Usando a Lei de Gauss Universidade Federal do Paraná

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2008 CAMPO ELÉTRICO Abud.
Advertisements

ELETRICIDADE ESTÁTICA
CONDENSADOR O condensador (ou o capacitor) é um elemento importante no circuito elétrico. Um condensador consiste em dois condutores de qualquer formato,
5. Força magnética sobre um condutor com corrente elétrica
(semelhante ao fluxo de água vA)
O trabalho feito pelo agente externo sobre o sistema ao carregar o condensador aparece como a energia potencial U, armazenada no condensador: W=U Na realidade.
 módulo do campo eléctrico em toda a parte da superfície esférica
FORÇA MAGNÉTICA SOBRE UM CONDUTOR COM CORRENTE ELÉCTRICA
Eletrostática - Força elétrica
CAMPO ELÉTRICO Considerando uma carga elétrica Q fixa em uma posição do espaço:    Q   A carga Q modifica de alguma forma a região que a envolve Para medir/sentir.
Potencial Elétrico 31/03/2010.
Lei de Gauss.
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através.
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através de.
Física III Eletrostática
Física III Eletrostática
Física III Eletrostática
Física III Eletrostática
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
Campo Magnético Estacionário
Processos de eletrização
Eletrostática Eletricidade.
CONDUTOR EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Lei de Gauss Universidade Federal do Paraná
O VECTOR CAMPO ELÉCTRICO,
ELETRICIDADE 4 Prof. Cesário POTENCIAL ELÉTRICO.
Material de Apoio Interacção Gravítica.
Campo Elétrico Prof.: Boto.
Tópicos em Física Clássica
ELETROSTÁTICA O modelo atômico simplificado consta de o núcleo atômico contendo prótons, nêutrons e uma eletrosfera. 1 - O núcleo possui dimensões.
(semelhante ao fluxo de água vA)
Aula II – O Campo Elétrico
ATIVIDADES. ATIVIDADES COMO SE FORMAM OS RAIOS?
ELETROSTÁTICA PROFESSOR : MARCELO ALANO.
Campos elétricos na matéria
Exemplos - dielétricos
Física Aula 06 - Eletricidade
Eletrostática.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Equações de Maxwell Prof. Luis S. B. Marques
Aula III Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:
Bacharelado em Engenharia Civil
PROFESSOR RODRIGO PENNA
Eletrostática – Lei de Gauss
DIFERENÇAS DE POTENCIAL NUM CAMPO ELÉCTRICO UNIFORME
Física Aula 05 - Eletricidade
1 FLUXO ELÉCTRICO O fluxo eléctrico é uma grandeza proporcional ao número das linhas do campo eléctrico que entram numa superfície O número de linhas N.
CONDENSADOR O condensador (ou o capacitor) é um elemento importante no circuito eléctrico. Um condensador consiste em dois condutores de qualquer formato,
Uma carga de prova q0 colocada num campo eléctrico
ENERGIA ACUMULADA NUM CONDENSADOR CARREGADO
Capacitância Revisando a Física 1 Universidade Estadual do Piauí
ELECTRICIDADE: Fluxo e Lei de Gauss Aula – 4
Exemplo 1: Determinar o fluxo eléctrico através de uma superfície cilíndrica, que está num campo eléctrico uniforme a  b  c  O fluxo através de toda.
Eletromagnetismo – Aula 5
Aula 3 – Lei de Gauss Viviane Galvão 1.
ELECTRICIDADE: Capacitores e Dieléctricos Aula – 6
Condutores Esféricos e Pontiagudos
Disciplina: Física Professor: Fábio Raimundo Turma: Semi - Extensivo
Campo elétrico e sua relação com a força elétrica Prof. André Pires.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO Física Experimental 2 – Ciência da Computação PUC/SP - prof.a Marisa A. Cavalcante Capacitor Qual a quantidade.
Lei de Gauss José Roberto.
Eletrostática Professor Simone Carmo da Silva.  Potencial elétrico:  Agora, quando as dimensões do corpo não puderem ser desprezadas, temos duas situações.
CAMPO ELÉTRICO Prof. Bruno Farias
INFORMAÇÕES GERAIS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III Prof. Bruno Farias.
FÍSICA III LEI DE GAUSS Relembrar os conceitos de linhas de corrente e fluxo em hidrodinâmica. Definir fluxo do campo elétrico Obter a Lei de Gauss a partir.
CAPACITORES Prof. Bruno Farias
Processos de eletrização
POTENCIAL ELÉTRICO Prof. Bruno Farias
LEI DE GAUSS Prof. Bruno Farias
Transcrição da apresentação:

Usando a Lei de Gauss Universidade Federal do Paraná Ewaldo Luiz de Mattos Mehl Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Elétrica mehl@ufpr.br Usando a Lei de Gauss

Usando a Lei de Gauss Agenda Uso da Lei de Gauss para geometrias simétricas Fio infinito Chapa infinita carregada Esfera sólida: exterior e interior Duas placas com cargas iguais e opostas

Usando a Lei de Gauss Identificar a região na qual deseja-se calcular o campo elétrico. Escolher uma superfície gaussiana conveniente: Observe a simetria! Calcular a carga interna à superfície gaussiana qin Aplicar a Lei de Gauss para calcular o campo elétrico:

Chapa carregada Suponha uma placa de espessura desprezível e de tamanho infinito que contém cargas elétricas uniformemente distribuídas. Obtenha uma expressão para o campo elétrico fora do plano.

Chapa carregada A simetria de uma chapa é do tipo de translação Use-se neste caso um cilindro como superfície gaussiana Atenção: a área A é arbitrária Cilindro gaussiano

Chapa carregada Carga total dentro da superfície gaussiana: Na superfície lateral do cilindro o produto escalar EA é nulo Nas “tampas” do cilindro o campo elétrico é constante: +

Discussão do resultado obtido O resultado obtido indica que o campo elétrico é CONSTANTE Ou seja, o campo elétrico não depende da DISTÂNCIA da chapa carregada! O resultado parece contradizer a lógica...

Discussão do resultado obtido O resultado obtido está atrelado a duas situações IRREAIS! A espessura da chapa foi considerada desprezível As dimensões da chapa foram consideras infinitas

Um pouco mais de realidade... + O campo elétrico nas proximidades de um condutor carregado é diretamente proporcional à densidade de cargas superficial no condutor Dentro do condutor

O campo elétrico dentro do condutor é nulo! Michael Faraday Newington, UK 1791 Londres, UK 1867

Dentro do condutor O campo elétrico externo induz uma distribuição de cargas na superfície externa do condutor. O campo elétrico dentro do condutor permanece nulo. Uma caixa metálica fechada serve portanto como blindagem ao campo elétrico externo!

Dentro do condutor

Gerador de Robert Van de Graaff

Gerador de Robert Van de Graaff 1929: Van de Graaff constrói seu primeiro gerador, na Universidade de Princeton: 800 kV 1930: Van de Graaff muda-se para o MIT para atuar como professor e pesquisador 1933: Construído o Gerador de Van de Graaff do MIT: 7 MV Atualmente o gerador de Van de Graaff do MIT está instalado no Museu de Ciências de Boston, onde é usado para demonstrações sobre fenômenos elétricos.

Campo externo à esfera carregada O campo elétrico distribui-se de forma uniforme ao redor de uma esfera carregada. Superfície gaussiana: esfera externa com centro coincidente com o centro da esfera de cargas. Superfície gaussiana Este resultado já tinha sido obtido usando-se a Lei de Coulomb!

Campo interno à esfera carregada Neste caso escolhe-se uma superfície gaussiana ligeiramente menor que a esfera de cargas. Como não há cargas no interior da esfera, o fluxo pela superfície gaussiana é nulo: Superfície gaussiana

Superfície gausssiana (caixa) Placas paralelas Superfície gausssiana (caixa)

Placas paralelas Placa superior: + + + + + + + + + + + + + + Placa inferior: - - - - - - - - - - - - - - Entre as placas:

Placas paralelas