiais
Ciência da Computação Aprendizado de Máquina (Machine Learning) Aula 12 Aprendizado não Supervisionado Mapas auto-organizáveis Max Pereira.
Transcrição da apresentação:

Márcia Zanutto Barbosa Apresentação Márcia Zanutto Barbosa Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos

Márcia Zanutto Barbosa. Orientador: Prof. Anselmo Chaves Neto Dr. RECONHECIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DO ÓLEO MINERAL ISOLANTE COM BASE NO VETOR DE INFORMAÇÕES DAS ANÁLISES FISICO QUÍMICAS. Márcia Zanutto Barbosa. Orientador: Prof. Anselmo Chaves Neto Dr.

O Óleo Mineral Isolante O óleo mineral isolante é uma mistura na qual a maioria das moléculas é constituída basicamente por carbono e hidrogênio e é obtido através da destilação do petróleo natural, da fração de 300 a 4000C. O óleo mineral é usado em transformadores por apresentar rigidez dielétrica muito superior a do ar, elevada capacidade térmica e excelente coeficiente de transmissão de calor.

Tema de Estudo: Óleo Mineral Isolante O óleo mineral isolante em transformadores de potência está sujeito à deterioração devido às condições mecânicas e químicas de uso. O óleo em serviço é submetido a reações de oxidação devido à presença de oxigênio, água e metais. O acompanhamento e a manutenção da qualidade do óleo isolante são etapas essenciais para assegurar uma operação confiável dos transformadores.

Objetivo O trabalho tem como objetivo apresentar ferramentas estatísticas/ computacionais que permitam fazer a avaliação do óleo isolante em operação, usando os dados físicos e químicos adquiridos ao longo dos anos. O estudo envolve uma abordagem em Aprendizagem de Máquina para comparar com as técnicas estatísticas Multivariadas na área de reconhecimento e classificação de padrões.

Variáveis do Problema Índice de Neutralização: Medida da quantidade de KOH necessária para neutralizar os constituintes do óleo. Fator de Potência: Associado às perdas dielétricas Rigidez Dielétrica: Medida da capacidade de um líquido resistir ao impacto elétrico sem falhar. Tensão Interfacial: Força de atração entre as moléculas de água e óleo na superfície de separação de ambos. Teor de Água no Óleo Temperatura do Óleo

Implementações Todos os métodos aplicados, quando implementados, estabelecerão o reconhecimento e a classificação de novos indivíduos (novos dados de entrada ou observações) bem como a alocação dos mesmos em classes pré-estabelecidas.

Redes Neurais de Base Radial A rede RBF é uma estrutura composta pela camada (com dimensão n) de padrões de entrada, uma camada intermediária (camada escondida com dimensão m) e a camada de saída. Assim são chamadas por possuir em sua arquitetura uma camada escondida definida por um conjunto de funções de base radial.

Arquitetura da R.B.F proposta para o modelo Camada intermediária com 70 neurônios Camada de entrada com 6 neurônios Camada de saída com 3 neurônios 9

Redes de Base Radial - Treinamento 1º Estágio: O número de funções radiais e seus parâmetros são determinados por métodos não – supervisionados. 2º Estágio: Ajuste de pesos dos nodos de saída são determinados por métodos supervisionados.

Implementação R.B.F. O classificador R.B.F para o modelo deve associar cada padrão “desconhecido” à sua verdadeira classe de tal forma que o erro de classificação seja tão pequeno quanto se queira.

Máquina de Vetor Suporte-SVM A SVM é um sistema de aprendizado treinado com um algoritmo de otimização baseado na teoria estatística de aprendizagem que implementa a seguinte idéia: vetores do espaço de entrada são mapeados não linearmente para um espaço característico (E.V. com produto interno) de alta dimensionalidade, através de um mapeamento escolhido a priori e, nesse espaço uma superfície de decisão linear é construída, constituindo um hiperplano de separação ótima entre os exemplos.

Máquina de Vetor Suporte-SVM- Como Funciona Dadas duas classes e um conjunto de pontos pertencentes a essas classes, uma SVM determina um hiperplano que separa os pontos de forma a colocar o maior número de pontos da mesma classe do mesmo lado, enquanto maximiza a distância de cada classe ao hiperplano.

A Aprendizagem A aprendizagem é do tipo Supervisionada, onde: A “boa resposta” é fornecida durante o treinamento. Tem eficiência devido ao fornecimento de muitas informações. É útil para classificação, regressão e estimação de probabilidade condicional.

Classificação Binária Uma Máquina de vetor suporte constrói um classificador binário a partir de um conjunto de padrões, chamados exemplos de treinamento, em que a classificação é conhecida.

Máquina de Vetor Suporte Interpretação Geométrica Margem Hiperplano ótimo Vetores de suporte

Material e Coleta de Dados Para o estudo em questão, o óleo mineral isolante será classificado em três faixas de voltagem, correspondendo à tensão do transformador do qual foi extraído: -           Faixa 1: abaixo de 69kV e amostra com 2567 observações. -           Faixa 2: de 69kV a 240kV e amostra com 2912 observações. -           Faixa 3: acima de 240kV e amostra com 500 observações.

Erro Médio de Classificação(%) Erro de Classificação – Modelo SVM 4,65 6,57 7,05 12,35 9,33 7,82 10,46 16,32 21,99 Tamanho da Amostra Erro percentual 100 200 250 600 500 450 400 350 300  

Percentuais de Aceitações e de Rejeições Performance – Modelo SVM 20 40 60 80 100 Tamanho da Amostra Percentual de Classificação Aceitação - verdadeira amostra Rejeição -falsa amostra 200 300 400 500 600

Matriz de confusão – FAIXA 1 CLASSIFICAÇÃO PREVISTA   BOM 806 amostras A RECUPERAR 24 amostras A REGENERAR 147amostras CLASSIFICAÇÃO REAL FAIXA1 abaixo de 69 KV Taxa Aparente de Erro: APER = SVM RBF 748 92.80% 766 95.04% 9 1.1% 5 0.62% 19 2.4% 35 4.34% 1 4.2% 3 12.5% 23 95.83% 79.17% 0% 2 8.3% 1.36% 147 100.00% 143 97.28% APER SVM: 6 % RBF: 5 %   Total de amostras testadas = 977

RESULTADOS O Modelo RBF apresentou resultados com aproximadamente 95% de classificações corretas nas Faixas 1 e 2. O Modelo SVM , ainda em fase de testes, já apresenta um percentual de aproximadamente 94% de classificações corretas nas faixas 1 e 2.