A COMUNICABILIDADE DOS ESPÍRITOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXISTE INCONVENIENTES EM SER MÉDIUM?.
Advertisements

TODAS AS PESSOAS RECEBEM INFLUÊNCIAS DOS ESPÍRITOS
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
AS BASES DO TRANSFORMAR-SE
Meu Reino não é deste mundo
XXI- HAVERÁ FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS
XXVI- DAI GRATUITAMENTE...
XXIV- NÃO PONHAIS A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
ESTUDO DO LIVRO DOS MÉDIUNS DIFICULDADES E DECEPÇÕES ORIUNDAS DA IGNORÂNCIA DAS BASES DOUTRINÁRIAS; NÃO EXISTE RECEITA PARA A FORMAÇÃO DE MÉDIUNS, DEVIDO.
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Tudo tem uma origem....
Programa V Roteiro 21.
Programa II Roteiro 10.
CURSO DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE NO CENTRO ESPÍRITA
Critérios de estudo e interpretação do Evangelho
Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade
A EQUIPE MEDIÚNICA.
Manifestação Mediúnica dos Espíritos
MÉDIUM: CONCEITO 2. Os médiuns são os intérpretes dos Espíritos.
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
Mediunidade com Jesus 25/03/2017.
AFEIÇÃO QUE OS ESPÍRITOS VOTAM A CERTAS PESSOAS
DOUTRINA ESPÍRITA RESUMO DOS PONTOS PRINCIPAIS - INTRODUÇÃO -
Espiritismo e Ecologia
Elaborado por: Carmi Wildner Disponível na página
ESPIRITUALIDADE DOS ANIMAIS
MÓDULO V Comunicabilidade dos Espíritos
O Espiritismo.
E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a.
CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 5ª AULA MEDIUNIDADE
Compreender que a principal fonte de conhecimento de Jesus provém da leitura da Sua História nos Evangelhos. Identificar os valores que.
ROTEIRO O Centro Espírita Conceito, Objetivo e atividades
Reino de Deus se não nascer de novo
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
E s p i r i t i s m o : U m a D o u t r i n a E c o l ó g i c a.
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL II
PRÁTICA MEDIÚNICA. PRÁTICA MEDIÚNICA ROTEIRO A influencia moral do médium e do meio nas comunicações mediúnicas. O exercício irregular da mediunidade.
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Marta/2007.    (Emmanuel: Emmanuel,cap. 15) Allan Kardec:A Gênese, I/1.
VIVENCIANDO KARDEC!.
ESCOLA DE MÉDIUNS Sejam bem vindos....
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
ANJOS DA GUARDA ESPÍRITOS PROTETORES FAMILIARES SIMPÁTICOS LIVRO DOS ESPÍRITOS Livro II Questões 489 ao 521.
“NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS!”
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Sub tópicos O que é uma Reunião Mediúnica? Objetivos Classificação
ASSUNTO: A PÉROLA DE GRANDE VALOR TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 13:45-46
O Livro dos Espíritos – parte II
DESENCARNAÇÃO A vida futura
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Módulo II – Roteiro 4 A Codificação Espírita. Objetivo Geral
Centro Espírita Allan kardec
O ESPIRITISMO.
Evangelho Espiritismo
AS BÊNÇÃOS DE DEUS !.
Livro dos Espíritos, parte terceira, Capítulo ix
Juventude Espírita Fabiano 15/08/2009
Reflexões O que André Luiz nos ensina?. André Luiz Nos oferece suas reflexões acerca do profundo processo de renovação mental que teve origem ao se libertar.
Codificação Espírita. Fenômenos pré-codificação..
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC
Estudo Mensal | Vida Espírita –
Transcrição da apresentação:

A COMUNICABILIDADE DOS ESPÍRITOS

A Comunicabilidade dos Espíritos com os encarnados não é um fato recente, mas antiqüíssimo, com a única diferença que no passado era apanágio dos chamados iniciados e na atualidade, com o advento do Espiritismo, tornou-se fenômeno generalizado a todas as camadas sociais. A possibilidade dos Espíritos se comunicarem é uma questão muito bem estabelecida, resultante de observações e experiências rigorosamente realizadas por eminentes pesquisadores.

Os Espíritas não têm dúvidas a este respeito; porém, determinados companheiros que abraçam correntes religiosas diferentes da Doutrina Espírita, procuram criticá-la chamando a atenção, entre outras coisas, sobre a proibição mosaica de evocar os mortos. Na lei mosaica está escrito:Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores, não os busqueis, contaminando-vos com eles: eu sou o Senhor vosso Deus.

