Primeiro Centro Espírita do Mundo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – A Codificação Espírita
Advertisements

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA MEDIUNIDADE
HOMENAGENS À REVISTA ESPÍRITA E À SOCIEDADE ESPÍRITA DE PARIS
O marco aos voluntários de 32 Alexandre Simão Anelize Vergara Embora presente nos núcleos familiares dos voluntários da Revolução, que atuavam como guardiões.
PUXANDO OS DOIS REMOS "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta" (Tiago 2:26).
Departamento de Estudo Doutrinário O Professor e o Codificador
ESTUDO DO LIVRO DOS MÉDIUNS DIFICULDADES E DECEPÇÕES ORIUNDAS DA IGNORÂNCIA DAS BASES DOUTRINÁRIAS; NÃO EXISTE RECEITA PARA A FORMAÇÃO DE MÉDIUNS, DEVIDO.
NAPOLEÃO O GRANDE Lucas n° 13 Hugo n° 06 Profª. Joelma.
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria de ser realizado até ao dia 30 de.
DED –Diretoria de Estudos Doutrinários
Imagem e Memória da República
Madre Teresa de Calcutá
PIBBG - Ministério de Educação Cristã
Noventa anos da Federação Espírita do Rio Grande do Sul
Portfólio de matemática
Quem foi Allan Kardec?.
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Que desconforto é esse?.
Maria Gambina Na Zarco.
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
MESAS GIRANTES.
A terceira revelação Espiritismo.
UMBANDA e ESPIRITISMO – SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
José Pititinga Clique.
SEMANA DAS 4 CORES.
Mobilização da Comunidade Escolar
Lamartine Palhano Jr Clique.
Como nasceu o espiritismo
Clicar p/avançar A L L A N K A R D E C
FLUIDOTERAPIA Passes magnéticos Clicar slides.
DIVALDO PEREIRA FRANCO É reconhecido como um dos maiores oradores espíritas da atualidade e o maior divulgador da Doutrina Espírita. Esse.
São José, Esposo de Maria e
18 Brumário de Luís Bonaparte
SANSON Membro da Sociedade Espirita de Paris ????? Clique.
Texto: Os suicidas Autor: Luiz Gonzaga Pinheiro
Scheilla A Enfermeira do Alto Clique.
Allan Kardec ESPIRITISMO.
Erasto Discípulo de Paulo Clique.
A Reencarnação e o Homem de Bem
Reflexão sobre o 1º Projecto do PRA A feira foi o 1º projecto que nos foi proposto a 30 de Janeiro de 2009 e que teria, e o mesmo, teria de ser realizado.
Divaldo Franco / Joanna de Ângelis
Criando Documentos Aula sobre criação de documentos como circulares, memorandos, declaração, ofício e procuração.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Francisco de Menezes Dias da Cruz
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Reunião de Ministros em Outubro de 2008
“Quem Sabe” Esta música, por certo, é conhecida da grande maioria das pessoas, em razão dos nossos antepassados que a cantarolavam.
Hospital e Bancos de Olhos de Sorocaba – São Paulo – Brasil
A L L A N . K A R D E C
A mudança que o ministério de Jesus Cristo realiza
Preparar um RESUMO de uma notícia IST – LEE (2º ano curricular) 2011/2012, 1º semestre Prof. responsável – António S. Carvalho Fernandes.
Sub tópicos O que é uma Reunião Mediúnica? Objetivos Classificação
As demandas de uma Casa Espírita
Equipe: Janice – Jeison - Samuel
A Codificação Espírita Roteiro 3
História de Portugal Aula n.º 19 A União Ibérica.
História de Portugal Aula n.º 14 D. João III. D. João III subiu ao trono em 1521, após a morte de seu pai D. Manuel I. Um dos mais importantes acontecimentos.
 A legalidade nos sistemas políticos exprime basicamente a observância das leis, isto é, o procedimento da autoridade em consonância estrita com o direito.
O ESPIRITISMO.
Quem Foi Allan Kardec.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
Lei e Graça Um debate de mais de dois mil anos: o Concílio de Jerusalém (Atos 15) e a carta aos Gálatas Concepção mais comum: Lei = Antigo Testamento Graça.
Somente se pode ser livre feliz quando se ama. O amor é diretriz de segurança para as metas sublimes da autorrealização, da autoconsciência. da autoconsciência.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Divaldo Franco esteve em Portugal entre os dias 08 e 20 deste abril de 2008, proferindo palestras e Seminários de Estudo, em nova jornada doutrinária.
DAS OCUPAÇÕES E MISSÕES DOS ESPÍRITOS
Todos os anos, os cristãos comemoram o Natal no dia 24 para 25 de dezembro. A história nos diz que Jesus, nosso Mestre, em verdade não nasceu nesse dia.
Primeiro Centro Espírita do Mundo
Transcrição da apresentação:

Primeiro Centro Espírita do Mundo Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas Primeiro Centro Espírita do Mundo Fundado em 1º de abril de 1858 Clicar slides

E ainda em circulação em vários idiomas. ORIGEM DA SPEE Primeiro Centro Espírita do Planeta Terra Síntese histórica de como foi a fundação da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas... Revista Espírita, tradicional publicação por ele dirigida até sua desencarnação em 1869... E, também, a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE), o primeiro Centro Espírita do Planeta. Por iniciativa de Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, surgiram em Paris, França, no ano de 1858... E ainda em circulação em vários idiomas.

A França, à época de Kardec, vivia tempos conturbados, por isso, o funcionamento da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE) dependia de autorização para seu funcionamento legal, o que não seria fácil conseguir... Síntese do contexto social francês naquele tempo...

