Memórias Digitais Departamento de Engenharia Elétrica – UFRJ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

Introdução à Informática
Introdução à Computação
HARDWARE.
Arquitetura e organização de computadores
Memorias ROM RAM.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Prof. Wanderley Cardoso Celeste
MEMÓRIAS Função Classificação Acesso Volatibilidade
William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8a Edição
MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.
Esquema básico do hardware
Dispositivos Lógicos Programáveis (PLD)
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
Professor Victor Sotero
CONFIGURAÇÃO DE HARDWARE
Fundamentos da Arquitetura de Computadores
30/03/2017 Aula 14 – Memórias Profª. : Élida Tavares.
HARDWARE do CLP Os controladores lógicos programáveis são equipamentos com uma aplicação muito vasta dentro dos diversos processos de automação. Desta.
Memórias RAM, ROM, PROM, EEPROM, FLASH
Introdução à Programação
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Memórias Digitais Memórias:
Memórias Cursos: Sistemas de Informação / Processamento de Dados
COMUNICAÇÃO ENTRE MEMÓRIA PRINCIPAL E UCP
Arquitectura dos processadores
AULA 1.
Arquitetura de computadores
Memórias.
Semicondutores e as suas Aplicações
Sistemas Operacionais I
Estrutura e funcionamento de um computador
Agenda - Aula 03 Introdução (Computador Digital) Memória
Memória Principal.
Técnico em Informática
Leonardo Mendes Laquiman Turma: ADS/Noite_1° sem. 1.
Faculdade Lourenço Filho REDES DE COMPUTADORES Prof. Antonio Filho
Arquitetura de Computadores
Memórias Memórias ROM (Read-Only Memory - Memória Somente de Leitura) recebem esse nome porque os dados são gravados nelas apenas uma vez. Depois disso,
Hardware : Memórias Instrutor : Marcos
Organização e Arquitetura de Computadores
Componentes básicos de um computador
Tipos De Memória.
Memorias.
INFORMÀTICA E COMUNICAÇÃO Memórias e Dispositivos de Entrada e Saída
Bruno Iran Ferreira Maciel
DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação. DSC/CEEI/UFCG 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações.
Escola Secundária Sebastião da Gama
São dispositivos onde os dados e programas são armazenados.
REDE DE COMPUTADORES Arquitetura de Computadores Prof. Bruno Viana
Circuitos Integrados Digitais ELT017
Memória.
Projeto Operador de Computador
Bem vindos!!!. Roteiro Hardware Processamento Periféricos Memória Componentes Placa mãe.
Arquitetura de Computadores Memória Waldemiro Arruda.
Trabalho realizado por: Nuno bandola nº7
Memórias Memórias ROM (Read-Only Memory - Memória Somente de Leitura) recebem esse nome porque os dados são gravados nelas apenas uma vez. Depois disso,
MEMÓRIAS.
Por: Lucas da Silva Montes, Marcos Ghesla e Vinícius Randon.
Memória Principal Anotações de Aula
Memórias Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
MEMÓRIA (INFORMÁTICA)
Memória RAM (Random Access Memory - memória de acesso aleatório) é um componente responsável por acessar e armazenar temporariamente arquivos que estão.
Bruno Iran Ferreira Maciel
Segurança e Auditoria de Sistemas Autor: Prof. Dr. José Miranda.
Microcontroladores Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Pernambuco Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco - Unidade.
Disciplina: Circuitos Digitais
Transcrição da apresentação:

Memórias Digitais Departamento de Engenharia Elétrica – UFRJ Professor Antonio Lopes de Souza, Ph.D.