A proibição de Moisés foi mais para conter um comércio grosseiro e prejudicial com os desencarnados. Os Israelitas necessitavam de uma ação mais disciplinadora porque, além do mais a evocação dos mortos não se originava nos sentimentos de respeito, afeição ou piedade para com eles, sendo antes um recurso para adivinhações, tal como nos augúrios e presságios explorados pelo charlatanismo e pela superstição.

A proibição, tinha, pois, razão de ser. Naquela época, aliada à prática pura e simples de evocar os mortos, havia um verdadeiro comércio com os adivinhadores associadas às praticas da magia e do sortilégio, acompanhadas até de sacrifícios humanos. A proibição, tinha, pois, razão de ser. Nos dias atuais, o ser humano adquiriu novas conquistas, o progresso se fez pelo predomínio da razão e, a prática de intercâmbio espiritual ou mediúnica, defendida pelo Espiritismo, tem outras finalidades: moralizadora, consoladora e religiosa.

A verdade é que o Espiritismo condena tudo que motivou a interdição de Moisés; os espíritas não fazem sacrifícios humanos, não interrogam astros, adivinhos e magos para informarem-se de alguma coisa, não usam medalha, talismã, fórmulas sacramentais ou cabalísticas para atrair ou afastar Espíritos. O Espírita sincero sabe que o futuro é vedado ao homem por princípio, e só em casos raríssimos e excepcionais é que Deus faculta a sua revelação. Se o homem conhecesse o futuro, por certo que negligenciaria o presente e não agiria com a mesma liberdade.

A evocação dos Espíritos exercida na prática espírita tem o fito de receber conselhos dos Espíritos superiores, de moralizar aqueles voltados para o mal e continuar com as relações de amizades e amor entre entes queridos que partilharam, ou não, a vivência reencarnatória. Pelas orientações instrutivas e altamente moralizadoras fornecidas pelos benfeitores espirituais, pelo valioso aprendizado oferecido pelos desencarnados sofredores, conclui-se que a prática mediúnica, é um fator de progresso humano pelos benefícios que acarreta.

Sem dúvida, poderoso instrumento pode converter-se em lamentável fator de perturbação, tendo em vista o nível espiritual e moral daquele que se encontra investido de tal recurso. Não é uma faculdade portadora de requisitos morais. A moralização do Médium libera-o da influência dos Espíritos inferiores e perversos, que se sentem, então, impossibilitados de maior predomínio por faltarem os vínculos para a necessária sintonia.

Repelir as comunicações de além-túmulo é repudiar o meio mais poderoso de instruir-se, já pela iniciação nos conhecimentos da vida futura, já pelos exemplos que tais comunicações nos fornecem. A experiência nos ensina, além disso, o bem que podemos fazer, desviando do mal os Espíritos imperfeitos, ajudando os que sofrem a desprenderem-se da matéria e a se aperfeiçoarem. Interdizer as comunicações é, portanto, privar as almas sofredoras da assistência que lhes podemos e devemos dispensar.

Texto Extraído do Programa II do ESDE Editado Pela FEB Bibliografia VELHO TESTAMENTO. In: A Bíblia Sagrada. Trad. Por João Ferreira de Almeida. 42 ed. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica Brasileira, 1980. Levítico, 19:31, pág. 126. KARDEC, Allan. Da Proibição de Evocar os Mortos. In: - . O Céu e o Inferno. Trad. De Manoel Justiniano Quintão, 30ª ed. Rio de Janeiro, FEB, 1992. Item 4, págs. 157-159. Item 15. pág. 165. Intervenção dos Demônios nas Modernas Manifestações. In: . O Céu e o Inferno. Trad.de Manoel Justiniano Quintão. 30ª ed.. Rio de Janeiro, FEB, 1992. Item 10, pág. 143. FRANCO, Divaldo Pereira. Mediunidade. In: _ . Estudos Espíritas . Pelo Espírito Joanna de Ângelis. 6ª ed. Rio de Janeiro, FEB, 1995. pág. 138. Texto Extraído do Programa II do ESDE Editado Pela FEB

A Luz da Doutrina Espírita Grupo de Estudos Allan Kardec www A Luz da Doutrina Espírita Grupo de Estudos Allan Kardec www.luzdoespiritismo.com