Mas, como poderia ser solucionado essa situação? Napoleão Bonaparte III foi imperador de França, no período de 1852 até 1870, e era sobrinho do grande Napoleão. Mas, como poderia ser solucionado essa situação? Era necessário que a SPEE obtivesse autorização para o seu funcionamento legal, dado a gravidade da situação política.

Um general autorizou o funcionamento de um Centro Espírita??? Então, quem autorizou o funcionamento do primeiro Centro Espírita do planeta foi um general... Um general autorizou o funcionamento de um Centro Espírita???

Foi assim... Napoleão Bonaparte III nomeou o general Espinasse, para ser o Ministro do Interior da França o qual exerceu esse cargo entre 7-fev-1858 até14-jun-1858. A denominação completa do cargo era: Ministro do Interior e de Segurança Geral. Essa autoridade era quem autorizava o funcionamento de atividades que reunissem “grupos com mais de 20 pessoas...” Para funcionar legalmente e não ser incomodada, a SPEE precisaria transpor as dificuldades que as circunstâncias da época impunham. Então.. O sr. Dufaux, que participava da SPEE, cuidou do caso, porque se dava com o Prefeito de Polícia de Paris, que seria a primeira autoridade a ser contatada ... Mas, como a autorização dependia também do Ministro do Interior, foi aí que entrou em cena o general Espinasse... Era ele o próprio Ministro do Interior. Mas, afinal, quem era o general?

O general Espinasse, em vida, era simpatizante da causa Espírita, sem que Kardec soubesse... Eis, o general! Ele conseguiu a autorização, em menos de 15 dias, quando o tempo médio era de pelo menos três meses.

Napoleão Bonaparte III nomeou o general Espinasse, para ser o Ministro do Interior da França. O general exerceu esse cargo entre 7-fev-1858 até14-jun-1858. A autorização, para o funcionamento da SPEE foi conseguida em 13-abr-1858 O general Espinasse Exerceu o cargo por pouco mais de 4 meses... CONSTATAÇÃO Observa-se que, no pouco tempo em que esteve na função foi o suficiente para que o general Espinasse concedesse a autorização de funcionamento da SPEE...

Posteriormente Kardec veio a saber que o general Charles Marie Esprit Espinasse era simpatizante da causa Espírita... Kardec obteve essa informação, em entrevista mediúnica com o próprio general, seis dias após a desencarnação do mesmo.

O general Espinasse faleceu em 4-jun-1859, no terrível combate de Magenta (cidade da província de Milão, hoje pertencente à Itália).

Até setembro de 2008, não editada em nenhum livro. Essa é a carta manuscrita de Allan Kardec INÉDITA Até setembro de 2008, não editada em nenhum livro. O que dizia essa carta?

“Outra observação digna de nota é a importante e corajosa identificação que o eminente Professor Hippolyte-Léon-Denizard- Rivail faz ao assinar a Carta com seu ilustre sobrenome e com seu digno pseudônimo respectivamente (Rivail-kardec), oferecendo certamente o seu aval de pessoa séria e respeitada ante a autoridade municipal (Prefeito de Polícia de Paris) e nacional (Ministro do Interior), especificamente para a abertura da sociedade, na qual deveriam dispor por lei de uma autorização legal e oficial para encontro de um maior número de pessoas das que se reuniam em um Círculo.” www.resenhaespirita.com.br

No início, por cerca de seis meses, Kardec realizava as reuniões na própria residência, então situada à rua dos Mártires nº 8, junto com alguns adeptos (entre 8 a 10 pessoas), sempre às terças-feiras... O espaço era reduzido, impossibilitando o crescente número de estudiosos que ali compareciam. Desenho: Revista O REFORMADOR – ed. Abr / 2009

E assim foi, em síntese, o início do primeiro Centro Espírita do planeta Terra. Posteriormente, já legalizada, passou a funcionar na GALERIA DE VALOIS, até 1º de abril do ano de 1859... CURIOSIDADES... De 1º de abril de 1859, até 1º de abril de 1860, nas sextas-feiras, a SPEE funcionou na galeria MONTPENSIER, mais precisamente na passagem Sant’Ana,nº59

OS PERSONAGENS... Napoleão III > Imperador da França, na época em que a SPEE preparava-se para ser legalizada. General Espinasse > como autoridade competente, foi quem autorizou o funcionamento legal, da SPEE. Foi nomeado ao importante cargo, por Napoleão III; Sr Dufaux > Por conhecer pessoalmente o Prefeito de Polícia de Paris (que era a primeira autoridade a ser contatada), foi quem se encarregou do caso “autorização” para o funcionamento regular da SPEE; Srta. Ermance Dufaux > Atuava como a médium principal nas reuniões. Era filha do sr. Dufaux; Sr Roze > Também médium, juntamente com Alfred Didier, Didier Filho, Forbes, Collin, Pécheur, Darcol, Flammarion, além de outros, são os mais citados por Kardec; São Luiz > “Presidente-espiritual” da SPEE; Foi, na França, em encarnação passada, o rei Luiz IX;

FONTE DAS INFORMAÇÕES HISTÓRICAS: Revista O REFORMADOR (FEB) – Edição Abril 2008 Revista RESENHA ESPÍRITA – Nº 02 2008

FORMATAÇÃO: Mário Celso mariocelso633@yahoo.com.br “Onde quer que as minhas obras penetraram e servem de guia, o Espiritismo é visto sob o seu verdadeiro aspecto, isto é, sob um caráter exclusivamente moral.” Allan Kardec Rever apresentação Finalizar O melhor que se pode fazer pelo Espiritismo é divulgá-lo corretamente. FORMATAÇÃO: Mário Celso mariocelso633@yahoo.com.br