Tubos sonoros - Uma das extremidades fechadas: Deslocamento máximo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PME Acústica Aplicada ao Controle de Ruído
Advertisements

Universidade Federal Rural
B Prof. Edson Cebola Extensivo – aula 29 CORDAS VIBRANTES
ONDAS.
COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO A CURTAS DISTÂNCIAS
Ciências Físico-Químicas, 8º ano
TUBOS SONOROS ACÚSTICA.
REFLEXÃO DE ONDAS Reflexão dum pulso na extremidade fixa de uma corda esticada  Reflexão dum pulso na extremidade livre de uma corda esticada 
ONDAS SONORAS São ondas longitudinais  as partículas do meio realizam deslocamentos paralelos ao sentido do movimento da onda. As ondas sonoras no ar.
Ivan H. Bechtold Departamento de Física CFM – UFSC
ACÚSTICA Prof. Renato Nunes.
SOM.
Atividade Lei de Hubble - O Universo em Expansão
Movimento Harmônico Simples e Som
Ondulatória.
Som Matéria do 8ºano.
ACÚSTICA.
Acústica Professor André.
Prof. Diones Charles Física 2
Para duas ondas com a mesma amplitude e a mesma frequência angular
Ondas As perturbações num sistema em equilíbrio que provocam um movimento oscilatório podem propagar-se no espaço à sua volta sendo percebidas noutros.
ACÚSTICA.
ONDAS IVAN SANTOS. Podemos definir onda como uma variação de uma grandeza física que se propaga no espaço. É um distúrbio que se propaga e pode levar.
Cap Relatividade Relatividade; Efeito Doppler para a luz;
18.5 – A equação da onda Oscilador harmônico: vimos que é solução da
Reflexão de um pulso (A) Extremidade fixa
19.4 – Potência e intensidade de ondas sonoras
Fundamentos de Mecânica Ondulatória
ONDAS SONORAS ACÚSTICA
Escoamento isentrópico em condutas de secção variável
Ondas de choque normais
Efeito Doppler Prof.:Marco Macêdo.
Oscilações e Ondas Mecânicas
ACÚSTICA Ondas sonoras (Capítulo 19)
Efeito Doppler Sonar- ondas sonoras Radar- ondas de rádio.
Ondas.
4 Ondulatória.
SOM [COMUNICAÇÃO A CURTAS DISTÂNCIAS ]
Ondas.
FÍSICA E PSICOFÍSICA - ondas -
Produção e Transmissão do Som
PROFESSOR: Wellington
Ondas.
Universidade de São Paulo Instituto de Física
Prof Ivã Pedro ONDAS Prof Ivã Pedro
Faltou falar na última aula: O intervalo de frequências que conseguimos perceber vai de 20 Hz a Hz 5000 – Hz (muito agudo!) 20 – 5000 Hz.
Amanda Rodrigues Carina Placoná Jaqueline Quirino Mariana Ciotta
Érica de Oliveira Ihanna Silveira
Efeito Doppler Quando há movimento relativo entre o ouvinte e a fonte, a frequência percebida é diferente da frequência produzida pela fonte; denominamos.
Ondas Sonoras e Ondas Electromagnéticas
Mecânica Ondulatória Prof. Raphael Carvalho.

Fundamentos de Mecânica Ondulatória
Ondas.
PROFESSOR: ADELÍCIO.
MOVIMENTO ONDULATÓRIO
Origem do Universo.
Efeito Doppler.
Física Ondulatória.
Efeito Doppler Prof. Daniel.
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
Turma: 2ªSérie do Ensino Médio Professor: Fábio Raimundo
Ondas Sonoras Vimos que elas são: Tridimensionais Mecânicas
Fenômenos Ondulatórios
FISIOLOGIA DO SOM.
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2015 MW
Ondas As perturbações num sistema em equilíbrio que provocam um movimento oscilatório podem propagar-se no espaço à sua volta sendo percebidas noutros.
Ondas sonoras Obs.: Ondas sonoras se propagam mais rapidamente em meios mais densos devido aos choques com as partículas.
Transcrição da apresentação:

Tubos sonoros - Uma das extremidades fechadas: Deslocamento máximo (Δp=0) Deslocamento s 2o. Harmônico: L=3λ/4 3o. Harmônico: L=5λ/4 s = 0 1o. Harmônico: L=λ/4 De modo geral: Sabendo que: Freqüências de ressonância http://www.sc.ehu.es/sbweb/fisica/ondas/acustica/tubos/tubos.htm

Ambas as extremidades abertas: Deslocamento máximo (Δp=0) 2o. Harmônico: L=2λ/2= λ 3o. Harmônico: L=3λ/2 Deslocamento s 1o. Harmônico: L=λ/2 De modo geral: Sabendo que: Freqüências de ressonância http://www.sc.ehu.es/sbweb/fisica/ondas/acustica/tubos/tubos.htm

Tubo de Kundt http://www.youtube.com/watch?v=qUiB_zd9M0k&feature=related

19.9 – Efeito Doppler Freqüência observada depende da velocidade da fonte ou do observador http://www.youtube.com/watch?v=imoxDcn2Sgo

Expansão do universo (Hubble) Christian Johann Doppler (1803-1853) Expansão do universo (Hubble)

1. Detector em movimento, fonte estacionária (em relação ao ar) Frente de onda v Se vd = 0, a freqüência detectada = f Seja N o número de frentes de onda que chegam ao detector em um intervalo t: Freqüência:

Considere agora que D se move em direção a F: freqüência detectada = f’ Como Se o detector se move em direção contrária a F:

2. Fonte em movimento, detector estacionário Combinando os dois casos: Efeito Doppler para o detector em movimento Sinal +: detector se aproximando da fonte Sinal - : detector se afastando da fonte 2. Fonte em movimento, detector estacionário http://www.youtube.com/watch?v=ZRGg7e9b5wY

Seja T=1/f (período) o intervalo decorrido entre a emissão de duas frentes de onda Frente de onda emitida em t=0 Comprimento de onda detectado Frente de onda emitida em t=T F (t=0) F (t=T)

Freqüência detectada: Note que f’=∞ quando vf = v Se a fonte se move em direção contrária ao detector, então: Combinando os dois casos: Efeito Doppler para a fonte em movimento Sinal -: fonte se aproximando do detector Sinal + : fonte se afastando do detector

3. Fonte e detector em movimento Combinando resultados anteriores: 4. Movimento com componente tangencial Note que, quando a velocidade entre fonte e observador é tangencial (não tem componente na direção da linha que une os dois), não há variação na freqüência: nas fórmulas acima só importa a componente radial da velocidade

5. Fonte com velocidade supersônica Se a fonte tem a velocidade do som: Se a fonte tem velocidade superior à do som: Cone de Mach Inverso do número de Mach vt vft θ Onda de choque (explosão sônica)