Memórias Digitais Memórias: São componentes responsáveis por armazenar dados e programas (instruções) em forma de sinais digitais (ou seja em forma de 0s e 1s). Podem ser classificadas pelos seguintes critérios funcionais: Acesso: sequencial / aleatório Persistência dos dados: volátil / não volátil Alterações de dados: somente leitura / leitura escrita

Tipos tipos básicos de memória Memórias Digitais Tipos tipos básicos de memória De acordo com os critérios funcionais as memórias digitais podem ser agrupadas em duas grandes classes: Mémória RAM - Random Access Memory (memória de acesso aleatório) Memória ROM - Read-Only Memory (memória apenas de leitura)

Memórias Digitais MEMÓRIA RAM : Memória RAM – usada para guardar dados e instruções temporárias. Permite rodar programas e armazenar dados ativos. Tem como características básicas: 1- a volatilidade (o seu conteúdo é perdido quando o computador é desligado); 2- o acesso aleatório aos dados; 3- o suporte à leitura e gravação de dados. O processo de gravação é destrutivo e a leitura é não destrutiva. Existem dois tipos básicos de memória RAM: RAM Dinâmica (DRAM) e RAM Estática (SRAM).

Memórias Digitais Existem dois tipos básicos de memória RAM: DRAM e SRAM RAM Dinâmica (DRAM) – Pode ser imaginada como uma matriz de células de memória. Cada célula é formada por um transistor e um capacitor. Os capacitores tendem a descarregar com o tempo e desse modo requerem a renovação periódica da carga. O processo de renovação da carga é denominado “refresh” e um componente do controlador da memória é responsável por essa função. O “refresh” é realizado milhares de vezes por segundo. Esse processo aumenta o consumo de energia e reduz velocidade de acesso. RAM Estática (SRAM) - Memória baseada na tecnologia de transistores e circuitos de flip-flop. Não requer atualização dos dados. Consome mais energia em comparação com a memória dinâmica e é significativamente mais rápida. São necessários seis transistores para formar uma célula de memória (dois transistores ficam responsáveis pelo controle e os demais pelo armazenamento elétrico (formação do bit) e por isso possui capacidade de armazenamento bem menor que a memória dinâmica.

Memórias Digitais Mémória RAM Vantagens Desvantagens RAM Dinâmica -Barata -Alta Densidade -Necessita de Atualização -Lenta RAM Estática -Rápida -Não necessita de atualização -Mais cara -Consome Mais Energia -Baixa Densidade

Memórias Digitais MEMÓRIA ROM : Memória ROM- É um tipo de memória que contém instruções imutáveis. É não-volátil, ou seja, os dados não são perdidos com a ausência de energia. É, também, de acesso aleatório. Alguns dos tipos de memória ROM são: PROM, EPROM, EEPROM, EAROM.

Memórias ROM PROM: Programmable Read-Only Memory. São memórias programáveis eletricamente. A gravação é feita internamente, mediante o rompimento de "fusíveis", que são queimados de forma a produzir o registro de sinais digitais. Os dados gravados na memória PROM não podem ser apagados ou alterados. EPROM - Erasable Programmable Read-Only Memory: permitem que os dados sejam apagados e regravados. Para apagar a memória é usado um componente que emite luz ultravioleta. Nesse processo os dados gravados precisam ser apagador por completo e somente depois disso é que uma nova gravação pode ser feita. EEPROM - Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory: permite a gravação e regravação de dados, sendo esse procedimento feito eletricamente pela aplicação de tensões convenientes em pinos adequados . Tem como vantagem o fato poder ser reprogramada sem que seja necessário retirá-la do circuito.

Memórias RAM Estrutura de Acesso de uma RAM : RAM mxn GND Barra de endereços controle Dados (bidirecional) RAM mxn RAM mxn: “m” endereços de “n” bits VCC VCC

Memórias RAM RAM significa Random Access Memory (Memória de acesso aleatório). Esse tipo de memória, permite leitura, gravação e regravação de dados. No entanto, perdem todos os dados quando deixam de ser alimentadas eletricamente.

Memórias RAM

Memórias RAM

Memórias RAM

Memórias RAM

FIM