UML Diagramas de Interação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação de jogos MMO com DALua
Advertisements

DIAGRAMA DE COLABORAÇÃO
SISTEMAS OPERACIONAIS (SO) Aula 5 Luciana A. F. Martimiano 2002
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Modelagem de Estados.
Construção de Aplicativos Computacionais METEOROLOGIA
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Algoritmos Distribuídos
O Sistema de Computação
UML no CICLO de DESENVOLVIMENTO
Entrada e Saída Introdução.
Diagramas de Seqüência
Diagramas de Seqüência
Instituto de Computação - UFF Detecção de Terminação Algoritmos Distribuídos Professora: Lúcia Drummond.
Capítulo 4: Estado Global
Algoritmos Distribuídos Professora: Lúcia Drummond
Professora: Aline Vasconcelos IF Fluminense
Diagrama de Seqüência.
Wagner Santos C. de Jesus
GSCI - GSIG Modelagem de Processos de Negócio com UML (continuação)
UML - Unified Modeling Language
Análise de Casos de Uso Alexandre Motnteiro.
Diagramas de Sequência e Comunicação
NF-e (Federal) CC-e - Carta de Correção Eletrônica Webinar versão 2.0
Diagramas de Seqüência
UML - Unified Modeling Language
Introdução UML, Diagrama de Classes e Comunicação/Colabaração
SGCH – Sistema de Gestão de Contratos Hospitalares
INPE / CAP-315 Airam J. Preto, Celso L. Mendes Aula 27 (1) Programação com MPI Tópicos: Modelo de Programação Funções de Ambiente Funções Básicas.
Diagramas de Interacção
Tópicos em redes e sistemas distribuídos Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Tópicos em redes e sistemas distribuídos Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 11. Comunicação Objetivo: compreender a notação do diagrama de.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Protocolos de Recuperação
Wilson Santos.  Chamada indireta para um método  Variável que pode receber um método.
UNIDADE 2 UML MODELAGEM TEMPORAL
Paulo Borba Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco
UML e Java, Introdução AB,20001 Diagrama de Classes UML e JAVA Problema Existem diversos tipos de contas bancárias. Todas as contas têm um atributo saldo.
Troca de Mensagens Assíncronas n Canais de comunicação são filas ilimitadas de mensagens. n Processos inserem elementos nessa flia através de comandos.
Simone Sawasaki Tanaka
Concorrência e thread Petrônio Júnior(pglj) Márcio Neves(mmn2)
UML - Unified Modeling Language
Unified Modeling Language Professor Mário Dantas A NÁLISE O RIENTADA A O BJETOS Nov/2010.
Referência Rápida do Lync 2013 CONFIDENCIAL. Distribuição apenas para parceiros sob acordo de confidencialidade. A Microsoft não oferece garantias, expressas.
Conceitos Importantes
Diagrama de Sequência I
PROGRAMAÇÃO DISTRIBUÍDA Aula 02 Prof. Henrique Mongelli
Diagrama de Colaboração. Diagramas de Interação Expressam informações bastante similares porém de maneira diferente Diagrama de seqüência: – Interação.
Análise e Projeto de Sistemas
Diagrama de Comunicação
Introdução aos Computadores e Programação DI-FCT-UNL-2003/2004
Capítulo 4: Processos.
Abr-17 Analisar Caso de Uso Analisar caso de uso.
Visões da UML2.
Linguagem de Modelagem Unificada
Análise de Casos de Uso Rafael Duarte Alexandre Mota [rmd,
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
UML Statechart CIn-UFPE.
TCP È um dos protocolos sob os quais assenta o núcleo da Internet nos dias de hoje. A versatilidade e robustez deste protocolo tornaram adequado para.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Modelagem de Sistemas Orientada a Objeto Com UML
Para cada acontecimento detectado no ambiente –Criar um evento para representar o acontecimento Enviar os eventos do dispositivo para o servidor de dados.
Simple Network Management Protocol
Fundamentos de Engenharia de SW Diagramas da UML Usados no Projeto de Software.
Analisar Caso de Uso. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Análise e Projeto OO com UML e Padrões| 2 Objetivos.
BPMN fluxo de atividades e de mensagens
Memória de Aula 07: Desenvolvimento de Sistemas Diagramas de Sequência
Análise e Conceção de Sistemas
 Você pode ter objetos e instâncias de ator em diagramas de colaboração, junto com links e mensagens descrevendo como eles estão relacionados entre.
Transcrição da apresentação:

UML Diagramas de Interação

Diagramas de Interação entre Objetos: O diagrama de Interação entre Objetos da UML retrata as mensagens e os argumentos de mensagens que os objetos enviam uns aos outros (mostra a comunicação em tempo de execução!) É ideal para modelar a estrutura de um simples caso de uso (definido por Jacobson). UML - Diagramas de Interação

UML - Diagramas de Interação Tipos de diagramas: Diagrama de Colaboração Diagrama de Seqüência Um pode ser convertido no outro de forma automática! UML - Diagramas de Interação

UML - Diagramas de Interação Tipos de mensagens: Síncrona (o objeto remetente deve esperar pelo objeto destinatário para finalizar a execução) Assíncrona (o objeto remetente não precisa esperar) UML - Diagramas de Interação

Diagramas de Colaboração: Aterrissar (..) umaAeronave: Aeronave flapeEsquerdo: Flape posicionarÂngulo (ânguloDeAterrissagem: Ângulo, out ânguloDeAterrissagemOK: boolean) UML - Diagramas de Interação

… indicando a operação: umaAeronave: Aeronave. aterrissar (..) flapeEsquerdo: Flape posicionarÂngulo (ânguloDeAterrissagem: Ângulo, out ânguloDeAterrissagemOK: boolean) UML - Diagramas de Interação

… polimorfismo do diagrama de colaboração: escala (fator: NúmeroRealPositivo) ícone: (Polígono) UML - Diagramas de Interação

Mensagens interativas: *: escala (fator: NúmeroRealPositivo) atualDesktop: Desktop : (Polígono) 1 0..* : (Polígono) ícones UML - Diagramas de Interação

Uso do self em mensagens mensagem1 (self: Classe1, …) objetoRemetente: Classe1 objetoDestino: Classe2 Self como argumento (indica ao objeto destinatário qual objeto enviou a mensagem) UML - Diagramas de Interação

Enviar mensagem para si próprio: objetoRemetente: Classe1 self: Classe1 mensagem2 (…) objetoRemetente: Classe1 << self >> Em termos de programação não haveria necessidade! UML - Diagramas de Interação

Diagrama de Seqüência: : Transferência contaOrigem: ContaBancária contaDestino: ContaBancária nova titular iniciar titular retirarFundos (…) UML - Diagramas de Interação

: Transferência.efetuarTransferência: Booleano criar nova transação de transferência iniciar transação definir titular da conta-Origem definir titular da conta-Destino if os dois titulares são o mesmo e tem boa reputação then conta-Origem.retirarFundos (quantia, out retiradaOK); else transferirAçãoX.desfazerOperações; return false; endif if retiradaOK then contaDestino.depositarFundos (quantia, out depósitoOK); else transferirAçãoX.desfazerOperações; return false; endif if depósitoOK then transferirAçãoX.registrar; return true; UML - Diagramas de Interação

UML - Diagramas de Interação Mensagem síncrona: Apenas um objeto pode enviar mensagem num instante O objeto remetente deve esperar até que o destintário processe a mensagem O objeto destinatário processará somente uma mensagem de cada vez UML - Diagramas de Interação

Representação de mensagem assíncrona: mensagemAssíncrona1 (argEntrada) objetoRemetente: Classe1 objetoDestino: Classe2 UML - Diagramas de Interação

“porta eletrônica”: gerenciadorEntrada: GerenciadorEntrada reg.Funcion: Registro porta: PortaSegura sinalDaPorta: SinalIluminado manterAberta (duraçãoDaPorta) Operar (duraçãoSom) permitir Entrada registrarEntrada (…) Operar (duraçãoSinal) UML - Diagramas de Interação

Mecanismo de recado (callback) O objeto signatário registra um interesse em algum tipo de evento via uma mensagem assíncrona ao objeto destinatário O objeto signatário continua com suas atividades, enquanto o destinatário monitora a ocorrência do evento Quando o evento ocorre o destinatário devolve uma mensagem assíncrona notificando da ocorrência UML - Diagramas de Interação

“detectar e-mail urgente”: registrarNovoEMail (classUrgente) sessãoDoUsuário: Sessão listenerDeEMail: ListenerDeEMail NovoEMailrecebido (máxUrgencia) UML - Diagramas de Interação

Mensagens assíncronas com prioridade: transmitirMensagem (MensagemEMail) {prioridade =3} objetoRemetente: AlgumaClasse portaDeEMail: Porta UML - Diagramas de Interação

Mensagens de difusão (broadcasting): *: Carregue (…) : Sequenciador DeConfiguração << broadcast >> : (Objeto) : (Polígono) UML - Diagramas de Interação